Publicidade
Foto: Falcon: ¢leo de mais?

Foto: Falcon: ¢leo de mais?

Estive lendo na Comunidade NX4 Falcon que alguns usu rios estÆo usando cerca de 800ml de ¢leo a mais q o recomendado nas trocas. alegando nÆo ter problema pelo fato do motor ser do tipo carter seco e q tal medida faz com q o motor esquente menos e emita um menor n¡vel de ru¡dos. Gostaria de saber se essa afirma‡Æo tem embasamento t‚cnico e se esse excedente poderia acarretar algum dano ao motor?
Samuel – Bebedouro-SP

R: Caso houvesse necessidade desta tal substitui‡Æo, a Honda incluiria em toda linha de produ‡Æo. Lembre-se que o excesso de ¢leo pode reduzir a potˆncia al‚m do que ‚ uma pressÆo interna a mais e pode sobrecarregar os retentores.

Cryptonita
Tenho uma crypton yamaha e ela esta com problema no carburador, ela esta vazando gasolina vc poderia me dizer que eu fa‡o para parar de vazar.
Fabio – Bonito de Minas – MG

Publicidade

R: Provavelmente vocˆ deve trocar o conjunto da sede da agulha. Tal pe‡a ‚ a respons vel pela libera‡Æo do combust¡vel da mangueira ao carburador.

Viraguinho
Comprei uma virago 250 e estou tendo muito problema com a suspensÆo traseira. Ela “soca” muito com o garupa. O que pode ser feito? regulagem? troca? adapta‡Æo?
Cl udio – Belo Horizonte / MG

R:  caracter¡stica dessa moto, vocˆ pode alterar a pr‚-carga da mola para a qual mais lhe trouxer conforto.

Desengate
Fora aquele fato de qdo ligo de manhÆ ela apaga qdo engato a 1¦ agora ela tbm esta vontando as marchas ex. estou andando em 5¦ ela cai p/ 4¦ dando aquele tranco comecei a observar pensando q as marchas esta mal engatadas mais nÆo isto acntece em tds marchas o q pode ser caixa de marcha? ou o q?
Anderson, Uguaiana RS

Publicidade

R: Prov veis causas: garfo seletor danificado, eixo do garfo seletor empenado e excˆntrico posicionador de marchas gasto. Em resumo, sua moto precisa visitar um bom mecƒnico.

Oh dureza
Gostaria de saber se ‚ normal o cƒmbio da ybr ser tÆo duro, porque ja estou ficando preocupado,levei varias vezes na oficina da autorizada em que fiz a compra, e eles sempre falam quem ‚ normal. Seria normal o cƒmbio muito duro e ter marcha dif¡cil de engatar?
Leandro -Goiania/GO

R:  poss¡vel regular o sistema de embreagem (ajustar um parafuso na campana interna) deixando o correto funcionamento por‚m, ‚ necess rio abrir a tampa do motor do lado direito para tal manuten‡Æo. A alavanca que est  no motor e fixa o cabo da embreagem traz consigo uma referˆncia por‚m fica complicad¡ssimo descrever. Observe o modo que vocˆ aciona a embreagem, talvez ela esteja desregulada e minha sugestÆo ‚ para que vocˆ troque de mecƒnico.

Esguelando
1 – Pq a Bros 150 corta a corrente tÆo f cil, quanto minha xtzinha d  pra acelerar de quarta toda vida que num corta? 2 – Mata Cachorro ‚ realmente necess rio? Seguran‡a do piloto ou da moto? 3 – Por que a moto (XTZ 125) com descarga esportiva (boca oito) d  uns “tiros” quando reduz ou desce morro?
Felipe -Itaperuna,RJ

Publicidade

1) O limitador de rota‡Æo da XTZ nÆo permite o flutuamento de v lvulas. 2) S¢ na China, pois em algumas regiäes eles comem os cachorros; aqui no Brasil ‚ um item que pode at‚ piorar em caso de queda. 3) J  estou cansado de escrever que nÆo se deve alterar o escapamento pois implica diretamente no funcionamento do motor. Se vc troca a ponteira precisa refazer a carbura‡Æo senÆo al‚m de estourar o escapamento ainda pode furar o pistÆo.

