Publicidade
Foto: Brasileiro de Minicross re£ne a nova gera‡Æo do esporte

Foto: Brasileiro de Minicross re£ne a nova gera‡Æo do esporte

Campeonato Brasileiro que re£ne motos monomarchas de 50 cilindradas ter  seis etapas na temporada 2007

SÆo Paulo – O Campeonato Brasileiro de Minicross ‚ um celeiro de novos talentos. E, a cada temporada, os pequenos pilotos ganham experiˆncia e tra‡am novos objetivos. Este ‚ o caso dos atuais campeäes do torneio que re£ne motos monomarchas de 50 cilindradas. Em 2007, a competi‡Æo ter  seis etapas a partir de abril, passando pelos estados de SÆo Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paran , Rio Grande do Sul e Santa Catarina (veja o calend rio completo e a galeria de campeäes abaixo).

O ga£cho Enzo Lopes ‚ o atual campeÆo da categoria “A”, para crian‡as de 5 e 6 anos de idade. “Agora vou correr na ïBï e tentar ganhar de novo”, avisou o garoto, referindo-se … classe para pilotos de 7 e 8 anos. Ele revelou o que quer ser quando crescer: “CampeÆo de motocross nos Estados Unidos”.

Publicidade

J  o catarinense Maur¡cio Treichel e o paulista Ricardo Jur‡a, campeäes da “B” e da “C” (faixa et ria de 9 a 11 anos), respectivamente, vÆo encarar um novo desafio pilotando motos de 65 cilindradas. Treichel far  as provas do Campeonato Catarinense e Jur‡a estrear  no Campeonato Brasileiro de Motocross.

Daniel Guelman, do Rio de Janeiro, j  viveu esta mesma situa‡Æo e se prepara para mudar mais uma vez de motocicleta: ir  trocar a categoria 65cc pela 85cc no Brasileiro. Em 2002, ele foi campeÆo da categoria “B” no Brasileiro de Minicross. “No Brasileiro de Motocross as motos grandes passam pela mesma pista. EntÆo, h  mais obst culos no chÆo. Outra dificuldade em mudar de categoria ‚ que no Minicross as motos nÆo tˆm embreagem”, explicou o piloto, dando uma dica para os colegas. “ preciso treinar muito e aprender a usar a em breagem”, concluiu.

Como participar –  muito simples participar do Campeonato Brasileiro de Minicross, assim como de todos os eventos que fazem parte do calend rio da Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM). Al‚m de ter o equipamento necess rio para competir, como moto, capacete, botas e roupas espec¡ficas para a pr tica do motocross, o piloto deve estar filiado a uma federa‡Æo estadual de motociclismo reconhecida pela CBM e apresentar atestado m‚dico e termo de autoriza‡Æo registrado em cart¢rio assinado pelos pais ou respons veis. Mais informa‡äes podem ser obtidas na CBM: 31 3373-8099.

Calend rio – Brasileiro de Minicross 2007
1¦ Etapa – Mogi das Cruzes- SP – 07 e 08/04
2¦ Etapa – RJ – 21 e 2 2/04
3¦ Etapa – Braz¢polis – MG – 12 e 13/05
4¦ Etapa – PR – 30/06 e 01/07
5¦ Etapa – Passo Fundo – RS – 04 e 05/08
Etapa – SC – a definir

Publicidade

Hist¢rico dos Campeäes
2002 – Categoria A – Lucas Rezende Von Held
Categoria B – Daniel Guelman

2003 – Categoria A – Nicolas Rodriguez
Categoria B – Marcos Holtmann

2004 – Categoria A – Matheus Felipe Zatera
Categoria B – Talles Vinicius Duarte
Categoria C – Gustavo Rodrigues Lima

2005 – Categoria A – Jos‚ Brayan Padilha Soares
Categoria B – Pl¡nio Reche J£nior
Categoria C – Tauan Brenner

Publicidade

2006 – Categoria A – Enzo L zaro Lopes
Categoria B – Maur¡cio Treichel
Categoria C – Ricardo Tadeu Jur‡a