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Foto: Fat Boy by Leandro Mello

Foto: Fat Boy by Leandro Mello

Porque a primeira e a quinta da Fat Boy sÆo de engrenagem de dentes retos e sofrem mais desgaste e nÆo talvez a primeira e a ultima, a sexta no caso?. E qual a diferen‡a entre dentes retos e qual ‚ a outra op‡Æo mesmo? NÆo retos?
L‚o -, Curitiba, PR

R: Dentes retos = Maior ru¡do (marcha r‚ dos autom¢veis) por‚m melhor rendimento (utilizada em todas as motos de baixa cilindrada). Dentes helicoidais (nÆo retos) = Baixo ru¡do (as demais marchas dos autom¢veis), trabalho macio ou seja sem grandes esfor‡os. A sexta marcha da Fat Boy deve ser “over drive” ou seja, a engrenagem motora possui mais dentes do que a movida e nÆo deve ter necessidade de ganho de potˆncia na sua utiliza‡Æo por‚m, tende a gerar maior economia devido a baixa rota‡Æo gerada.

Devagar
Gostaria de sugerir um tema para um artigo.  comum encontrarmos … venda motos com alguns (ou v rios) anos de fabrica‡Æo e quilometragens baix¡ssimas, sendo por isso vendidas como “preciosidades”, mas aqui no Motonline mesmo sempre vejo vocˆs dizerem que a falta de uso ou o uso muito espor dico de uma motocicleta pode ser mais prejudicial para a mesma do que um uso cont¡nuo, regular. EntÆo vocˆs poderiam criar uma situa‡Æo e uma moto hipot‚ticas e fazer um raio-x da coitada depois de longo per¡odo sem uso, mostrando os piores problemas e dores de cabe‡a que uma “preciosidade” dessas pode esconder!
Wagner – Santa Maria, DF

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R: Excelente sugestÆo, e j  vou te adiantando, eu presenciei no campo de provas da GM (Indaiatuba) um dos testes mais cruciais realizados com autom¢veis e adivinha? O teste ‚ realizado em primeira marcha somente com acelera‡Æo sutil e ap¢s um determinado tempo o carro deve parar, dar r‚ e parar e engatar a primeira. ‚ um mon¢tono teste crucial para os pilotos de teste no caso eram mulheres, porque ser  ? Em motos eu mesmo realizei um teste no qual duas semanas sem ligar o motor o seu pistÆo come‡ou a dar vest¡gios de oxida‡Æo.

Inje‡Æo
Nos carros numa Serra vocˆ esta descendo engrenado a I.E entende que nÆo precisa mandar combust¡vel e isso gera uma tremenda economia, apesar de alguns mautoristas acharem que ‚ melhor ir na banguela. Isso acontece na I.E de motos tamb‚m?
Kleber – Rio de Janeiro – RJ

R: Em meados do ano de 2006 realizei esta pergunta para um engenheiro da Yamaha do JapÆo e ele firmemente me respondeu que ao contr rio dos autom¢veis a moto nunca p ra de enviar combust¡vel devido a sua caracter¡stica de cicl¡stica. Observe que um autom¢vel ao acelerar bruscamente o “giro” tende a cair sutilmente antes de subir, nas motos nÆo, a resposta deve ser imediata.

Viraguinho
Derrubaram minha Virago 250 e quebrou o manete da embreagem, aqui em POA ‚ uma dificuldade enorme de conseguir o original, hoje me disseram que o da RDZ ‚ o mesmo. Isso confere ? posso usar o manete da RDZ na minha Virago 250?
Rafael do Canto / Poa-RS

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R: NÆo sei lhe informar se o manete da RDZ ‚ o mesmo da Virago por‚m, acredito que vocˆ pode solicitar que esta pe‡a lhe seja fornecida via Sedex atrav‚s de qualquer concession ria da rede autorizada Yamaha.

