Publicidade

Quando o assunto é motociclismo off-road, as modalidades são as mais variadas possíveis. Enquanto os atletas do Motocross Estilo Livre fazem acrobacias em saltos de mais de vinte metros de altura, os pilotos de Trial preferem tentar se equilibrar em obstáculos artificiais sem tirar o pé do chão. Tem ainda aqueles que não se preocupam tanto nem com a plástica do salto e nem com o equilíbrio perfeito, focando apenas em andar o mais rápido possível. Tanta diferença entre os estilos deixou os amantes do esporte uma dúvida: qual de todos estes atletas é o mais completo? Buscando responder esta questão foi criado o Red Bull Cross Choice, que acontece no dia 1 de dezembro, próximo a Itu (SP).

Detalhes da pista que contém obstáculos característicos de diversas categorias das competições off-road

Detalhes da pista que contém obstáculos característicos de diversas categorias das competições off-road

A competição reunirá estrelas do Brasil e do exterior nas mais diferentes modalidades. O circuito mesclará características de todas elas, em um cenário peculiar: uma plantação de cana de mais de dois metros de altura, onde a visibilidade é pouca e os pilotos terão que mostrar diferentes tipos de habilidade.

A regra da prova é muito simples: ganha quem chegar primeiro. Mas atravessar o circuito de pouco mais de mil metros em alta velocidade não será tarefa fácil, isso porque, em três pontos da pista os atletas serão forçados a escolher entre quatro opções de caminho que exigirão deles habilidades distintas.

Publicidade

Pneus de trator, empilhadeiras, caminhões e troncos de madeira são apenas alguns dos obstáculos que os atletas terão que encarar em altíssima velocidade. Mas não basta apenas ser rápido, escolher o caminho certo também é fundamental.

O espanhol Adam Raga, heptacampeão de trial, é presença confirmada no Red Bull Cross Choice

O espanhol Adam Raga, heptacampeão de trial, é presença confirmada no Red Bull Cross Choice

Já estão confirmados entre os presentes alguns nomes de peso no esporte. O maior deles, sem dúvida, é o heptacampeão mundial de Moto Trial, o espanhol Adam Raga, que vem ao Brasil pela segunda vez. A primeira foi em 2006, quando conquistou o título de campeão mundial de trial indoor, em São Paulo. Antes de chegar ao país, porém, ele explica um pouco mais sobre o que é a competição:

1 – Afinal de contas: o que é o Red Bull Cross Choice?
– É uma prova totalmente diferente de tudo o que eu já competi. Primeiro, porque mistura pilotos de estilos e tipos de pilotagem totalmente diferentes. Mas o mais diferente de tudo é a própria concepção da pista. Ao longo do trajeto, existem três pontos em que os atletas tem que fazer “escolhas”. Ou seja, existirão quatro portões que levam a traçados totalmente diferentes e você pode escolher o que mais favorece seu estilo de pilotagem. O que deixa nossa vida ainda mais difícil é que os portões não ficam sempre abertos ou seja, o caminho que eu escolhi na primeira volta pode estar fechado na volta seguinte.

Publicidade

2 – Você irá enfrentar pilotos de diferentes modalidades. Como você está encarando este desafio?
Vamos ver o que acontece. Eu sou especialista em trial e não me dou tão bem em outras modalidades. Por isso, vou tentar extrair o máximo dos trechos que favoreçam meu estilo, dar o meu melhor e tentar vencer.

3 – Além de trial, você já praticou alguma outra modalidade? Ainda as pratica, como hobby?
Sim! Claro que não em um nível profissional mas eu já fiz de tudo: motocross, enduro, supermotard, mas eu não pratico mais, nem como hobby. Hoje, meu foco é 100% no trial.

4 – Você conhece seus adversários?
Conheço alguns e sei que eles virão com tudo. Mesmo apesar de não conhecê-los a fundo, de uma coisa eu sei: não importa qual a modalidade que eles pertençam, eles serão muito rápidos e tentarão vencer a qualquer custo, assim como eu.