Publicidade

Campeão do Superbike Series, Diego Pretel quer encerrar ano com mais uma vitória

Diego Pretel é um daqueles nomes que certamente estará sendo ouvido com tanta ou maior frequência que em 2010. Atual campeão do Superbike Series na categoria Pró/Am – campeonato que reúne o Pirelli Superbike e o TNT Superbike -, Pretel soma ao longo do ano nada menos que oito vitórias em onze corridas, além de ter ficado em segundo em duas etapas e de não ter terminado uma.

Diante de dados tão expressivos, não é incorrer em erro afirmar que Diego Pretel é, de fato, um piloto já pronto para correr, ano que vem, na categoria máxima da motovelocidade nacional, correndo entre as feras da Pró. Aliás, Diego já deu diversas mostras de que irá incomodar – e muito – os mais experientes e sua última amostra aconteceu durante a 7ª. etapa do TNT Superbike, disputada em Curitiba (PR).

Largando da oitava posição do grid, Pretel fez um dos mais impressionantes inícios de corrida da motovelocidade nacional, assumindo a liderança da corrida ainda na primeira curva. Ele conseguiu manter esta posição até a quarta volta, quando então, um problema na válvula de seu pneu traseiro passou a esvaziar gradativamente seu pneu, fazendo com que perdesse rendimento volta após volta.

Publicidade

“A moto estava muito bem equilibrada e foi uma pena isso ter acontecido. Eu não sei se conseguiria me manter na ponta, afinal, o ritmo da corrida estava muito forte naquele dia, mas o fato é que acabei tendo um desempenho aquém daquele que havia previsto”, explica.

Com o problema a atrapalhar-lhe os planos, Diego terminou a prova de Curitiba na 11ª. posição na geral, entretanto, este resultado foi o suficiente para que encerrasse sua participação com a vitória entre os pilotos da categoria Pró/Am, fazendo com que abrisse 18 pontos de vantagem para seu maior adversário na disputa do título do TNT Superbike.

Para este final de semana, espera poder repetir não apenas o bom início de prova da etapa passada, com também, mantê-lo ao longo de toda a corrida, que para ele, terá um sabor especial. “Esta será minha última corrida do ano na categoria Pró/Am e posso encerrar 2010 vencendo tudo o que disputei nesta categoria. Isso vai ser muito bom para mim, já que em 2011 vou subir para a Pró e sempre é bom levar as melhores credenciais possíveis”, estima Pretel. “Na etapa passada, perdemos muito tempo durante os treinos na tentativa de encontrar o melhor acerto para uma suspensão dianteira da Öhlins, modelo utilizado no Mundial de Superbike, mas acabamos voltando a montar o modelo original. Para esta etapa, voltarei a usar esta mesma configuração e espero que tudo dê certo, e que nenhuma válvula d e pneu nos pregue uma peça”, brinca.

Para sagrar-se campeão também do TNT Superbike, Diego Pretel pode terminar a prova deste domingo até na 12ª. posição, entretanto, ele não quer contar com tamanha vantagem quando entrar na pista. “Esta será uma etapa especial, terá um sabor diferente, pois além de ser a final, também será a etapa brasileira do Mundial da FIA de GT1 e tudo isso vai estimular todo mundo a acelerar tudo que sabe”, prevê.

Publicidade

Fotos: André Ramos