Publicidade

Mais do que um percurso desafiador, quem quiser ser campeão da edição de 30 anos do Enduro da Independência terá de superar uma verdadeira constelação de pilotos do motociclismo nacional. A presença de campeões como Dário Júlio, que possui quatro títulos, e Mário Vignate, defensor da taça na categoria Master, eleva ainda mais o nível técnico da prova. O tradicional enduro de regularidade será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro em Belo Horizonte, Nova Lima, Mariana e Sabará, todas cidades de Minas Gerais.

Mário Vignate é o atual campeão da categoria Mastre do Independência

Mário Vignate é o atual campeão da categoria Mastre do Independência

Ao lado de Guilherme Marchetti, que faturou a prova de 2002 a 2005, Dário Júlio é o maior vencedor do Independência na categoria de elite, a Master. “Agora eu quero desempatar e conquistar o penta”, avisou Dário, cuja hegemonia foi de 2007 a 2010. “Eu comecei no enduro de regularidade no Independência, é o evento dos sonhos de todo trilheiro. Desde a minha estreia, em 2000, eu participei de todas as edições – com exceção a de 2003”, lembrou o mineiro.

“O Independência tem muita trilha e médias justas, o que nivela os pilotos por cima”, continuou. Na opinião de Dário, o grande segredo do campeão é o preparo físico. “Com a parte física em dia, a pilotagem é melhor e mais segura, o que poupa o equipamento em provas longas, e a concentração também fica mais aguçada”, ensinou.

Publicidade

O Independência terá outros nomes de peso na briga pela vitória na Master, como o do bicampeão Sandro Hoffmann, o do atual campeão do Rally dos Sertões Felipe Zanol e o de Guilherme Cascaes, campeão brasileiro de enduro de regularidade. O evento terá 596 quilômetros de desafios no total.

Mapa do roteiro do Enduro da Independência 2012

Mapa do roteiro do Enduro da Independência 2012

Confira a programação do evento:

1º dia – 5/9/12, Quarta-feira
Largada: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 100 km

Publicidade

2º dia – 6/9/12, Quinta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 190 km

3º dia – 7/9/12, Sexta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Distância do dia: 160 km

4º dia – 8/9/12, Sábado
Largada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Chegada: Praça Mello Viana, Sabará (MG)
Distância do dia: 146 km