Publicidade
Foto: CG 125 Sport: pneu SEM cƒmara

Foto: CG 125 Sport: pneu SEM cƒmara

Biagio, aqui em minha regiÆo ‚ comum o uso de pneu comuns em Twister e Sport, que usam os pneus sem cƒmaras. Os caras colocam apenas o pneu. A princ¡pio parece nÆo haver diferen‡a pois o pneu veda normalmente. Assim pergunto: O pneu que deveria ser usado com cƒmara de ar tamb‚m funciona sem a cƒmara?
Evaldo – Guaraciaba do Norte, Ce

R: A estrutura do pneu sem cƒmara “tubeless” est  desenvolvida para atuar de maneira para nÆo permitir o vazamento do ar, ao contr rio do pneu “tube type”, no qual se faz necess rio a cƒmara de ar para nÆo apresentar perda de pressÆo do pneu. Esses motociclistas podem estar economizando agora, mas quando ficarem parados na estrada ser  um desperd¡cio de tempo e de dinheiro.

econoMIZA
Estava navegando em um site de motos do revendedor MIZA e eis que me deparo com o modelo FAST 150cc que usa o mesmo chassi, carenagem, descarga da YES, caraca achei que a 125 Suzuki era exclusiva.  doce ilusÆo! Mas tai pra galera apreciar a prima da YES, ‚ s¢ colocar MIZA no google que aparece o link.
Leandro / Rio de Janeiro – RJ

Publicidade

R: A Miza ‚ uma empresa nova no mercado e surgiu a partir da associa‡Æo de trˆs empreendedores brasileiros no ano de 2002. A partir de entÆo nÆo parou mais de investir no mercado, e tem com seu principal parceiro a empresa chinesa Luojia. O site da Miza ‚ www.miza.com.br.

Rali-Hunter
Eu tenho uma hunter 90 e gostaria de instalar nela um gps e um px. a bateira dela ‚ de 12V 5 Ah. eu posso ligar tudo nessa bateria ou voces me sugerem troc -la? eu at‚ pensei em colocar uma adicional, mas da¡ ela n seria recarregada pelo motor.
Rondon – Lavras / MG

R: Teoricamente nÆo ‚ permitido qualquer tipo de altera‡Æo na motocicleta devido as conseqˆncias indesej veis que isto pode acarretar. No caso de uma instala‡Æo el‚trica adicional, h  o risco de avarias nas demais partes el‚tricas pois elas dependem da carga da bateria.  necess rio analisar o consumo el‚trico destes novos equipamentos para depois calcular se a bateria ir  suportar ou nÆo. NÆo hesite em pedir auxilio para um eletricista pois ele dever  mensurar a carga consumida por todo o sistema antes de realizar esta nova instala‡Æo.

Bombado
As motos com inje‡Æo eletr“nica possuem bomba de combust¡vel? Caso sim, existe a possibilidade dela queimar caso acabe o combust¡vel?
Rafael – SÆo Jos‚ do Vale do Rio Preto

Publicidade

Sim, as motos com inje‡Æo eletr“nica obrigatoriamente possuem bomba de combust¡vel. Se rodar com pouca gasolina no tanque pode sim for‡ar a bomba e reduzir a durabilidade. Para saber mais, leia os artigos do nosso f¢rum. http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=4008&PN=1&TPN=1

Freio
Adquiri uma Xt 600 E /2003 e tive que trocar as pastilhas do freio traseiro. Nesta troca, o mecƒnico verificou que estavam faltando o “suporte das pastilhas 1” e a “placa das pastilhas”. Disse-me que eu poderia rodar sem estas pe‡as, mas se usasse muito o freio, este ficaria “borrachudo” e poderia falhar. Antes , eu rodava normalmente e nunca percebi nada de diferente, ‚ verdade que nÆo usei o freio traseiro demasiadamente. Pergunto: Para que servem estas pe‡as? Posso rodar sem elas? Se sÆo tÆo essenciais, como podem instalar as pastilhas sem elas, note que o nome de uma delas ‚ “suporte”? Eu j  procurei as benditas pe‡as em todas as concession rias do Rio e Niteroi e nÆo encontrei. Acabei encomendando-as , mas nÆo me deram certeza de que as pe‡as chegarÆo. Aproveito para sugerir uma mat‚ria sobre freios, porque o atendente da concession ria disse-me que ‚ comum a perda das referidas pe‡as durante a troca das pastilhas, as quais ocorrem com frequˆncia na XT, visto que a vida £til das pastilhas traseiras ‚ de , aproximadamente, oito mil quilometros, segundo ele.
Orlando / Niteroi, RJ

R: Estas pe‡as servem para assentar a pastilha e evitar a sua vibra‡Æo e poss¡vel ru¡do. Muitos mecƒnicos a retiram propositalmente acreditando que o ru¡do do sistema diminuir  ou mesmo retira para atender a outros clientes. Existem algumas mat‚rias sobre o freio, pe‡o que localize atrav‚s da ferramenta Google contida em nosso site.

NÆo fa‡a em casa
Adquiri uma Falcon modelo 2006 e fui fazer a primeira viagem sem ter feito antes uma revisao por conhecer o antigo dono e tamb‚m seus cuidados com a mesma. Sempre que andei entre 80 e 100 km/h ela parece que “engasga”, como se faltasse combust¡vel por um mil‚simo de segundo e isso se repete com frequˆncia se nÆo ultrapasso ou reduzo a velocidade, nao sei se ‚ o carburador sujo ou o que pode ser. O estranho ‚ que s¢ ocorre nesta faixa de velocidade e ela nao apresenta esse sinal em nenhum outro momento, posso ir de 1¦ at‚ 5¦ marcha sem ela ter essa leve reducao de velocidade. Outro fato que ocorreu foi a marcha escapar 2 vezes de 5¦ pra 4¦ sem mais motivos.
Renato / Erechim – RS

Publicidade

R: O seu mecƒnico dever  ficar com uma especial aten‡Æo nos seguintes itens: se h  internamente no carburador alguma obstru‡Æo, sincroniza‡Æo das v lvulas e verificar o ponto de igni‡Æo.

Tic tic nervoso !
Minha moto ta fazendo uma zuada “tic-tic-tic” ao ligar e as vezes at‚ depois de ter andado. Fui ao mecƒnico e ele me informou que era o descompressor (minha moto ‚ uma Falcon), e disse que se retirar o descompressor parava a zuada. Gostaria de saber, se retirar essa pesa (descompressor) vai afetar alguma coisa ou vai estragar o motor e onde. Gostei do site pq nÆo deixa nossas d£vidas que nÆo sÆo tiradas pelos mecƒnicos.
Saulo Henrique Gomes Ferreira – Aracaju, SE

R: Talvez ocorre um desgaste natural do sistema, uma fadiga da mola, este sistema permite um acionamento da partida sem muito esfor‡o.