Quem estava cogitando a possibilidade de adquirir uma Honda CB 500X 2018 pode receber agora aquele empurrãozinho que faltava para assinar o contrato de compra. Isso porque a marca colocou o modelo sob condições especiais de aquisição com juros reduzidos para 1,29% ao mês – em promoção válida por 3 meses em todo o território nacional. Agora, em ação inédita, a CB 500X pode sair por entrada de 50% mais 36 parcelas de R$ 499,00 (com base no Estado de São Paulo e já inclusas as despesas com frete e seguro). Para compra à vista, o valor (sugerido) segue inalterado: R$ 25.900,00 (não inclusos despesas de frete e seguro).
Mais uma vez, a Honda aposta na relação custo e benefício para atrair motociclistas que partem das 125 – 250cc em busca de uma moto maior. No ano passado, ela reduziu o preço de toda a família 500 (CB 500F, CB 500X e CBR 500R) para tornar os modelos mais competitivos frente às novas concorrentes e plantar aquela dúvida nos potenciais compradores: “se eu posso comprar uma 300 cc premium, por que não invisto um pouco a mais e levo uma 500 cilindradas?”.
Honda CB 500X – versatilidade e torque em baixa para prevalecer no mercado
A Honda oferece condição exclusiva à CB 500X (Fipe de R$ 27.287,00, em 13/03/2018) justamente agora, diante da chegada das potenciais concorrentes BMW G 310 GS (Fipe de R$ 24.885,00) e Kawasaki Versys X-300 (Fipe de R$ 23.290,00 na versão standard e R$ 25.990,00 na Tourer) ao mercado brasileiro. O objetivo é balançar novamente os consumidores e voltar com a dúvida do parágrafo acima, entre a compra de uma 300 cc ou uma 500 cc por preços similares.
Evidentemente, cada moto possui características próprias, definindo um melhor uso para uma ou outra proposta. Leve, com tecnologia (como desligar o ABS) e extremamente ágil, a G 310 GS é a ‘mais trail’ da lista, enquanto o motor bicilíndrico e os 40 cv da Versys X-300 mostram sua eficiência girando alto, garantindo mais diversão em uso esportivo ou até numa sinuosa rodovia… mas nenhuma se compara quando o assunto é torque em baixa, crucial para imersões em trechos de terra ou ultrapassagens sem a necessidade de reduzir marchas em viagens – e aí que está a grande arma da Honda.
Com seus 4,55 kgf.m a 7.000 rpm (ainda mais vigorosos se comparados com os 2,9 kgf.m a 7500 da GS e os 2,6 kgf.m a altíssimos 10.000 rpm da Versys) a CB 500x deixa clara sua vocação estradeira, independente se o trajeto for por asfalto ou off-road leve. Esta aptidão, inclusive, motivou a Honda a classificar o modelo como ‘a representante touring da família 500′. O motor, o já conhecido bicilíndrico de 471 cc arrefecido a líquido, também gera 50,4 cv de potência máxima, a 8.500 rpm.
A CB 500X em seu modelo 2018 também conta com o HISS (Honda Ignition Security System – sistema de identificação da chave original por meio de chip eletrônico, que inviabiliza a partida sem a chave original, favorecendo a baixa no valor das cotações de seguros do modelo), tanque com 17,7 litros, sistema ABS, iluminação em LED, painel digital completo (incluindo conta-giros, relógio, hodômetro total e parcial, indicação de consumo de combustível instantâneo e médio, além de diagnóstico do motor). Como argumento de compra, a Honda também aposta nos 3 anos de garantia e no “Honda Assistance 24h”, que garante assistência durante a vigência da garantia não só em território nacional, como também na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.