CBM anuncia novidades para a categoria 250cc

Transformar a categoria 250 do Campeonato Brasileiro de Motocross na grande elite do motociclismo.

Esse ‚ o principal objetivo da CBM (Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo), organizadora e promotora da competi‡Æo e que criou novas regras para a temporada 2005. “Apenas os pilotos de elite correrÆo na 250. Queremos criar ¡dolos no motocross”, afirmou Denglar Pires, coordenador de motocross da CBM.

O gate de largada ter  no m ximo 30 motos, 10 a menos que atualmente. Al‚m disso, o piloto s¢ poder  correr na 250 se tiver se classificado em pelo menos quatro provas em qualquer categoria do Campeonato em 2004. Mas h  exce‡Æo. Mesmo que o competidor nÆo tenha participado de corridas nesta temporada, ele ainda ter  a chance de alinhar no gate depois de ser submetido … an lise t‚cnica por parte da CBM.

Outra medida diz respeito aos prˆmios para os vencedores. Para incentivar ainda mais as disputas dentro das pistas, a CBM est  trabalhando com o intuito de aumentar o valor total da premia‡Æo na 250.

Sobre o motocross – O Campeonato Brasileiro de Motocross ‚ a principal competi‡Æo do motociclismo nacional. Al‚m da categoria 250, outras quatro fazem a festa em oito etapas por ano: 60cc, 80cc, 125cc e Open. A competi‡Æo nÆo p ra de crescer e evoluir nas partes t‚cnica, promocional e de divulga‡Æo.

Gra‡as aos investimentos da CBM, que permitiram a contrata‡Æo da M ster V¡deo, uma das melhores do pa¡s, com servi‡os prestados para a Rede Globo na transmissÆo da F-1, MotoGP e Stock Car, todas as corridas de motocross sÆo gravadas e geradas por emissoras de TV em rede nacional. Al‚m disso tamb‚m foram feitos investimentos em comunica‡Æo e assessoria de imprensa. O retorno de m¡dia cresceu quase 150% e o tempo de exibi‡Æo na TV chega a 1.647% a mais que os dois £ltimos anos.

Todos os esfor‡os da CBM tˆm refletido no sucesso das provas. Hoje o p£blico presente nas corridas tem m‚dia de 20.000 pessoas por etapa, superando inclusive a m‚dia do Campeonato Brasileiro de Futebol – apenas 7.000 espectadores por jogo. Tais resultados tˆm atra¡do cada vez mais empresas interessadas em associar o nome ou marca ao esporte, como Honda, Mobil e Dunas Race. A temporada 2005 promete come‡ar com for‡a total em mar‡o. SerÆo oito etapas, para cinco categorias, em v rios estados do pa¡s.