Foto: Bitenca

Carvão é normal, converter álcool, Sissy bar, Dafra – Honda,

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Seção de cartas – Gostaria de saber o que fazer para amenizar o problema de carbonização nos motores a gasolina. Minha moto eu rodei pouco mais de 1500km, e quando inseri uma chave de fenda pelo furo da vela de ignição eu notei que já existe deposito de carvão na cabeça do pistão… somos vitimas dos nossos bolsos e dos postos que nos sacaneiam. é verdade que motores a álcool não tem esse problema? Willians, 21, Governador Valadares, MG

R: Wilians, como você sabe (é químico?) o álcool teoricamente produz uma queima mais limpa, pelo menos no que se refere aos hidrocarbonetos. O carvão encontrado nos resíduos da combustão da gasolina das motos (e carros) são resultados da queima incompleta da gasolina adicionada por sabe-se lá que aditivos. Soma-se a eles o resíduo do lubrificante do motor que eventualmente migra para a combustão, e esse é o resultado.
Enquanto o carvão não prejudica o funcionamento do motor, seja pelo aumento da compressão (ele ocupa voluma na câmara) seja por provocar auto-ignição por meio de alguma partícula incandescente não acarreta maiores problemas. Você pode reduzir esse acúmulo de carvão mantendo a moto sempre bem regulada e se utilizar da gasolina premium, se achar que compensa o preço. Mas mesmo assim, sempre que você raspar a cabeça do pistão com a chave de fenda vai retirar carvão, isso é bastante normal. abraços,

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Sou químico sim, mas a questão é: Não ha risco de raspar aquele carvão e ele se deslocar para a camisa do cilindro ocasionando riscos??? esse é meu medo… Outro fato, foi que a concessionária substituiu a vela original por uma mais fria, será que isso pode ser uma resposta para a quantidade de carvão?

É verdade, o problema está na própria raspagem amigo, evite fazer isso. Normalmente somente uma parte dos resíduos da queima incompleta fica presa no pistão, o resto vai se depositando pelo escapamento. Nas beiradas de onde você raspou é que pode criar uma frente incandescente, deixe o pistão quieto. Para retirar o carvão tem que desmontar tudo e limpar completamente, mas isso só compensa se houver necessidade de trocar alguma peça, depois de um uso intenso que tenha provocado o desgaste normal da vida do motor.
Quanto à vela, de novo você está certo. Se sua tocada for muito forte pode continuar usando essa mais fria mesmo mas perceba que se e quando andar devagar a vela fria vai favorecer a criação de carvão porque como ela retira mais calor da câmara de explosão a queima pode ficar incompleta. Nesse caso reponha a vela original, de temperatura de trabalho mais alta (o eletrodo deve clarear um pouco). Boa sorte.

Ola, tenho uma ybr Factor 08/09 gostaria de saber como fazer para passar minha ybr factor que é gasolina para o uso do alcool, pois rodo em media 3.000 km mes e o alcool aqui na minha região esta em torno de R$ 1,00, e com isso iria economizar bastante. Agradeço desde ja pela atenção.Ja tentei colocar os gicles da ybr antiga mas infelismente não deu certo a rosca dos gicles. Valter, 28, Santa Cruz das Palmeiras, SP.

R: Valter, não aconselho você se envolver nessa aventura, não dá certo. Há muita gente que faz a conversão nos automóveis e em motos, mas se você pesquisar um pouco vai entender que não compensa. Deve-se trocar uma série de peças além de adequar a mistura e tempo de ignição para esse combustível. Elas recebem um acabamento que protege contra corrosão e se não forem trocadas a durabilidade do seu motor, carburador, tanque, etc. ficam muito comprometidas. Não recomendamos porque não compensa. Abraços.

Tenho uma HONDA MAGNA 750, gostaria de saber o telefone de alguma industria de sissy bar. No aguardo, Kleuber, 39, Uberlândia, MG

R: Kleuber, procure no nosso forum por algum colega motonliner que possa lhe indicar. Boa sorte.

Gostaria de saber se as peças da linha da DAFRA, podem ser usadas na HONDA, principalmente as mais populares? Erik, 38, Poá, RS

R: Erik, Realmente há peças intercambiáveis mas é necessário analisar uma por uma. Aconselho a pesquisar no nosso forum pois de certo outro motonliner já se deparou com esse problema. O pessoal verifica a possibilidade e dá a dica. Abraços.

Sou um grande fã do site, sempre leio as materias e queria deixar aqui meus parabens por tudo q vcs proporcionam a nós apaixonados por motos! Gostaria de deixar uma sugestao q seria´para vcs testarem a Nova Hornet, com ABS. Gostaria de comprar essa moto nao nao acho muita coisa a respeito. desde ja obrigado! Luiz, 25, Feira de Santana, BA.

R: Obrigado Luiz e anotamos sua sugestão, para assim que possível, Abraços,