Publicidade

A Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM) ganhou em Paris o prˆmio “Meio Ambiente” durante conven‡Æo bienal da FIM (Federa‡Æo Internacional de Motociclismo), que contou com representantes de 94 pa¡ses. A condecora‡Æo do Brasil ‚ o reconhecimento do trabalho de preserva‡Æo desenvolvido pela entidade sediada em Belo Horizonte durante o International Six Days Enduro (ISDE), realizado em novembro de 2003 em Fortaleza (CE). A competi‡Æo contou com a participa‡Æo de 350 pilotos de 35 pa¡ses.

“O Six Days foi o evento que mais respeitou o meio ambiente em todo o mundo. Est vamos disputando o prˆmio com a Holanda e Austr lia.  o reconhecimento do trabalho da CBM, que tamb‚m j  havia sido elogiado pela qualidade t‚cnica”, afirmou Lincoln Miranda Duarte, presidente da CBM. Ele participou da conven‡Æo da FIM na Europa ao lado de Philippe Thiriet, diretor-geral da Confedera‡Æo, Luiz Fernando Caetano, diretor m‚dico da entidade, e Ivan Bastos, integrante do painel internacional jur¡dico da FIM.

Durante o Six Days, foram desenvolvidas v rias a‡äes para preservar o meio ambiente. “Nos boxes, os competidores s¢ podiam fazer a manuten‡Æo das motos se estivessem usando uma esp‚cie de ‘tapete ecol¢gico’, que impedia o ¢leo e o combust¡vel de atingirem o solo. No paddock,  rea em que ficam concentrados os pilotos e equipes, fizemos coleta seletiva de lixo e limpamos as trilhas por onde passou a competi‡Æo, nÆo deixando nada para tr s.  a primeira vez que uma entidade brasileira ganha um prˆmio desse n¡vel”, contou Lincoln Duarte.

A conven‡Æo bienal da FIM ‚ o evento mais importante da Federa‡Æo, que tem sede na Su¡‡a. Ali sÆo decididos os pr¢ximos passos do motociclismo mundial, como calend rios oficiais, novas regras e mudan‡as de regulamento. A CBM aproveitou o evento para mostrar ao mundo o trabalho social desenvolvido no Brasil pela “Ambulƒncia 4×4”, a primeira da Am‚rica Latina e que foi constru¡da em parceria com a Volkswagen Caminhäes.

Publicidade

Por meio de fotos e v¡deos, os participantes da conven‡Æo da FIM souberam como ‚ feito o atendimento … popula‡Æo carente durante os eventos que contam com a participa‡Æo e organiza‡Æo da CBM, como o Campeonato Brasileiro de Motocross e Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, Rally dos Sertäes e Copa Baja. “A ambulƒncia chamou muito a aten‡Æo e a iniciativa foi bastante elogiada. At‚ recebi um e-mail do secret rio geral da FIM”, contou Lincoln Miranda.