Publicidade
Foto: Jean Azevedo

Foto: Jean Azevedo

No pr¢ximo final de semana, nos dias 15 e 16 de outubro, ser  realizado o Baja das Montanhas na cidade de Jaguari£na, interior de SÆo Paulo. A prova, quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, ter  260 quil“metros, alternados entre um trecho de montanha e canaviais da regiÆo.

O Baja das Montanhas poder  definir os campeäes de trˆs categorias: motos, carros e caminhäes. Ap¢s a realiza‡Æo da quarta etapa, o Rally Internacional dos Sertäes, que aconteceu entre os dias 30 de julho e 09 de agosto, nas motos, Jean Azevedo, piloto de moto da equipe Petrobras Lubrax, ‚ o l¡der e est  em busca do t¡tulo in‚dito: o pentacampeonato. Jean vem mantendo um excelente ritmo em todas as provas at‚ agora disputadas e segue invicto. “Como o Baja das Montanhas ser  uma competi‡Æo curta, isso quer dizer que tamb‚m teremos que andar r pido, sem cometer erros”, explicou Jean. Na classifica‡Æo geral ele acumula 75 pontos, seguido por Flavio de Carvalho com 58 pontos e a terceira posi‡Æo ‚ de Jos‚ H‚lio, com 44 pontos.

Entre os Caminhäes, o l¡der do campeonato ‚ o Mercedes-Benz da fam¡lia Salvini. Eles tem 94 pontos, uma grande vantagem sobre o segundo e terceiro colocados, outros dois caminhäes Mercedes, de Wagner Agostinho e de Andr‚ Azevedo, que tˆm 57 e 53 pontos, respectivamente.

Publicidade

Andr‚ Azevedo, piloto da equipe Petrobras Lubrax, est  na Eslov quia, na cidade de Seneca, treinando com o caminhÆo que utilizar  no Dakar 2006, que ter  in¡cio no dia 31 de dezembro deste ano em Portugal. O piloto voltar  ao Brasil no final da semana justamente para competir no Baja das Montanhas. “Estou fazendo alguns testes no ve¡culo e aproveitando para treinar em uma regiÆo com um piso bem variado, entre dunas e pistas de terra batida”, explicou o piloto.

Categoria Carros: novidade
Para competir as pr¢ximas trˆs etapas do Campeonato Brasileiro de Rally, o piloto Klever Kolberg, da Equipe Petrobras Lubrax, contar  com a ajuda de um novo navegador, Eduardo Bampi, 28 anos, que acumula experiˆncia em etapas do Mitsubishi Cup e outras competi‡äes off road.

“Em 1998 participava com meu pai de provas de regularidade com jipe e a partir de 2003 como navegador de meu amigo de infƒncia, Felipe Schultz, no Mitsubishi Cup” contou Bampi. “Navegar para o Klever Kolberg ‚ uma oportunidade rara. Sempre acompanhei a trajet¢ria dele nos ralis e estou muito ansioso para come‡ar a competir ao lado de um piloto tÆo experiente”, disse. Seu primeiro contato com Klever foi em 1992, no litoral paranaense. “Eu era bem garoto e foi uma emo‡Æo muito grande encontr -lo naquele local. Eu e um amigo acabamos acompanhando todo o treino dele”, explicou.

Na categoria Carros a dupla vencedora do Rally dos Sertäes, Eduardo Piano / Rog‚rio Almeida, ‚ a l¡der do campeonato, com 73 pontos. Eles tˆm uma boa vantagem em rela‡Æo ao segundo colocado, Reinaldo Varela, que tem 59 pontos. A partir da¡ a classifica‡Æo est  bastante embolada: Marlon Koerich tem 54, Felipe Bibas 51, Guilherme Spinelli 50 e Klever Kolberg 49.

Publicidade

Nas trˆs categorias haver  uma grande disputa pela prova e tamb‚m pelas primeiras posi‡äes no campeonato, j  que al‚m do Baja das Montanhas teremos ainda outras duas etapas: o Baja Caf‚ e o Rally dos Amigos.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Mercedes-Benz Caminhäes, Mercedes Seguros, Controlsat Rastreamento de Frotas, Eurofarma, Planac Inform tica, TAM Viagens, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco Am‚rica Latina, Artfix, ZF do Brasil, Behr, RF COM, BorgWarner Turbo Systems, Sadia e Dakar Promo‡äes.