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Cartas técnicas: Sahara, suspensão, comando etc

Tenho uma sahara 91 e nÆo consigo detectar um queima de ¢leo pela manhÆ. O que foi feito? – troquei os retentores de v lvulas originais, e fiz assentamento de v lvula. emerson – maua sp
NÆo entendi o q esse cara quer, a moto queima ¢leo apenas pela manhÆ e ele nÆo detecta a origem, ou ele nÆo detecta a queima de ¢leo pela manhÆ? Se o problema ‚ queima de ¢leo pela manhÆ em geral ‚ isso que ele fez, problemas de desgaste do cilindro e an‚is de raspagem tendem a queimar ¢leo tamb‚m com o motor quente e ¢leo mais “fino” qual a Quilometragem da moto?

SuspensÆo
Ol  Tite. Gostaria que vocˆ tirasse algumas d£vidas que tenho a respeito das suspensäes traseiras bichoque e monochoque. Quais as caracter¡sticas de ambas, vantagens e desvantagens de cada tipo, efeitos sobre o piloto e carona.
Emel – SÆo Mateus
A principal vantagem da suspensÆo monochoque ‚ proporcionar um maior curso na roda e mais progressividade. Por isso ‚ mais usada em motos fora-de-estrada. Nas motos touring a suspensÆo convencional com dois amortecedores cumpre bem a fun‡Æo. A caracter¡stica principal da suspensÆo mono ‚ ser mais suave no come‡o do curso e mais r¡gida da metade em diante.

Comando
A¡ tio, bÆo? Estava vendo o cat logo de pe‡as da Honda e notei que a NX 200, embora tenha o “mesmo” motor da Strada, tem o eixo de comando diferente (pelo menos o c¢digo era outro). Quais seriam essas diferen‡as e quais seriam as vantagens e desvantagem de colocar o eixo de comando da Strada na minha NX 200, sendo que este est  come‡ando a fazer barulho e necessitar  ser substitu¡do?
Tiago – Ara‡oiaba da Serra SP
As duas motos apesar de terem o mesmo motor se destinam a usos diferentes a NX como moto destinada a um uso misto tem uma caracter¡stica de utiliza‡Æo diferente tamb‚m no motor, no uso misto ‚ mais confort vel motores com mais torque em baixa e o comando projetado para esta moto privilegia isso. J  o comando da Strada privilegia a potˆncia em alta rota‡Æo.

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Mistura
Agora gostaria de pedir uma dica com respeito a regulagem da mistura de ar do carburador da titan 150/2006. eu tenho uma e gostaria de saber como deixar e a a mistura no ponto certo.obrigado.
GEORGE – FORTALEZA
O melhor jeito de identificar a mistura ‚ olhando a vela, ela deve ter cor de tijolo, se estiver branca a mistura est  pobre e se estiver preta a mistura est  rica demais.

Torque
Tite o que ‚ torque do motor e no que ele influencia?
Marcelo – Salvador-Ba
Torque ‚ a capacidade de tor‡Æo, em geral ele ‚ confundido com a potˆncia, motos com bom torque tendem a manter mais velocidade no caso de uma subida, por exemplo e precisam de menos trocas de marchas na sua condu‡Æo.

Bateria
Porque a CG 150 costuma descarregar a bateria f cil? Na minha cidade isso j  aconteceu v rias vezes.
Miguel – Balsas-Ma
Isso nÆo pode ser normal, e em geral ‚ causado por algum curto circuito e/ou consumo exagerado de energia. Ela tem alarme?  a bateria original? Qual sua freqˆncia de uso e vocˆ anda tranqilo , ou torce o cabo? Quem roda em baixa rota‡Æo nÆo consegue carregar a bateria porque o alternador s¢ gera energia suficiente para carregar acima de uma determinada rota‡Æo.

Coroa
Bem vou direto ao ponto, estou para trocar a rela‡Æo da minha cb500 e pensei em aumentar a coroa. Pergunto em que isso afetar  minha moto?
Cristiano – Florian¢polis – SC
Perguntas sobre a rela‡Æo sÆo extremamente freqentes e em geral seguem a mesma regra, se uma rela‡Æo for alongada em £ltima marcha a moto manter  a mesma velocidade sob rota‡äes menores, s¢ h  um problema a resistˆncia do ar, para que a velocidade seja dobrada ‚ necess rio o quadrado da potˆncia, por isso em geral com uma rela‡Æo alongada a velocidade final pode diminuir, ‚ caso de se fazer o teste: com a rela‡Æo que est  atualmente qual rota‡Æo seu motor apresenta na Vel. Max? Se for uma rota‡Æo inferior a de potˆncia Max, nÆo a alongue. Se vocˆ nunca chega … velocidade Max e seu objetivo ‚ uma condu‡Æo tranqila em media velocidade, pode ser que se alongando a rela‡Æo seu consumo de combustivel em vel. de cruzeiro diminua. Mas sua sa¡da tornar-se-  mais lenta a talvez sejam necess rias mais trocas de marcha em viagens.

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Rela‡Æo
Prezados, possuo uma Twister 2003, viajei com ela 4600km em 6 dias sem grandes problemas, andando a 120/130km (8500/9500rpm) dando m‚dia real de 100km/h e com consumo de 18km/l. Estou me preparando para uma viagem de 9500km e vou mudar o pinhÆo para 15 dentes e usar coroa de 37. Algu‚m tem mais alguma id‚ia pra melhorar a performance? Quero manter cruzeiro de 120km sem passar de 7500rpm. Preciso tamb‚m de dicas quanto … altitude, se devo trocar giclagem da moto a mais de 3000mts de altitude ou s¢ retirando o filtro de ar j  resolve.
Marcello – Gama, DF
A TW j  tem uma sexta marcha quase overdrive e vai ficar chocha com uma rela‡Æo alongada tornando necess rio mais trocas de marchas nas viagens nÆo ‚ recomendado que vocˆ a troque a nÆo ser que tenha posto algum kit de aumento de cc e portanto tem uma moto mais forte que a m‚dia. Sobre o carburador o ideal seria que ele fosse regulado at‚ se o tempo est  mais frio ou quente, em altitude o ar fica mais rarefeito e uma mistura mais pobre pode ser necess ria mas , ela nÆo pode ser usada em baixa altitude por que pode te furar o pistÆo, essa ‚ uma das vantagens da inje‡Æo eletr“nica, uma sa¡da pela praticidade ‚ a retirada do filtro de ar mas , isso pode trazer conseqˆncias para o seu motor, em geral ‚ usado como gambiarra um filtro mais permissivo feito de nylon e que pode ser comprado nas boas lojas do ramo, em geral esse filtros tem seu uso deturpado por mulheres que instem em dizer que ‚ uma meia cal‡a.

Tec tec
minha GS500 est  com 3.800 Km e, as vezes, faz um barulho estranho com o motor em marcha lenta tipo um tec-tec. Na concession ria Alu¡zio Motos (Bel‚m/PA) disseram que ‚ porque um dos cilindros atrasa e ai da este estalo. Isto ‚ mesmo normal em motores 2 cilindros ou estou sendo enganado?
Agnaldo – Barcarena, PA
tec-tec ‚ dif¡cil identificar problemas atrav‚s de onomatop‚ias, mas nÆo existe “cilindro atrasado”. Sim, vc est  sendo enganado!

Ventilador
tive lendo alguma coisa no seu site sobre ventilador no radiador da dt200 e me interessei muito, gostaria que vc me explicasse isso certo, passo a passo como eu fa‡o para instalar na minha moto, eu uso ela s¢ para trilha e no caso nÆo uso bateria, farol, etc. nesse caso teria que colocar uma bateria? e a ventoinha fica funcionando direto ou tem algum tipo de sensor para ela ligar na temperatura certa? e qual tipo de ventoinha comprar?
andre – guararapes sp
da para ligar a ventoinha direto, sem o uso de bateria , em geral ‚ usado ventoinhas de fonte de computador por terem um tamanho maior, e nÆo ‚ usado sensor mas, um interruptor pode ser instalado.

Cartas gentilmente respondidas por Bernhard Jordan

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