Cartas Técnicas: Filtro, la bamba, velas, desligando

Cartas Técnicas: Filtro, la bamba, velas, desligando

Cartas Técnicas: Filtro, la bamba, velas, desligando

Tenho uma CG 125 1982; ela est  bem conservada e veio com um filtro de ar esportivo. Li sobre esse filtro e parece que nÆo ‚ bom. Quando abri a caixa do filtro de ar me deparei com uma espuma marrom de tanta poeira e o filtro est  todo empoeirado e sujo de ¢leo. Pergunto, como devo lava-lo, com gasolina ou  gua e sabÆo?
Rodrigo -Palmar/PR

R: Em minha opiniÆo a melhor coisa a se fazer ‚ substituir o filtro por um original da motocicleta. Ap¢s isto vocˆ deve realizar uma manuten‡Æo geral na motocicleta incluindo o ajuste da folga das v lvulas. O filtro de ar deve ser limpo com querosene e depois de seco precisa aplicar sensivelmente ¢leo de motor. Se quiser manter o filtro esportivo saiba que reduz a durabilidade do motor e exige trocar constantes para manter a boa “respira‡Æo” da moto.

La bamba
Tenho uma CB 500 2001 com 36mil km e pneus meia vida e quando solto as mÆo do guidÆo ao 40 por hora normal ele nÆo puxa pra nenhum lado mas a vezes a frente da moto come‡a a tremer/sacudir e vai aumentando, quando a velocidade e maior a vezes acontece tamb‚m solto as mÆos e dai um pouco ela come‡a a sacudir de vagar e vai aumentando ate eu voltar as mÆos.
Carlos Machado Catanduva-SP

R: Poss¡veis causas: 1) chassi desalinhado (resultado de queda); 2) roda desalinhada e desbalanceada; 3) necessidade de substituir o ¢leo da suspensÆo dianteira; 4) Excesso de peso ou peso mal distribu¡do na motocicleta. 5) Verificar reaperto da motocicleta inteira.

Velas
Gostaria de obter informa‡Æo sobre um defeito que tem na minha moto, kasinsk-250cc/2003, e que as autorizadas nunca resolveram, mesmo quando na garantia. As velas com dois meses de uso come‡am a falhar e ‚ preciso troca-las, mesmo sem estarem umedecidas com ¢leo do motor e sendo as recomendadas de f brica, resistiva, iguais as usadas na moto virago-250cc. Ser  que ‚ baixa isola‡Æo, provocada por uma subtensÆo da bobinas
Jos‚ Barreto, SÆo Vicente- SP

R: Partindo do princ¡pio que a sua moto ‚ uma Mirage 250, poderemos descrever um defeito que ocorreu em alguns modelos. Existe um fio verde com listra azul indevidamente conectado ao CDI (algumas motos) o que gera a falha na motocicleta. Este fio na verdade nem deveria existir. Agora problema na vela com certeza nÆo existe, isto ‚ conseqˆncia de outro defeito.

DESLIGANDO
Biaggio,Vocˆ sabe porque na Fazer e na Sundown STX o fabricante pede que vocˆ nunca desligue a moto na chave, e sim no corta corrente? Aproveito e pergunto o oposto: a KTM diz no manual para que vocˆ nÆo use o corta corrente para desligar a moto. Que tipo de dano isso pode causar na moto? Qual o motivo dessa divergˆncia?
Daniel – SÆo Paulo – SP

R: NÆo acredito que o nÆo cumprimento destes procedimentos implicar  em danos a moto. Os fabricantes nÆo justificam de forma satisfat¢ria os seus pr¢prios procedimentos. Lembre que o corta corrente foi criado para ser usado em emergˆncias e nÆo como procedimento padrÆo.

ALCàLICOS
Como foi autorizada a adi‡Æo de uma porcentagem maior de  lcool na gasolina! 1)Isso pode interferir de forma negativa na vida £til da moto? 2) E quais cilindradas podem ser mais prejudicadas?
Ricardo Embu-SP

1) Sim e nÆo. As motos atuais devem estar preparadas para esta modifica‡Æo, j  as motos mais antigas sÆo as que sofrem mais, os materiais (a‡o e borracha) nÆo estÆo preparadas para este teor de  lcool. 2) NÆo importa a cilindrada todas as motocicletas podem sentir as conseqˆncias destes reajustes.

