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Tenho uma XTZ125e 03/03 e eu uso ela 80%asfalto e 20% terra e eu tava pensando em deixa-la mais esperta… poderia usar os dois? vc teria uma outra possibilidade pra me passar? eu viajo muito em rodovia e andar a 100km/h so ta muito cansativo!!!Quero que vc me de alternativas viaveis de aumentar a velocidade final da moto, mas eu nÆo quero aumentar a cilindrada da moto! eu pensei en duas coisa:1§trocar a rela‡Æo(usando coroa de YBR125 com 43 dentes ou pinhÆo de 16 dentes) ou aumentando o Glichˆ principal do #97 para #120.Qual das duas alternativas voce acha mais viavel e com melhor resultado?
Willians Ferreira de S  / Governador Valadares,MG
A primeira alternativa ‚ a mais vi vel e com resultado garantido.

Biaggio, gostaria de saber como fa‡o para sanar um problema chato no freio traseiro da minha Bandit. Trata-se de um barulho infernal, um QUIIIIIIIII!! horr¡vel que aparece principalmente no final da frenagem. Parece “nibus circular chegando nas paradas! J  tentei de tudo: tirei as pastilhas, passei uma lixa fina, lixei tamb‚m o disco, cheguei a trocar as pastilhas (que ainda estavam novinhas!) para ver se sanava o problemas, mas nada! O barulho chato ainda persiste… que fazer?? A moto apresenta este problema desde nova. Vocˆs acham que aqueles produtos em spray anti-ru¡do para freios a disco resolvem? Ser  algum problema no disco? Desde j , agrade‡o a colabora‡Æo.
Rogerio A. Sartori/Rio Branco, AC
Ol  Rogerio, nunca testei este produto, acho que dever¡amos aproveitar a sua situa‡Æo para aprendermos um pouco mais.

Mano Tite, sei que vc ‚ radicalmente contra a substitui‡Æo dos escapamentos originais das nossas motocas pelos “esportivos”, mas preciso de uma “opiniÆo t‚cnica” e ningu‚m melhor que vocˆ para me tirar esse “grilo da cuca”. -Mestre Tite, o que me diz de eu instalar um par de ponteiras esportivas na XT 660R? Tipo essas (…sem propagandas, n‚?…) que encontramos a venda no mercado. Traria algum preju¡zo ao desempenho ou … durabilidade do motor. O Sistema de Inje‡Æo eletr“nico ajustaria automaticamente as diferen‡as necess rias na mistura. O consumo iria aletrar muito? A ausˆncia do catalisador iria ser um fator decisivo para a destrui‡Æo imediata do nosso meio ambiente? Vai l , Tio… mata esse bicho,vai.
F bio Moura de Almeida/Jaciara – MT
NÆo ‚ aconselh vel a substitui‡Æo do escapamento pois implicar  num reajuste no mapeamento da inje‡Æo e tal modifica‡Æo deve obedecer …s leis de emissÆo de gases. Outro aspecto importante ‚ a durabilidade do motor, um reajuste no mapeamento da inje‡Æo resulta numa mistura mais rica, e conseqentemente h  possibilidade de carbonizar o pistÆo e o conjunto das v lvulas.

Biagio, ‚ not¢ria que a IE tem muito mais vantagens que a carbura‡Æo, mas me tira uma d£vida, como ‚ o trabalho de uma moto injetada configurada para os padräes brasileiros, num outro pa¡s, isso se tomarmos como exemplo um local com combust¡vel puro, altitude elevada e ar rarefeito, na carburada sabemos que se nÆo fosse devidamente regulada o pistÆo ia ser desvirginado, mas na injetada precisaria alterar as configura‡äes da ECU ou ela se adaptaria sem precisar modificar?, forte abra‡o e parab‚ns pelo ¢timo trabalho.
KUILA/ Salvador-BA
Ol  Kuila, tenho o exemplo referente a Fazer, esta pergunta eu realizei h  dois anos atr s para um engenheiro projetista da Yamaha Motor do JapÆo, e ele me respondeu e demonstrou que a nossa ECU ‚ praticamente exclusiva ao nosso pa¡s.

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Ol  Biaggio coloquei um escape mais aberto na minha cg 150 e gostaria de saber qual eh o ajuste q eu devo fazer no carburador da minha moto, com rela‡Æo a voltas em parafusos e tal. Aguardo sua resposta, obrigado. Ahhh, o site de vcs est  melhor a cada dia parab‚ns !!!!!
Evandro de Souza Silva/ Bofete – SÆo Paulo
Evandro o ajuste no carburador se faz de regiÆo para regiÆo. Acredito que sua pergunta ser  mais bem aproveitada no f¢rum, mas lembre-se que nÆo aconselho estas altera‡äes.