Capacidade de inclinação de até 45º

Carver One, um veículo em crise existencial

A sensação de estar no cockpit de um avião caça

A sensação de estar no cockpit de um avião caça

O Carver One é um “brinquedo de gente grande” de três rodas, lançado no mercado em março de 2007 pela companhia holandeza Carver One Design e Tecnologia, mas que só agora está caindo no gosto do consumidor europeu. Apesar do seu preço bastante salgado, está virando febre na Europa, principalmente na França onde pode ser visto com facilidade nas ruas e estradas daquele país.

Um veículo que ainda não decidiu o que quer ser na “vida”

Um veículo que ainda não decidiu o que quer ser na “vida”

É um veículo que “vive” uma crise existencial e ainda não decidiu se quer ser carro, moto ou avião caça. Dirige-se como se fosse um carro – no Brasil é exigida CNH para carros para pilotá-lo (ou dirigí-lo), seu cockpit oferece a sensação de se estar pilotando um caça e tem comportamento dinâmico de uma motocicleta, permitindo inclinações de até 45º com muita segurança, mesmo em curvas de alta velocidade.

A pretensão do fabricante foi combinar o que os carros e as motos têm de melhor, oferecendo aos seus ocupantes muita segurança, conforto e mimos como som de qualidade, airbag, vidros elétricos em ambos os lados, apesar de ter somente uma porta do lado esquerdo, teto removível, bancos de couro. volante esportivo, controle térmico da cabine e parte do teto removível.O sistema de inclinação é acionado por um computador que avalia a velocidade e o quanto o piloto virou o volante, determinando o grau de inclinação necessário para aquela situação. Quando movimentado em velocidade inferior a 10 km/h o sistema é desativado.

O preço do Carver One na Comunidade Européia gira em torno dos R$ 100.000,00, mas quando importado para o Brasil não custaria menos de R$ 240.000,00 (estimativa).

Algumas características técnicas do Carver One:

Capacidade de inclinação de até 45º

Capacidade de inclinação de até 45º

Capacidade de inclinação de até 45º

Capacidade de inclinação de até 45º



Mário Sérgio Figueredo

Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.