Publicidade

Terceira etapa da campanha tem como objetivo buscar engajamento dos cidadÆos com abaixo-assinado

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da µgua, em 22 de mar‡o, a ONG ambientalista Terraguar (www.terraguar.org.br) far  o lan‡amento da 3¦ etapa da Campanha “Sa£de, Tietˆ!”. A iniciativa tem o intuito de garantir que a voz da comunidade seja ouvida e obter do poder p£blico uma a‡Æo efetiva contra os efeitos da polui‡Æo na sa£de das pessoas.

Para chamar aten‡Æo para esse problema de sa£de p£blica, a entidade e seus parceiros visam mobilizar principalmente pessoas que moram ou trabalham no entorno dos rios Pinheiros e Tietˆ, por meio de um abaixo-assinado. O documento foi elaborado com o apoio de especialistas na  rea, como Dione Mari Morita (Engenharia Hidr ulica / USP), Pedro Alem Sobrinho (Saneamento / USP), JoÆo Vicente de Assun‡Æo (Polui‡Æo do Ar / USP) e C‚lia Wada (Farmacˆutica e Bioqu¡mica).

O abaixo-assinado, que ser  enviado …s autoridades estaduais e municipais, solicitar  a‡äes urgentes dos ¢rgÆos competentes do governo, tais como: a realiza‡Æo e divulga‡Æo geral de um estudo sobre a interferˆncia da inala‡Æo de g s sulf¡drico e outros pat¢genos na sa£de da popula‡Æo residente no entorno destes rios; e os investimentos necess rios para o saneamento b sico (descarte e tratamento de esgoto e lixo), tanto no trecho Barueri-Pirapora como no trecho que compreende a Capital.

Publicidade

As duas primeiras etapas da Campanha – A Campanha “Sa£de, Tietˆ!” foi lan‡ada em agosto de 2006. Na primeira etapa foi realizado o monitoramento do ar, pela comunidade das regiäes pr¢ximas ao rio Tietˆ.
Na segunda foi promovida uma palestra debate sobre a polui‡Æo do rio e conseqˆncias na sa£de da popula‡Æo, realizada por especialistas de renome nas  reas de sa£de e recursos h¡dricos.

Como participar do abaixo assinado: Todo cidadÆo com idade a partir de 18 anos, portador de RG, pode contribuir com a assinatura do abaixo assinado. O objetivo ‚ conseguir 60 mil assinaturas at‚ o mˆs de setembro, quando o material deve ser entregue ao Governo do Estado.

SHOPPING TAMBOR – De 22 at‚ 25 de mar‡o, volunt rios estarÆo de plantÆo no Shopping Tambor‚, em Barueri, nas imedia‡äes do corredor de acesso ao Cinemark, coletando assinaturas.

BOULEVARD CENTRAL DE BARUERI – Ainda no dia 22 de mar‡o, volunt rios tamb‚m estarÆo nas comemora‡äes pelo Dia Mundial µgua promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri, no Boulevard central do munic¡pio (entre as Av Henriqueta Mendes Guerra e Av. 26 de Mar‡o).

Publicidade

Ap¢s este per¡odo, o abaixo-assinado ser  levado para outros espa‡os dos munic¡pios de SÆo Paulo, Osasco, Barueri, Santana de Parna¡ba e Pirapora do Bom Jesus, munic¡pios que sofrem diretamente com as conseqˆncias da polui‡Æo dos rios Pinheiros e Tietˆ.

ENDERE€OS: Pontos para adesÆo … Campanha “Sa£de Tietˆ!”
Cidade; Local Endere‡o;SÆo Paulo Centro de Voluntariado de SÆo Paulo Av. Paulista, 1294 – 19§. andar
Barueri Shopping Tambor‚ nas imedia‡äes do corredor de acesso ao Cinemark Av. Piracema, 669 – Tambor‚ (entre 22 e 25/03)
Barueri Secretaria Municipal de Meio Ambiente Av. Henriqueta Mendes Guerra, 1.124 – Jd. SÆo Pedro
Barueri Secretaria do Col‚gio Mackenzie/Tambor‚ Av. Mackenzie, 905 – Tambor‚
Pirapora do Bom Jesus Sede da Prefeitura Pra‡a dos Poderes Municipais, 57 – Centro

COMO SER UM VOLUNTµRIO – A Terraguar necessita de pessoas para trabalhar na coleta de assinaturas. Os interessados em colaborar com a iniciativa podem entrar em contato enviando mensagem para o site da organiza‡Æo www.terraguar.org.br ou diretamente para o e-mail [email protected].

SOBRE A TERRAGUAR – A ONG ambiental Terraguar existe desde 2004. Nascida da iniciativa de volunt rios, moradores e trabalhadores da regiÆo de Barueri e Santana de Parna¡ba, preocupados com a degrada‡Æo ambiental que vem presenciando, seu foco principal sempre foi motivar e contribuir para conscientiza‡Æo e sensibiliza‡Æo da comunidade em rela‡Æo … preserva‡Æo dos recursos naturais e da paisagem da regiÆo em que atuam.

Publicidade

O objetivo final de todo esse trabalho ‚ conseguir o m ximo de preserva‡Æo na regiÆo (matas e bacia hidrogr fica preservadas; o rio Tietˆ despolu¡do; os planos diretores dos munic¡pios contemplando e efetivamente aplicando o respeito ao desenvolvimento equilibrado com a natureza). Assim, a entidade procura mobilizar pessoas e entidades para que participem mais do processo pol¡tico-decis¢rio dos munic¡pios em questÆo, incentivando-os para que se tornem referˆncia em sustentabilidade ambiental, com id‚ias e iniciativas fomentadas pela Terraguar.