Publicidade

SÆo Paulo,SP – Atual campeÆo pan-americano e brasileiro de 4X, ambos t¡tulos conquistados em 2002, o catarinense Markolf Berchtold ser  uma das atra‡äes do Desafio de VerÆo 4X Mountain Bike, que acontece neste final de semana, entre os dias 31/01 a 02/02, na pista montada no Ski Mountain Park, em SÆo Roque, interior de SÆo Paulo.

O atleta, de 22 anos, disse respeitar todos os seus advers rios, mas confia em sua experiˆncia e momento para buscar o t¡tulo do evento e a premia‡Æo de R$ 3 mil e um total de R$ 8 mil. A prova de domingo ter  transmissÆo ao vivo para todo o pais pela televisÆo, dentro do Esporte Espetacular.

“Tenho trabalhado muito forte nos £ltimos anos, com participa‡Æo em v rios eventos no exterior, e isso me d  bastante confian‡a para ir atr s do t¡tulo. Sei que os advers rios sÆo fortes, mas tamb‚m sei do que sou capaz”, afirma Markolf, natural da cidade de Jaragu  do Sul e que compete desde 1998. “No ano passado venci o Pan-Americano e o Brasileiro, resultados que confirma o meu bom momento”, ressalta.

Markolf nÆo disputou a prova do ano passado em razÆo de contusÆo e, dessa forma, estar  fazendo sua estr‚ia na pista de SÆo Roque. Mas nem isso chega a preocupar o atleta. “NÆo conhe‡o a pista e nem ouvi nenhum coment rio de ningu‚m. Se a pista for bastante t‚cnica, ou seja, com saltos e curvas, melhor para mim”, explica.

Publicidade

Para a temporada 2003, o objetivo de Markolf Berchtold ‚ ficar entre os dez primeiros do ranking mundial de 4X. “Ainda busco patrocinadores, mas de qualquer forma a meta ‚ ficar entre os dez melhores do mundo. No ano passado, com a conquista do Pan, fiquei em 14§. Agora quero melhorar, subindo no ranking e em alguns p¢dios”, destaca o ciclista, que chega a competir cerca de cinco meses.

Entre os principais resultados de Markolf estÆo os t¡tulos Pan-americanos de 97 (J£nior) e 02, o vice de 98 e os Brasileiros de 96, 97 e 98 (J£nior) e 02. Na temporada passada ele tamb‚m, ficou em quinto na Maxxis Cup Europeu e sexto colocado no Campeonato Norte-americano Norba.

O Desafio de VerÆo 4X Mountain Bike ‚ uma realiza‡Æo da Rede Globo, com
organiza‡Æo da Yescom e patroc¡nio de MasterCard, Coca-Cola, Sedex, Oi e Fisk. A supervisÆo ‚ da Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo, coordena‡Æo t‚cnica da Federa‡Æo Paulista de Ciclismo e dire‡Æo t‚cnica da Events. O apoio ‚ da Prefeitura de SÆo Roque, Ski Mountain Park e Clacce.