Publicidade
Foto: Capacete Arai Roberts

Foto: Capacete Arai Roberts

Grande Tite, ‚ realmente lament vel as atitudes dos ¢rgÆo p£blicos perante a sociedade, na minha opniÆo parece que eles vivem em outro mundo que nÆo o Brasil, ou mais para Lisarb. T , por mais ingenuo poss¡vel que um ser pode ser e acredite que eles estÆo realmente preocupados com a sua, a minha, a Nossa seguran‡a, de que adianta se depois neguinho MALANDRO e “IXPERTO” pra caramba tem a grande id‚ia de andar com a lanterna traseira da moto apagada, “p“, pra evitar assalto mermÆo”. Ah T ! Outro dia quase passei em cima de um com a Ranger pq nÆo o vi! Meu capacete tem umas faixas j , mas como farei para saber quantos cent¡metros c£bicos elas ocupam se nem a f¢rmula eu sei, imagina entÆo, calcul -las no formato oval, vai dar muito “puli‡a” encrencado.
Thiago – Campinas – SP
Eles deveriam exigir o uso de adesivos refletivos e do selo no INMETRO, no para-lamas dos carros de passeio, nas mochilas com rodinhas, nos tˆnis-patins e nos esquibundas das praias do nordeste, sem fala que deveriam exigir tamb‚m o uso obrigat¢rio de capacete sem pel¡cula nos carros convers¡veis. Pel¡cula por pel¡cula, nos carros pode-se esconder muito mais coisas impr¢prias e indevidas. Em pouco tempo ser  obrigat¢rio o uso de extintor de incˆndio fixado lateralmente nos capacetes, sem falar que dever  ser usado na pintura dos mesmos, tintas fosforescentes de cores verde e laranja dispostas verticalmente, e tamb‚m luzes de posi‡Æo e pisca alerta ligado diretamente a moto para uma maior visibilidade e seguran‡a. Certamente algu‚m gostar , o Brasil ‚ pa¡s do carnaval!
Ismael – Morada Nova – Ce
Pr  variar, mais uma vez tomam decisäes sobre nossas vidas sem nos consultar. Comprei recentemente um capacete Peels F-21 que vem com duas viseiras, e o comprei justamente por essa caracter¡stica, por ter uma viseira escura de f brica. O coitado aqui nÆo queria infringir “a lei”. E agora? Arranco uma viseira do meu capacete? Compro outro capacete?
Marcelo – Divin¢polis
Marcelo, se vc usar a viseira clara durante … noite nÆo pode ser multado. A viseira escura ‚ permitida DURANTE O DIA!

Foto: Aermacchi italiana

Foto: Aermacchi italiana

Aermacchi
Queria dar um toque pro Joao Boccoli produzir uma mat‚ria sobre a Aermacchi italiana e sua juncao com a Harley Davidson americana. Eles produziram uma tal de Sprint 250, monocilindrica naked muito bacaninha, que chegava a dar mais de 30 cv de potencia na versao normal e 50 cv quando preparada! Ah, e a lampada que o Douglas de Umuarama, PR, comprou tem um “esquema” que filtra a radiacao de luz ultravioleta produzida pela propria lampada (UV STOP).
Roger – Rio Branco, AC
Ae, JoÆo, ‚ com vocˆ!

Publicidade

ATENۂO РATENۂO
Caros Motonliners: devido ao grande n£mero de cartas que recebemos, algumas sÆo respondidas diretamente ao leitor. No entanto alguns nÆo digitam corretamente o endere‡o de e-mail ou contam com mecanismos anti-spam. Se a resposta voltar nÆo ser  enviada novamente! Escrevam o e-mail corretamente, por favor. Ah, este ‚ o segundo aviso!

