Javier Pizzolito termina o Desafio Ruta 40 2013 na 4ª colocação

Caselli e Bonetto são os vencedores do Desafio Ruta 40

Após seis dias de competição, a quarta edição do Desafio Ruta 40 terminou com vitória de Kurt Caselli (KTM) na categoria de motos e Lucas Bonetto (Honda) na categoria de quadriciclos. Não era possível saber quem seriam os vencedores até os quilômetros finais.

Javier Pizzolito termina o Desafio Ruta 40 2013 na 4ª colocação

Javier Pizzolito termina o Desafio Ruta 40 2013 na 4ª colocação

O Desafio Ruta 40 terminou com uma especial de 136 km e foi marcada pela queda de Helder Rodrigues e a vitória de Kurt Caselli. Após sua primeira participação no Dakar em janeiro, no qual venceu duas etapas, ele está agora bem e verdadeiramente pronto tendo alcançado seu maior sucesso, ao terminar na frente de Francisco “Chaleco” López e Marc Coma, seus dois companheiros de equipe que fizeram um pódio 100% KTM. Até o ultimo dia da corrida, o piloto americano estava na cola de Chaleco, que acabou batendo por 43 segundos na classificação geral final. Terminando em segundo – como no Dakar 2013 – o piloto chileno chegou na frente de seu novo companheiro de equipe Marc Coma, que ainda assim consolidou sua posição na dianteira do Campeonato Mundial de Enduro de Resistência (FIM).

Enquanto Helder Rodrigues foi forçado a abandonar com uma lesão no quadril sofrida em uma queda no início da última etapa, seu companheiro da Honda, Javier Pizzolito, assumiu a responsabilidade de representar a marca japonesa com uma quarta colocação. As cinco primeiras posições da classificação final foram completadas por David Casteu e sua Yamaha.

Nos quadriciclos, Lucas Bonetto (Honda) foi capaz de superar suas próprias expectativas com sua terceira vitória no Desafio Ruta 40. Após dominar praticamente todas as etapas, ele terminou na frente de Sebastián Halpern (Yamaha Raptor) e Rafal Sonik (Yamaha Raptor). O piloto da Tierra del Fuego assumiu a ponta na primeira etapa e batalhou por ela pelos três dias seguintes com Gastón González (Yamaha Raptor), que por fim perdeu terreno e permitiu a Bonetto cruzar a linha de chegada sem pressão.

O Desafio Ruta 40 é também uma vitrine do Desafio Dakar, reservado para competidores que nunca participaram do Rally Dakar. A “corrida dentro da corrida” foi dominada pela categoria de motos com Alberto Ontiveros (Beta) por toda a segunda metade do rali. Em 16º na classificação geral, ele mantém sua posição e irá compartilhar dos benefícios de um convite para o Dakar com o piloto de quadriciclo de 18 anos Jeremías González Ferioli (Yamaha Raptor), que pôde testar e confirmar seu status como a grande esperança na modalidade no Dakar (6º colocado geral).