Publicidade
Foto: Divulgação Baja SAE

Foto: Divulgação Baja SAE

Piracicaba recebe a partir de amanhã, quinta-feira, 25 de fevereiro, mais de 60 carros off-road, conhecidos como Baja SAE, construídos por cerca de 1,2 mil estudantes de engenharia, que participam da 16ª Competição Baja SAE BRASIL PETROBRAS. A competição será no Esporte Clube Piracicabano de Automobilístico (ECPA) e vai até domingo, dia 28.

A tradicional competição é reconhecida pelas principais indústrias da mobilidade, entre montadoras e sistemistas, como o grande celeiro de novos talentos. Todas as provas – estáticas e dinâmicas – são avaliadas por engenheiros atuantes do setor automotivo. Nesta edição, as máquinas off-road dos estudantes, que representam 57 instituições de ensino de 16 estados do País, além do Distrito Federal, vêm com várias soluções tecnológicas e muito foco no meio ambiente, além de eletrônica embacarda.

Antes de chegar em Piracicaba, as equipes ficaram concentradas durante meses, sem descanso, nas oficinas e laboratórios das faculdades, envolvidos com projeto, construção e testes dos carros, que se parecem com mini buggies e nascem como atividade extracurricular nas escolas.

Publicidade

A competição é também um teste de resistência não só dos veículos, mas também dos estudantes, que passam as noites ajustando os carros para avaliações no dia seguinte, mesmo depois de viajar vários dias de ônibus, como é o caso das equipes do Nordeste.

Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os Baja SAE são submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro com quatro horas de duração, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros são desafiados no aspecto resistência.

Ao final da competição, no domingo, as três instituições que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Carolina, que será realizada pela SAE International, de 8 a 11 de abril, em Carolina do Sul, nos EUA. A competição internacional reúne mais de 90 equipes de diferentes países. Em 2008, o Brasil se sagrou tetracampeão na competição, que foi realizada no Canadá.

PROGRAMAÇÃO DOS QUATRO DIAS
Dia 25 (quinta-feira) – 14h às 18h – avaliações de segurança e motor.
Dia 26 (sexta) – 9h às 18h – avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e motor.
Dia 27 (sábado) – 9h às 11h, repescagem de segurança e apresentações de conforto do operador. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 28 (domingo) – Às 9h15 formação do grid de largada e fechamento dos boxes. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h30, cerimônia de encerramento.

Publicidade

16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Quando – de 25 a 28 de fevereiro de 2010
Onde – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP