Publicidade
Foto: CB450E - 1985 de Daniel B Medeiros

Foto: CB450E - 1985 de Daniel B Medeiros

CB 450 – Tenho um CB 450 DX ano 1988, de uns tempos para c  ela come‡ou a queimar as velas. Queria antes de leva-la para o conserto ouvir a opiniÆo de vcs.
Wellington Duarte
FORMIGA-MG
Welly, nossa primeira recomenda‡Æo ‚: troque de moto! A pobrezinha t  com quase 20 anos de uso! Certamente os an‚is j  foram pro vinagre. Aproveite para fazer a ret¡fica completa.

Qual delas
Estou com d£vidas em qual Titan pegar, gostaria que vocˆ me desse um conselho de entre a Titan ES, KS, e a ESD eu pegaria, na minha opiniÆo eu pegaria a ESD, mais me aconselharam pegar a mais simples pois eu iria pagar mais e nÆo teria tanta diferen‡a. Qual seria o seu conselho.
Francisco J£nior
Curitiba – Paran 
Chiquinho, se vc tem grana pra pegar a ESD manda ver, porque estes teus amigos pobres s¢ deram conselho furado: freio a disco e partida al‚trica sÆo bem melhor do que ficar pedalando ou enfiar os dentes num p ra-choque.

Bem loko
Tenho uma nx 200 e queria injetar nitro nela, tanto para melhorar a performance e a est‚tica s¢ q envez deu injetar o nitro (N2O) eu queria injetar oxigˆnio comprimido (C2O)mais nÆo sei se haveria melhora pois vi em algumas mat‚rias q o nitro era usado para esfriar o motor e eu pergunto para vcs se d  para fazer isso? E qual o lugar certo para injetar o nitro,‚ no cabe‡ote ou no carburador? Qual o lugar exato?
William Gon‡alves
SÆo JoÆo del Rei
Willy, cˆ deve tar bem loko, v‚io, colocar nitro numa NX 200 nÆo faz o menor sentido. O nitro s¢ se faz sentir em motores com mais de 100 cv, abaixo disso vc s¢ vai ter a chance de explodir tudo. O ¢xido nitroso promove uma super queima dentro da cƒmara de combustÆo e a bielinha da 200 vai dar um n¢. A inje‡Æo de nitro ‚ feita no coletor de admissÆo. Mas esquece esta bobagem.

Publicidade

Fluido de freio
Peguei estrada de barro em um dia de chuva, barro at‚ as canelas o fluido de freio que antes era azul claro ficou marrom escuro. Essa vai ser a segunda vez que troco as pastilhas de freio dianteiro e tenho que repor o fluido tamb‚m, mas gostaria de trocar todo ele. A d£vida ‚ se existe algum macete para fazer isso ou ‚ s¢ sangrar todo o fluido velho e colocar o fluido novo
Roberto Lucrezia
Itaja¡ / SC
Rob, nunca vi fluido de freio contaminar desta forma. Em todo caso, a trova requer muito cuidado e experiˆncia. NÆo basta tirar um e colocar outro. Se o ¢leo contaminou mesmo, primeiro ter  de promover uma limpeza em todo o sistema. Em seguida, ter  de drenar todo o ¢leo e cuidado porque este ¢leo ‚ extremamente agressivo. NÆo deixe cair na pintura e use luvas. Em seguida instale as pastilhas novas e coloque o ¢leo novo. Vocˆ ter  de “sangrar” at‚ sair todo o ar do sistema e essa ‚ a parte mais pentelha, porque demora e faz uma meleca dos diabos. Se vc nÆo tiver as ferramentas adequadas e experiˆncia ‚ melhor procurar um mecƒnico, porque eu j  quase morri quando uma presilha de freio saiu durante um teste fora-de-estrada.