Cavalos domados eletronicamente

Cavalos domados eletronicamente

Cavalos domados eletronicamente

Rodamos com a rec‚m-lan‡ada Suzuki GSX-R 1000 nas ruas brasileiras. Para domar seus 185 cv de potˆncia m xima, a superesportiva traz um in‚dito seletor de modo de pilotagem eletr“nico

Quando foi lan‡ada na Europa e nos Estados Unidos, no in¡cio de 2007, a ficha t‚cnica, os n£meros de desempenho e as novidades tecnol¢gicas da s‚tima gera‡Æo da Suzuki GSX-R 1000 deixaram os fÆs brasileiros de motos superesportivas com  gua na boca. Pois finalmente, agora em 2008, a GSX-R 1000 desembarca no Pa¡s.

O modelo 2008 – chamada de K7 – ‚ in‚dita do farol aos escapamentos: quadro de dupla trave superior em alum¡nio mais compacto, suspensäes mais eficientes, nova balan‡a traseira, pedaleiras ajust veis, nova inje‡Æo eletr“nica, enfim… Tudo novo.

Como o projeto da Suzuki tinha como objetivo criar uma campeÆ das pistas, um simples teste pelas ruas e estradas da Grande SÆo Paulo nÆo ‚ suficiente para se conhecer a fundo essa superesportiva. Mas j  podemos ter uma id‚ia do que ela ‚ capaz.

Seletor de potˆncia – O motor tem a mesma arquitetura de seu antecessor – quatro cilindros em linha de 999 cmü, 16 v lvulas, comando duplo no cabe‡ote (DOHC), com arrefecimento l¡quido -, por‚m com pistäes forjados em alum¡nio, eixos de comando ocos (para reduzir o peso) e um balancim para reduzir vibra‡äes.
A Suzuki tamb‚m mudou a inje‡Æo eletr“nica, agora mais compacta, tem bicos injetores com 12 pequenos orif¡cios em vez dos quatro furos maiores utilizados anteriormente. Com isso a nebuliza‡Æo da mistura ar-combust¡vel ‚ mais eficiente. Tudo para manter o propulsor bem alimentado.

Cavalos domados eletronicamenteEssas novidades, em conjunto com dutos de admissÆo e escape 8% maiores e v lvulas em titƒnio com comando “mais bravo”, resultaram em um aumento de 7 cv na potˆncia m xima – passou dos anteriores 178 cv a 11.000 rpm para 185 cv a 12.000 rpm. Isso sem a indu‡Æo direta de ar entrar em a‡Æo, somente medido no dinam“metro.

Mas o grande destaque desse novo motor nÆo sÆo os 7 cavalinhos a mais. Mas sim um pequeno botÆo localizado no punho direito, chamado de Suzuki Mode Drive Selector, ou simplesmente, S-MDS, como gosta a f brica de Hamamatsu. Trata-se de um seletor de como a curva de potˆncia ser  entregue pelo motor. O piloto pode escolher trˆs diferentes tipos de gerenciamento do propulsor.  como ter trˆs motos em uma s¢ com o simples toque de um botÆo.

No modo “A” vocˆ tem for‡a total. No modo “B”, a potˆncia ‚ menor em baixas rota‡äes, mas a partir das 9.000 rpm a usina de for‡a est  de volta. No modo “C” mant‚m pouca potˆncia em m‚dios e baixos regimes, mas o motor p ra de entregar mais potˆncia acima das 8.000 rpm.
Podemos chamar o modo “A” de exagero. A potˆncia ‚ tanta desde as baixas rota‡äes que senti o pneu traseiro derrapar assim que girava o acelerador com vontade. O modo “B” transmite mais confian‡a, pois se pode acelerar nas sa¡das de curva sem medo que a moto saia de baixo de vocˆ. J  o modo “C” realmente transformou essa bestial 1.000 cc em uma moto mais mansa, como uma 600 cc. Seria ideal para um dia chuvoso em uma serra sinuosa.

