Foto: Bitenca

Carburador da Bandit, Tranco, Kit correia, espanado, Escapamento esportivo, Inmetro

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Olá Bitenca, boa tarde – Eu mereço – Pois é amigo, é como digo aos meus filhos (e nem sempre faço): – Qdo fizer, faça direito! Não faça pela metade. Para fazer uma vez só! Fico até envergonha, mas tenho q ser honesto com o amigo. Qdo substituí as “válvulas das bóias” e já c/ aquela “tralha” toda nas mãos, tinha obrigatória/ q fazer uma revisão geral nos carburadores. Mas não fiz. Ñ abri a parte superior dos carburadores. Pois é. Já entendeu né? Agora, depois de revisar os coletores de saída, soltar suas abraçadeiras e ñ encontrar qq rasgo ou sinal de entrada de ar, me dei conta do serviço pela metade feito anterior/. Os pistonetes estavam sujos, com borra e certa/ o bastante p/ impedir o movimento do diafragma. Bem, feita à limpeza e testada, a moto esta andando como de costume novamente. UFA!!!! QUE ALÍVIO (para o espírito e o bolso). Valeu! Acho q te devia um retorno. Obrigado. Um abraço, Marco (54) Rio de Janeiro / Rj
R: Ai Marco, eu que agradeço o retorno. Não sabia que era seu o serviço. Como eu disse ao colega da XTZ, quando a gente faz o serviço não temos com quem reclamar, e isso não quer dizer que não erramos não é ? É da condição humana e pior você nunca vai ter a prática e experiência de um mecânico profissional mas garanto que é mais do que reconfortante quando dá tudo certo, não é mesmo?
Parabéns pela coragem de encarar o serviço e da próxima vez faça-o por completo. A propósito, passou pelo equalizador? ajustou os parafusos de ar de cada carburador para conferir se queimam por igual? Isso é muito importante, principalmente para as retomadas e boa resposta ao comando do acelerador. É raro ouvir uma four antiguinha com a marcha lenta sem falhas.

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Mensagem:Para o Rafael da Twister que dá tranco no primeiro engate. Esse assunto já foi extensamente debatido nas rodas de motociclistas por isso sugiro o seguinte (até por experiência própria). No primeiro engate os disco de embreagem estão colados por isso ocorre o tranco. Nas motos pequenas o torque é tão baixo que ninguém se incomoda, mas nas grandes… Acione a embreagem logo ao ligar o motor e fique com ela acionada uns 30 s. Fazendo isso o oleo vai descolar a embreagem e o tranco nao vai acontecer. Klinger (42) Maringa/PR
R: Klinger, você está corretíssimo, esse é o problema. Para descolar os discos nas motos de partida engrenada na campana e de pedal era praxe (sou tão velho assim?) puxar a embreagem e dar umas pedaladas para descolar os discos. Com o advento da partida elétrica e do acionamento a pedal diretamente no motor isso se tornou incomum, porém o problema ainda persiste em todas as motos com embreagem multi-disco e em banho de óleo. O melhor a ser feito para descolá-los é acionar a embreagem enquanto o motor esquenta e dar umas aceleradinhas para que o torque do motor sobre a massa da campana faça o serviço. Aí é só engatar a primeira que ela entra bem macio, sem trancos.

Olá, Gostaria de saber se é possível a instalação de transmissão (secundária) por correia dentada em motos cuja transmissão é feita por corrente (como uma CG ou uma Kansas, por exemplo). Existe algum kit no mercado para tal fim? Henrique 39 Rio de janeiro/RJ
R: Henrique, possível é, mas têm que ser feitas muitas modificações para essa adaptação, no chassis para dispor a polia agregada ao eixo do pinhão, liberar acesso pelo chassis/balança para o percurso da correia até a polia traseira, fixação desta na roda com a largura necessária da balança para que ela passe pelo vão entre roda e balança, encontrar/fabricar as polias com as medidas corretas, que forneça o torque necessário; calcular, e por fim construir uma polia extra para manter a tensão correta em todo percurso da suspensão. No fim, verificar o acesso perigoso da roupa e partes do piloto nas partes móveis e fabricar uma proteção adequada.
Como pode ver o negócio é bastante complicado e talvez inviável na prática. Não conheço nenhum kit para isso, até porque envolve alterações na moto inteira.

Parafuso da XTZ125 Primeiro, parabéns para a equipe do motonline. Segundo, tá na hora de tirar aquele comentário maldoso (nem tanto…rs) sobre o o Humor do Tite, ná pagina para contato. Li a respeito do parafuso de drenagem de óleo da XTZ125, recentemente tive uma XTZ e ocorreu o mesmo problema. É certo que alguns mecânicos exageram no torque ou não iniciam a entrada do parafuso corretamente, mas no caso da XTZ me parece que a construção também colabora, pois a rosca me parece muito pequena para tal finalidade. No meu caso resolvi confiar mais em mim do que no BOM MECÂNICO, eu mesmo refiz a rosca. Abraço a todos. Augusto (47) Indaiatuba, SP
R: A melhor coisa a fazer, Augusto. Eu também comecei minhas aventuras pela
mecânica de motocicletas por essa razão. Assim não temos com quem reclamar
as besteiras que fazemos e que são muitas, não é mesmo? Quanto ao nome no
comentário maldoso já foi encaminhado o pedido para retirar, demorou mesmo.

Bitenca, gostei muito da resposta(Fazer Nova)que você me deu há alguns dias. Visito o site diariamente e tenho recomendado aos amigos. Pergunto: -Devo colocar escapamento esportivo em minha Fazer 600? Achei um na “Roncar” por R$ 1.587,00 que mantém a aparência original. Reduzirá a vida útil do motor? Terei ganho de potência? Melhor colocar só depois de terminada a garantia? Forte abraço. Júnior (39) Goiânia/GO
R: Obrigado Júnior, O escape esportivo pode ser colocado sem problemas na sua moto, deve melhorar um pouco a aceleração e por si só não reduz em nada a vida do motor. Consulte a sua revenda a respeito da garantia, abraços

Gostaria de parabenizar pelo excelênte site, assim como forum, informações… e gostaria de participar, sou técnico de informatica e também amante de motores, motos… Outra coisa seria jaqueta verão, visto que ando numa Titan e moro no estado do RJ… dentro do limites concedidos a transito em termos de velocidade essa jaqueta realmente tem ventilação??/ O Shark S500 Air é homologado pelo inmetro?Pretendo adquirir dois para mim e namorada… ando de moto mas penso na questão SEGURANÇA. E também não da
para comprar um capacete bom la fora e tomar multa… mas vou tentar conciliar as coisas…. e acho que esse shark será o meu meio termo…Ulisses (25) Campos dos Goytacazes-RJ
R: Ulisses, Obrigado. Para participar do forum é só se cadastrar. Não sabemos que jaqueta é essa..Os capacetes disponíveis no mercado brasileiro devem passar pelos testes do inmetro. Se aprovados recebem o selo que comprova a aprovação. Para circular no Brasil você precisa usar um capacete com esse selo.