Cartas (a) normais

Amazonas
Tite, o que aconteceu com o lan‡amento da amazonas 250, a moto ‚ linda, acho que iria fazer sucesso, ainda mais com o ¢timo motor da intruder 250.
Ricardo – Osasco, SP

R: Ta¡ uma boa pergunta pra fazer e alguns certos amigos l  da Granja Viana!

Lan‡amento
Grande guru Tite, na sua opniÆo, existe xance da honda lan‡ar uma moto street 350/400cc com I.E., monocilindrica, 4valvulas e motor dohc de seis marchas? Ou ta mais facil ela lan‡ar uma street media cm o motor ultrapassado da falcon?
thiago – joÆo pessoa PB

R: Joguei minha bola de cristal no lixo!

Teste
Gostaria de ler um teste completo da v-stroom.
Cl udio – Alagoinhas- Ba

R: Eu tamb‚m!

V rias
Sempre que estou conectado … Internet, visito esta p gina pelo menos umas duas vezes. O que mais gosto de ler sÆo as cartas aos leitores: tanto porque gosto de aumentar meus conhecimentos sobre Motos quanto porque morro de rir com algumas perguntas e mais ainda com suas respostas a elas. At‚ agora estou de barriga doendo de tanto rir da resposta que vocˆ deu ao Luiz, de Dourados (MS), a respeito de sua Biz dan‡arina! Queria agradecer ao Biaggio por ter tirado a minha d£vida a respeito de atrito (cartas do dia 23/05) e parabeniz -lo pelo texto sobre Inje‡Æo Eletr“nica. Neste texto ele acabou tirando uma d£vida minha a respeito da influˆncia da pressÆo atmosf‚rica no desempenho da Moto.
Perguntas: 1) Por que a data do site est  marcando 25/07/107? NÆo deveria ser 07 ou 2007 no lugar de 107? 2) Se o ser-sem-c‚rebro da pessoa que vai na garupa da minha Moto se recusar a usar o capacete e a “puli‡a” parar, a multa vai pra mim ou pra ele? 3) Por que o pistÆo forjado ‚ mais leve do que o fundido (li isso num teste da Fazer 250)? 4)Estou ansioso pelo DVD, vai custar em torno de quanto? Preciso saber pra j  ir economizando e poder comprar o meu assim que sair.
Br ulio – Asa Norte – DF

R: 1) porque somos do contra, que nem Lisarb; 2) quem toma a multa ‚ o ser que pilota, garupa nÆo tem placa!; 3) Porque o acabamento ‚ melhor; 4) nÆo sabemos ainda, mas ser  bem caro pra eu ficar rico logo.

Curso
Tite, fiquei sabendo que la em Indaiatuba a Honda esta treinando e formando Instrutores de PIlotagem defensiva para passar aulas te¢ricas e pr ticas para clientes e nÆo clientes, e ‚ tudo de gra‡a! Vocˆ sabe alguma coisa a respeito? O que vc acha se for realmente verdade? abrax, estamos esperando seu livro volume 2!
David – Osasco/SP

R: sim, ‚ verdade, mas nÆo me pergunte como entrar em contato com eles, se vc tiver interesse pesquise no site da Honda.

Pequenas
Gostaria de saber com a ajuda de sua bola de cristal, por que as motos de pequena cilindrada modelos superesportivas nÆo vem ao Brasil, tem ai fora a honda 125R, a hyosung 250R suzuki e outras, mas ser  que teria tÆo pouca aceita‡Æo por aqui, eu sou doido para ter uma superesportiva, mas as de grande porte sÆo muito caras, at‚ pensei em importar uma, mas ai fica mais cara ainda. Valeu.
Gabriel – SÆo Jos‚ dos Campos, sp

R: NÆo vem porque nÆo vende. E nÆo vende porque nÆo vem!