Cicl¡stica – O novo e compacto quadro de dupla trave superior em liga de alum¡nio e as suspensäes reformuladas completam o excelente conjunto da nova Suzuki 1000. Os garfos telesc¢picos invertidos (upside-down) na dianteira e o monoamortecedor na traseira ganharam regulagem na velocidade da compressÆo, al‚m do ajuste de retorno e na pr‚-carga da mola.

Com tanta for‡a do motor uma novidade bem-vinda foi o amortecedor de dire‡Æo com uma v lvula eletromagn‚tica que enrijece o guidÆo de acordo com a velocidade, facilitando as manobras em baixa velocidade. Para que a moto fique bem ao gosto do piloto, as pedaleiras da nova GSX-R 1000 podem ser ajustadas em trˆs diferentes posi‡äes.

Outro ponto forte sÆo os freios. Basta apertar o manete para que os dois discos de 310 mm de diƒmetro, com pin‡as radiais de quatro pistäes , parem a roda dianteira. Na traseira, um disco simples de 220 mm com pin‡a de um pistÆo completa o servi‡o de parar os 172 kg dessa besta de 1.000 cc.

Dois escapamentos – No design a mudan‡a que salta aos olhos sÆo os dois novos escapamentos em substitui‡Æo ao £nico escape da versÆo anterior. Agora o sistema 4-1-2 com duas sa¡das, uma de cada lado, resultou em um peso maior, mas, segundo a f brica japonesa, a centraliza‡Æo de massas est  melhor.

A carenagem tamb‚m mudou. Projetada em t£nel de vento, teve sua  rea frontal reduzida. A bolha est  mais alta para oferecer mais prote‡Æo aerodinƒmica em alta velocidade.
Para completar o cockpit, um compacto e belo painel, que traz: conta-giros anal¢gico, veloc¡metro digital, shif-light (luz que indica a hora de trocar de marcha) e um £til indicador de marcha engatada, e outras coisas mais sup‚rfluas, como rel¢gio, hod“metros etc.
A nova GSX-R1000 j  est  dispon¡vel nas Concession rias Suzuki nas cores preta, preta e laranja, vermelha, azul e amarela. Seu pre‡o sugerido ‚ de R$ 71.900,00, mas Concession rias estÆo oferecendo, por tempo indeterminado, um b“nus promocional no valor de R$ 10.700,00.

* No teste INFOMOTO usou capacete KBC, MacacÆo Shift, Luvas GTech e Botas Diadora.

FICHA TCNICA – Suzuki GSX-R 1000 K7
Motor : 4 tempos, quatro cilindros em linha, 16 v lvulas, DOHC, refrigera‡Æo l¡quida
Capacidade 999 cmü
Diƒmetro x curso 73,4 mm x 59,0 mm
Taxa de compressÆo 12,5:1
Cƒmbio 6 marchas
TransmissÆo final por corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Igni‡Æo Eletr“nica digital
Comprimento total 2.045 mm
Largura total 720 mm
Altura 1.130 mm
Distƒncia entre eixos 1.415 mm
Altura do assento 810 mm
Peso a seco 172 kg
SuspensÆo dianteira Telesc¢pica invertida (upside-down) e totalmente ajust vel
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida com amortecedor a ¢leo totalmente ajust vel
Freio dianteiro Disco duplo de 310 mm de diƒmetro, com pin‡as de quatro pistäes fixadas radialmente
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diƒmetro com pin‡a de um pistÆo
Pneu dianteiro 120/70-ZR17
Pneu traseiro 190/50-ZR17
Tanque de combust¡vel 17,5 litros
Potˆncia m xima 185 cv a 12.000 rpm
Torque m ximo 11,9 kgf.m a 10.000 rpm
Cores azul, vermelha, amarela, preta/laranja, preta
Pre‡o R$ 71.900