Publicidade

Caterham Seven chega aos 46 km/litro

A Caterham Cars inglesa é famosa por produzir alguns dos mais rápidos carros do mundo. Seu modelo Seven Roadsport de motor série K 1ponto6 de 16 válvulas teve algumas modificações aerodinâmicas, um jogo de pneumáticos estreitos de baixa resistência ao rolamento, bancos leves e foi colocado na Eco Maratona Shell, na qual aliás ele foi o único modelo de produção normal.

A Eco Maratona Shell é uma prova anual de sete voltas em pista, um mínimo de 40 minutos e de 15 milhas por hora de velocidade, ou 24,140 km/h. Os veículos concorrentes têm de ter equipamentos completos de segurança e podem ser equipados com motor a gasolina, LPG, diesel ou hidrogênio.

A fábrica e sua associada no projeto, a Universidade Cranfield, esperavam que seu piloto de provas especializado em economia conseguisse chegar às 100 milhas por galão, ou 35,4 km/litro – mas ele chegou aos 46,203 km/litro. O Dr. Steve Cousins, líder do projeto, diz que “Estamos mostrando que dirigindo com muito cuidado e com modificações relativamente simples em carros convencionais, pode-se chegar a economias de combustível significativas. O Caterham 2R foi o único carro na competição que foi moldado num veículo de rua.”

Publicidade

José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.