Publicidade

IBAMA publica comunicado oficial explicando sua decisÆo e normas, referente … “proibi‡Æo” da entrada de motos e jipes no Parque Nacional da Serra da Canastra.

Hoje 28/1 recebi um e-mail do Carlos Serrano de Campinas/SP. Esse e-mail veio acompanhado de uma not¡cia publicada no site http://www.canastra.com.br/index.asp no dia 21/1/2003 assinada por Fl vio Piassi, da equipe “Os Canastras”. Veja a not¡cia abaixo:

“Caravanas vÆo ter que se cadastrar para visitar o Parque

Em comunicado oficial divulgado pela sede do IBAMA em SÆo Roque de Minas, fica proibida a entrada de caravanas de jipes e motos, sem cadastro pr‚vio, dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Publicidade

Esta medida visa conter abusos verificados nos £ltimos feriados, onde participantes de Caravanas e Encontros de Jipes e Motos cometeram abusos contra a integridade e as leis da Unidade de Conserva‡Æo.

Excesso de velocidade permitida (40km/h), fuga das estradas principais, bebidas alco¢licas, motoristas embriagados, quedas de moto com fraturas, acesso a  reas de visita‡Æo proibida e churrasco em  reas nÆo apropriadas foram apenas alguns dos incidentes verificados por grupos sem consciˆncia da importƒncia do local que escolheram para visitar/depredar.

Inicialmente a Diretoria do IBAMA pensou em proibir a entrada de grupos, mas isso prejudicaria aqueles que sempre respeitaram e nunca agrediram o meio ambiente do Parque.

EntÆo a solu‡Æo apresentada foi uma regulamenta‡Æo que exige que os grupos e caravanas que quiserem entrar na  rea do Parque Nacional fa‡am um cadastro fornecendo todos os dados/documentos dos motoristas, ve¡culos e demais passageiros, estabelecendo um respons vel, para que os mesmos possam ser responsabilizados por qualquer dano ou quebra das regras que regem a visita‡Æo desta  rea em questÆo.

Publicidade

O cadastro deve ser feito na Sede do IBAMA em SÆo Roque de Minas.

A regulamenta‡Æo vem em hora oportuna, visando conter um problema crescente que poderia causar impactos ainda mais graves que os j  verificados.

Lembrando que a proibi‡Æo, como chegou a ser divulgada, na verdade ‚ apenas uma forma de controle e todos ainda podem continuar visitando o Parque, mas agora ser  poss¡vel multar e punir os respons veis por incidentes e com isso dar maior tranqilidade a quem sempre visitou “numa boa” o chapadÆo do Velho ChicÆo.

Fl vio Piassi
Os Canastras

Publicidade

Fonte:
Escrit¢rio IBAMA
Paola – Analista Ambiental”

Para me certificar da veracidade desse comunicado, telefonei para o escrit¢rio do IBAMA em SÆo Roque de Minas/MG e conversei com o Sr. Wagner, funcion rio do IBAMA, que me confirmou tal informa‡Æo.

Caso esteja pensando em ir visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra, de jipe ou moto, tire mais informa‡äes no endere‡o abaixo, fa‡a um belo passeio, mas tenha consciˆncia plena dos seus atos.

Parque Nacional da Serra da Canastra
Rua Tancredo Neves, 498
SÆo Roque de Minas/MG
CEP: 37928-000
Tel.: (37) 3433- 1192
Fax: (37) 3433-1195