Foto: Bitenca

Carburação 1, 2, 3. Cupim da CB300, Lead 110

Foto: Bitenca

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Olá pessoal do motonline, tubo bem?? Admiro muito o site e entro o dia todo para ver notícias, também sempre vejo as cartas dos leitores e hoje é minha vez de mandar. Eu tenho uma Suzuki 750 F 96, a moto está perfeita, tem 37.000 km originais e tudo. Só que o acelerador dela está enroscando a 5 mil rpm mais ou menos, e isso incomoda muito para andar, ja limpei o carburador e nao adiantou, e nao é o cabo, pois depende da gasolina que eu ponho ela enrosca mais ou as vezes menos. E gostaria de saber uma opiniao de quem entende mais… Por favor me ajude a resolver isso não aguento mais andar assim com ela. Muito obrigado. Rafael, 23, Valinhos, SP.

R: Obrigado Rafael. Mas veja bem, você tem que diferenciar o acelerador enroscado de um outro defeito característico de quando há má regulagem e desequilíbrio entre os carburadores, por exemplo: Você acelera e o acelerador volta à posição normal mas o motor demora a cair o giro, ele permanece nessa faixa de 5 mil rpm antes de baixar devagar a rotação. Isso muda de acordo com o tipo de gasolina e na verdade pode ter várias causas. Dentre elas uma entrada de ar falso pelo coletor de um dos carburadores, nível excessivo de uma ou mais cubas de carburador, sujeira no pistonete proveniente de filtro de ar inexistente ou vencido, diafragma do pistonete rasgado, em suma é preciso verificar toda carburação e fazer uma boa equalização deles. Se você gosta de mecânica e quiser encarar está na nossa pauta (carburação 3) explicar a técnica de como fazer isso, mas de forma individual, para cada carburador você pode seguir o que diz as matérias anteriores (carburação 1 e 2) e regular as borboletas de forma que abram simultaneamente, partindo de tudo fechado (solte o parafuso da lenta). Assim aproxima-se bastante da regulagem correta, se a moto for pouco rodada. Nessas matérias explico a teoria de funcionamento e como fazer a regulagem de um carburador isolado. Ou se preferir mande numa boa oficina de sua confiança. (essa pode ser a mais difícil das opções).

Foto: Honda - foto divulgação

Foto: Honda - foto divulgação

E ai Bitenca?? Tudo bem? Venho novamente tomar seu tempo sobre o acelerador enroscando. Eu limpei o carburador dela e equalizei certinho, ficou retinho o equalizador, as borboletas estão normais, mas o maldito continua enroscando. Falaram sobre eu colocar um pouco de oleo Singer, ou óleo de rice ( nao sei como escreve rs), e um mecânico Suzuki falou p/ mim virar um aditivo de gasolina Bardhal no tanque. Sinceramente nao sei o que fazer…. O q vc me aconselha?? Muito obrigado e um bom final de semana. Na segunda-feira eu te falo se continuou enroscando. Abraço. Rafael

R: Me parece que o seu caso deve ser: Um excesso de ar alimentado pelos parafusos de ar (estão com mais de 2,5 voltas?) somado a um excesso de combustível na faixa média de aceleração (pistonete/agulha). Isso vai promover uma quantidade excessiva de mistura, mesmo quando as borboletas se fecham. Assim a rotação não cai. Muito comum também nessa moto é o desgaste da agulha do pistonete e do pulverisador. Isso demanda normalmente uma correção do nível da bóia para baixo. A posição dos parafusos de ar não deve exceder 2 e meia voltas. Para corrigir isso você deve descer o nível da bóia. (abaixe 1,0 mm de cada vez e ajuste para uma tolerância de menos de 0,3 mm entre carburadores). Boa sorte.

Oi Amigos! Notaram o Cupim da Honda CB 300 R no tanque de combustível? Fica legal considerando a perspectiva de um designer que visa à imagem esportiva. Mas coitados nos os usuários do quotidiano que temos corpos e hábitos mundanos. Quando pulei na moto experimentei a lei de impenetrabilidade dos corpos, ou o tanque ou minha barriga. E uai que não passo dos 80 kilos neste inverno. Mas será que fizeram estudos ergométricos flexíveis ou somente para futuros anoréxicos? Tinha certeza que levaria uma 300 para casa, mas seria muita ousadia, antes vou ter que fazer uma avaliação da postura. Não consigo ficar mais de uma hora nessa posição sem que a minha ossada grite nas articulações. Antes de comprar, consulte seu traumatologista!!! Gustavo, 43, Santa Rosa, RS.

R: Gustavo, Ainda não tinha ouvido nenhum comentário a esse respeito dessa moto. Acompanhamos vários jornalistas bem encorpadinhos durante o lançamento dela em Manaus e ninguém reclamou desse aspecto. De fato, a ergonomia aplicada na moto melhorou em relação à Twister, um tanto ao piloto e bem mais para o garupa. Abraços.

Na reportagem de lançamento da Lead da Honda, não ficou claro se a refrigeração líquida é por ventilação forçada ou através de ventoinha elétrica. Edmir, 50, Aracaju, SE

R: Edmir, a ventilação do radiador é feita por um pequeno ventilador acoplado ao motor, não é elétrica. Abraços.