Gasolina
Tite, qdo vc vem conhecer o nosso museu da cacha‡a?! µlcool at‚ na veia se entende, mas na gasolina. Esta mistureba de gasolina brasileira, diferente de qualquer coisa no mundo certamente d  mesmo mais problema, menos para o meio ambiente, n‚? Mas p“, se h  de ser gasolina, que seja pura. Imponha-se inje‡Æo, um catalisador e tchau. Se ‚ para ser  lcool, que fosse adicionado com 15% de gasosa como nos EUA, para dispensar sistemas de partida a frio. Potencializa-se as vantagens de cada combust¡vel. Esse neg¢cio de flex e de indu‡Æo de ar na exaustÆo ‚ o fim da picada! Mas deixando de lero-lero, o que vc acha disto: uma vez misturei nossa tradicional gasosa com  gua para nesta diluir o  lcool e decantei. Deixei a gasosa pura uma tarde no sol, evaporando qualquer excesso de  gua/ lcool, coloquei na CG v‚ia de outrora e acertei o carburador. NÆo posso dizer que o consumo melhorou horrores, talvez tenha sido s¢ a condu‡Æo. Mas senti uma melhora na partida, na marcha lenta, nas retomadas. Foi s¢ a sensa‡Æo ou procede que as motos funcionariam melhor com gasolina 100% pura?  poss¡vel encontr -la no com‚rcio?
Andr‚ – Fortaleza, CE
Essa receita para eliminar o  lcool da gasolina j  era usada anos atr s quando eu corria de RD 350. D  um trabalho de corno, mas funciona! Gasolina pura s¢ de aviÆo, mas nÆo pode usar porque custa caro pacas, tem chumbo e vc estraga o ar que vamos respirar em volta!

Editorial
S¢ tenho a dizer que o Geraldo Tite Simäes disse tudo que estava preso em nossas gargantas em sua mat‚ria 11/11/2006 – Venceram os lobistas. Sou motociclista, ando dentro dos padräes, e essas leis s¢ tem a ficar no esquecimento. Porque eles nÆo obrigam a pilotos de scooters usar capacetes e andarem devidamente habilitados? S¢ vejo essas scooters avan‡ando sinal, disputando cal‡adas com pedestres e fazendo barbaridades no trƒnsito.
Ricardo – Rio de Janeiro – RJ
Tite, gostaria de te dar os parab‚ns pelos artigos “nÆo se mata por engano” e sobre as novas normas do uso do capacete muito bons. outra coisa, que moto ‚ aquela KTM 990 uma obra de arte lind¡ssima. NÆo compro revista impressa, mas vou comprar a Duas Rodas com o comparativo da Tornado e da Lander, li no site que foi vocˆ quem fez. Outra coisa eu tamb‚m procurei a entrevista no fim de semana e tamb‚m nÆo achei, mas se seus amigos jornalista disseram que ouviram essa conversa, ‚ por que tem chance de se tornar realidade, bom pr  n¢is.
Ricardo – Maring  PR
Ricardo Paranaense, de qual entrevista vc est  se referindo? Ah, o teste da KTM 990 Superduke ser  publicado logo mais.

Adapta‡Æo
OlÇ­ gostaria de saber se tem alguem que venda o projeto de instalaÇõÇœo de freio a disco traseiro para twister, to quase loco procurando, nunca vi uma cidade tÇœo pobre como Curitiba, em relaÇõÇœo a tunagem de motos,ninguǸm conhece nada sobre nada, Ǹ incrivel, li a reportagem da twister tunada do sapÇœo, e gostaria de saber como faÇõo para instalar freio a disco na twister,eu sei que o pessoal usa o kit da falcon, mas nÇœo sei como instala.
Alessandro – curitiba pr
Gostaria de adaptar saidas duplas (1 de cada lado) em uma xtz125. Podem dar dicas?
Luiz – Macapa/AP
No nosso F¢rum Motonline tem um t¢pico s¢ sobre tuning e adapta‡äes, entrem l  e pesquisem com os leitores que eles sabem tudo.

Publicidade

Estranho
Eu tenho uma cb 500 e aconteceu algo muito estranho, mas meu mecƒnico nÆo soube me dizer o que foi, minha moto jogou todo aditivo para fora, sobrando apenas pouca quantidade no radiador. Gostaria de saber de vocˆs o que pode ter causado este fen“meno?No momento eu estava parado.
Willian – Trˆs Marias, MG
Parece superaquecimento. Primeiro troque a tampa do radiador, depois prepare o l¡quido de arrefecimento com 50% de aditivo etileno glicol. Tamb‚m pode ser problema com a bomba d gua.