Disco empenado
Minha Xtz 125 balan‡ava a frente sempre eu usava o freio dianteiro e ao mesmo tempo eu sentia a manete ocilando, levei a moto ao mecƒnico e o mesmo me informou que o disco estava enpenado, troquei o disco por um disco novo e original e por um certo tempo o problema foi solucionado mas agora esta voltando. O que pode ser isso? J  notou fato semelhante? Outra pergunta.  poss¡vel colocar um escapamento de Cg Sport em uma Cbx200 strada? Saude e paz para vc e sua equipe.
Carlos -Itabuna, Bahia

R: Acredito que o mecƒnico est  correto, por‚m vocˆ tamb‚m deve trocar a pastilha do freio devido ao desgaste irregular gerado pelo uso do disco empenado. Espero tamb‚m que ele tenha realmente trocado o disco. Quanto a altera‡äes e transforma‡äes nÆo pergunte para mim o melhor canal para isto ‚ o nosso f¢rum.
Biagio Ferrari

-0-0-00-0-0-0-00-0-0-0-0-0-00-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0
Cartas (a)normais, por Doc Tite

Decib‚is
E ae tio tite, de volta a luta. O site t  show de bola cada dia melhor, digo isso pois sou leitor ass¡duo, desde semana passada venho tendo uma duvida, e ai vai, quantos decibeis, no maximo, pode atingir um escapamento para ainda estar dentro do permitido, na lei lisarbiana?
Penna – PortÆo-RS

R: Rap , eu nÆo sei, mas est  no C¢digo de Trƒnsito Lisarbiano, dˆ uma olhada.

Balanceamento
Viva ! O Tite voltou ! S¢ pr  te encher o saco, vai uma pergunta que me deixa com muitas d£vidas: Com rela‡Æo ao balanceamento das rodas da moto. Deve ser feito periodicamente, como o dos carros ?
Marco – Botucatu, SP

R: Fala. Cebola, o balanceamento deve ser feito sempre que vc remendar a cƒmera ou o pneu, como nos carros.

Papo estranho
Na mat‚ria: “Uma moto cidadÆ”, Geraldo Tite Simäes, nos fala da fabrica‡aäde CBs? A data da mat‚ria ‚ de 12/02/2007? Que ‚ isso meus amigos que conversa fiada ‚ essa! Eu h‚in.
Hamilton Freire

R: conversa fiada ‚ a tua! Por acaso vc se deu ao trabalho de ler a observa‡Æo no final informando que a mat‚ria foi escrita originalmente em 1992?

Enquˆte
Tite, Por gentileza (piada…), mostra o resultado da enquete sobre a sua popularidade para seu p£blico. A id‚ia dos v¡deos no site ‚ muito boa, assim vocˆ utiliza de forma integral os recursos da internet, al‚m de ter um diferencial em rela‡Æo …s revistas. Pode at‚ colocar um an£ncio publicit rio antes de cada v¡deo.
F bio – Osasco, SP

R: O resultado deu 71% querem que eu continue me fregando pra responder essas cartas; 20% preferiu o Nino e teve um bando de mala que nÆo quer nenhum dos dois, mas terÆo de me agentar!

Polui‡ao
Bom, achei o Nino mais impaciente que o Tite, afinal num aguentou o tranco nem uma semana! Bom, vou repetir a mesma pergunta, afinal nÆo fui respondido! Qual o nome e como funciona aquele sistema que foi colocado no motor da fan, e que agora tb est  vindo na titan, que serve pra adeqar a motos  s novas leis ambientais, e se serve s¢ pra isso mesmo? Pq tem gente falando que faz o motor ficar mais econ“mico.
R‚gis – Itaperuna-RJ

R: O Nino nÆo respondeu porque essa questÆo j  foi explicada, mas sempre tem um mala que pergunta a mesma coisa de novo. Esse sistema envia ar diretamente do filtro de ar para o cabe‡ote. O objetivo ‚ quebrar a cadeia de carbono excedente antes de ser expelida na atmosfera, ou seja, reduzir a emissÆo de poluentes. NÆo tem finalidade de melhorar o consumo, mas como tamb‚m arrefece a cabe‡a do motor pode gerar uma micro-melhora no consumo. Cada f brica d  um nome diferente pro bagulho.