Pastilha
Gostaria de esclarecimento em rela‡Æo ao freio a disco dianteiro de moto , se ‚ ou nÆo normal a pastilha ficar em contacto constante com o disco? o ideal ‚ a roda ficar livre ou levemente presa pela pastilha?
Yolanda – Teresopolis – RJ

R: Aos nossos olhos a pastilha atua levemente encostada ao disco de freio por‚m, a roda deve girar livremente. No instante em que acionamos o freio a pastilha prensa o disco – caso o disco nÆo estivesse em seu lugar a pastilha avan‡aria muito mais por‚m, no momento no qual deixamos de frear, a pastilha retorna muito pouco – como, propositalmente, nÆo h  muita for‡a para retornar a pastilha ela permanece sutilmente encostada ao disco. Observe que a pastilha tem a competˆncia de avan‡ar maior do que a de recuar, por isto este sistema ‚ auto-compensador, conforme ocorre o desgaste da pastilha a distƒncia entre a pastilha e o disco nÆo se altera.

Embreagem
Eu troquei os discos de embreagem da minha CB500 2001 com 35.000km foi trocado somente os discos e nada mais e nÆo foi os originais dela, depois disso a moto fica tremendo, tipo trepidando, chacoalhando isso somente quando saiu bem devagarzinho tipo queimando embreagem quando estou andando nÆo fica tremendo nada o problema ‚ s¢ na hora de sair mesmo, fui em um outro mecƒnico e ele me disse que poderia ser os discos separadores que poderiam estar empenados,fui em outro mecƒnico e ele disse que por eu nÆo ter colocado os disco originais dela, esse problema iria continuar o que devo fazer? quando se troca a embreagem deve-se trocar o kit completo mesmo? cubo,plat“,disco separador,disco da embreagem,rolamentos,carca‡a e tudo mais e ainda todos originais? me ajude grande Mestre Tite desde j  agrade‡o sua costumeira colabora‡Æo e aten‡Æo.
Everson – Mogi das Cruzes – SP

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R: O conjunto original ‚ composto por trˆs tipos de discos, um separador, um assento da mola e uma mola (circular) que compäe o conjunto que deve ser trocado, al‚m do que o £ltimo disco ‚ posicionado diferentemente dos demais. Aconselho realizar este servi‡o numa concession ria Honda. Tudo que gira deve ser balanceado e est  qualidade vocˆ certamente encontra nos produtos genu¡nos.

Cartas (a)normais! (por Doc Tite)

No cravo!
Doctor Tite,gostaria de parabenizalo pelo seu filme, continue assim cara, e a primeira vez que vejo alguem tentando mudar o burocr tico, mon¢tono e sem criatividade mercado de motocicletas do nosso pa¡s. Gostaria tamb‚m de parabenizar toda a equipe do site que vem fazendo um trabalho maravilhoso, gostataria de ter conhecido o site a muito tempo, s¢ o conheci a poucos meses. E quando havera um teste comparando twister e fazer, sei que nÆo tenho idade para dirigir mais gostaria de ver como seria esse teste.
Luiz – Sorocaba-SP

R: Tava achando muito elogio sem interesse! D  pra ver que vc ‚ novo por aqui, rs. à, presten‡Æo, eu NUNCA vou fazer comparativo entre Twister e Fazer. Entre em nosso f¢rum Motonline pra saber os motivos.

Motard
Aproveitando o clima de testes das novas BMW, gostaria de saber mais a respeito da Motard 200cc da Sundown. Acho ela uma moto muito bonita, e interessante. Tem alguma possibilidade de ser mostrado um teste sobre esta motocicleta. E se ‚ verdade que a mecƒnica dela ‚ baseada nas Hondas 200cc (XR 200R)?
Glayson – Governador Valadares, MG

R: Putz, nada a ver!  como dizer “J  que vocˆ citou a Juliana Paes vamos falar sobre a madre Tereza de Calcut !” Para saber sobre a Sundown 200 motard basta vc procurar num belo site chamado Motonline.com.br, conhece? V  na busca e digite o nome completo da motoca! Quem falou em Honda XR 200 cheirou cola estragada: o motor ‚ INSPIRADO no da SUZUKI nada de Honda!