Publicidade

Os cearenses dominaram o pódio da última edição do Rally Piocerá nas motos, que aconteceu em janeiro deste ano e que, por acontecer em ano par, é denominada Cerapió. Das sete categorias em disputa, três títulos de campeões foram para o Ceará. As demais teve um piauiense, um mineiro e dois paulistas. Os campeões cearenses estarão novamente disputando a 25ª edição do Rally Piocerá, marcada para 23 a 29 de janeiro, entre Piauí, Maranhão e Ceará, com largada de Teresina, capital do Piauí, e chegada em Jericoacoara, no litoral cearense.

Quem não se recorda da última edição do evento? Disputas mais que acirradas na modalidade mostraram o talento inquestionável dessas feras. E com inscrições confirmadas para o Piocerá 2011, eles avisam que vêm novamente em busca de mais troféus para suas galerias. Helâindo Onofre, da cidade de Santa Quitéria, volta para tentar o pentacampeonato. No Cerapió deste ano, foi campeão na categoria Master. Paulo Cabral, de Fortaleza, foi campeão na categoria Executivo. Ambos estão inscritos pela Equipe CV Racing e voltarão a correr no modelo Honda CRF 250. Álvaro Sanguesa Weyne, também de Fortaleza, é o atual campeão da Over e está inscrito na mesma categoria pela Equipe Os Abestados, em homenagem ao humorista cearense Tiririca.

Valendo como as duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, o mais importante do país, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), já dá para prever briga de gigantes neste Piocerá. Afinal, no caso de Helâindo os adversários têm motivos de sobra para se preocupar com ele, considerado um dos mais regulares e talentosos da nova geração.

Somente no Piocerá/Cerapió, ele vem ganhando quase todas. Na sua estréia, em 2006, foi campeão novato; em 2007, campeão júnior e em 2008, campeão sênior. Em 2009, estreando na Master, ele perdeu o título maior para o piloto profissional Dário Júlio, de Minas, por apenas um ponto de diferença. Este ano, venceu Dario Júlio por nove pontos de diferença na mesma categoria, algo incomum na considerada elite do off-road. “Vou tentar o penta, mas primeiro quero obter um bom resultado no Piocerá, que é apenas o começo da briga no Brasileiro, do qual eu pretendo disputar por inteiro”, disse Helâindo, que de quebra é o atual campeão cearense de enduro.

Publicidade

Paulo Cabral, que conta com os patrocínios de Cabral da Laranja/Liquigás/CV Racing, é tricampeão cearense de enduro. Álvaro Weine, que correrá em um modelo WRF 250 é hexacampeão cearence de enduro, bicampeão do Brasil Nordeste e também já acumulou outros troféus no Piocerá/Cerapió. A Equipe CV Racing já conta com mais de 10 pilotos inscritos. Já Os Abestados terá além de Weine, o piloto de Teresina Fábio Gayoso Ibiapina (Over-40) e com Deybth Pereira (Bike Sub-30).

As três feras do Ceará aprovaram o roteiro inédito do Piocerá 2011, que terá pela primeira vez Barreirinhas-MA e Jericoacoara-CE. “Nós gostamos bastante e acredito que será uma prova marcante, para ficar na história. Eu vou lutar para defender o título conquistado esse ano; sei que será difícil, pois são vários fortes candidatos. Estou intensificando há mais de um mês os treinos físicos e treinando com a moto duas vezes por semana”, disse Cabral.