Publicidade

Na hora de escolher um autom¢vel, aspectos como baixo custo de manuten‡Æo e boa rela‡Æo custo benef¡cio sÆo fundamentais para a decisÆo final.

Neste caso, ningu‚m melhor que um profissional da repara‡Æo de confian‡a para assumir o papel de conselheiro do consumidor. Mas at‚ que ponto a opiniÆo do reparador pode influenciar nas vendas de autom¢veis? A CINAU (Central de Inteligˆncia Automotiva), por meio da pesquisa “Imagem das Montadoras 2007” aponta uma correla‡Æo entre os dados coletados e o desempenho do mercado automotivo.

Ap¢s ouvir 1.159 profissionais da repara‡Æo, foi constatado que os campeäes de indica‡Æo pelos reparadores sÆo os ve¡culos de maior representa‡Æo no mercado. Segundo dados da FENABRAVE (Federa‡Æo Nacional da Distribui‡Æo de Ve¡culos Automotores), referentes aos emplacamentos de ve¡culos zero-quil“metro em fevereiro de 2008, as montadoras Fiat, Volkswagen e General Motors detˆm 70% do total de emplacamentos de autom¢veis e comerciais leves. No mercado de revenda, as trˆs marcas atingem 75%. J  na opiniÆo dos reparadores, as mesmas montadoras possuem 71% das indica‡äes positivas e das recomenda‡äes.

“Os resultados desta pesquisa apontam que o reparador ‚, antes de qualquer coisa, um bom avaliador, que leva em conta importantes aspectos mecƒnicos, muitas vezes esquecidos pelo consumidor. Sua opiniÆo, mesmo que nÆo expressa diretamente ao p£blico, acaba sendo disseminada e torna-se referˆncia na hora da escolha do autom¢vel”, ressalta C ssio Herv‚, diretor da CINAU, unidade de neg¢cio do Grupo Germinal.

Publicidade

Detalhes da an lise – Os carros eleitos pelos reparadores sÆo os que possuem maior ¡ndice de reparabilidade, disponibilidade de pe‡as e informa‡äes de como aplic -las, boa rela‡Æo custo benef¡cio, al‚m de serem produtos de montadoras que inspiram confian‡a junto ao mecƒnico. Na faixa de carros com motor 1.0L, os campeäes foram o Volkswagen Gol e o Fiat Palio. Na faixa de motores de 1.1L a 1.5L, o Fiat Palio e o Chevrolet Corsa foram os destaques. J  nos motores entre 1.6L e 1.9L, novamente o Volkswagen Gol aparece como preferido.

Quando o questionamento foi em rela‡Æo aos carros que nÆo recomendariam, a Ford foi a mais lembrada pelos reparadores. Os principais pontos pelos reparadores para as empresas menos recomendadas foram falta de pe‡as, dificuldade de informa‡äes t‚cnicas, manuten‡Æo complicada, rela‡Æo custo benef¡cio desfavor vel e qualidade e durabilidade insuficientes.

“A cada ano percebe-se que a opiniÆo dos reparadores ‚ quase que um espelho do mercado de ve¡culos. Outro ponto que tamb‚m nÆo pode ser ignorado ‚ que carros bem-conservados e com boa manuten‡Æo sÆo excelentes garotos propaganda da marca. Nesse ponto, a opiniÆo do reparador ‚ crucial, pois ele ‚ um dos mais importantes formadores de opiniÆo”, completa Herv‚.