Publicidade

CBM inclui Piauí e Maranhão como etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro

Com nova data e muitas mudanças, o 3º Enduro-Rally do Pirão vai movimentar as trilhas maranhenses nos próximos dias 17 e 18 de julho de 2010.

A prova off-road, antes marcada para este mês de junho foi alterada, devido principalmente ser incluída agora como etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Assim, a competição para motos valerá como 7ª e 8ª etapas do Nacional de Enduro e ainda pelo Campeonato Maranhense de Enduro de Regularidade, valendo por quatro etapas. Além das motos, a prova terá ainda competidores de carros 4×4 e quadriciclos. A prova começa com o Briefing Técnico em Teresina, capital do Piauí, no dia 16 de julho. Os roncos dos motores começam pra valer no dia seguinte, na cidade de Timon-MA, da Concessionária Honda Sol Nascente Motos, com o início das aferições.

Serão dois dias oficiais de muitas disputas competição em 670 Km de percurso. O roteiro é o seguinte: as duas etapas iniciais, no dia 17, larga de Timon e tem chegada em Bacabal. É o dia mais longo com 380 Km, passando pelos municípios de Caxias, Peritoró e São Luís Gonzaga. As duas etapas finais, no dia 18 de julho, largará de Bacabal e tem chegada final na capital São Luís, no Rio Anil Shopping, onde também acontecerá a festa de premiação e confraternização. Este segundo dia, com 290 Km de percurso, passará por vários municípios, entre eles São Mateus, Catanhede, Itapecuru Mirim, Santa Rita e Bacabeira. Para as motos, as categorias em disputa são: Master, Sênior, Over40, Júnior e Novato. Para os quadriciclos: Graduado e Novato; para os carros 4×4: Graduado e Turismo.

Publicidade

As mudanças ocorridas recentemente no calendário de provas da CBM se deram com a mudança da diretoria da entidade. O cearense Alfredo Miranda é o novo diretor nacional de Enduro de Regularidade, em substituição ao piauiense Paulo Melo. Segundo Miranda, as mudanças no calendário já começam a agradar os competidores. Para o presidente da Federação Maranhense de Motociclismo, Paolo Mussalém, que organiza o Enduro-Rally do Pirão, ao lado do piauiense Ehrlich Cordão, que é o diretor técnico da prova, os pilotos podem esperar um enduro em nível de Brasileiro. “Estamos trabalhando para proporcionar uma prova bastante técnica, com tudo o que eles (pilotos) têm direito. Lama, trilhas fechadas e areal estão no roteiro. Para a nossa federação está sendo muito bom poder trazer pra cá uma etapa dessa e contar com os melhores pilotos do país. Não mediremos esforços pra fazer uma grande prova. Isso tudo, claro, aliado a toda estrutura e experiência da Radical Produções (empresa especializada em organizar e realizar grandes competições off-road, como o Rally Piocerá/Cerapió)”, destacou Paolo Mussalém.

Para esta etapa nacional de enduro, estão confirmados competidores do Piauí, Maranhão, de Pernambuco (Petrolina), do Tocantins e da Bahia. Além disso, os maiores ícones do enduro nacional estão sendo esperados, como o mineiro Dário Júlio, tricampeão brasileiro, o capixaba Sandro Hoffmann, dono de cinco títulos nacionais, o cearense Helâindo Onofre, que venceu este ano os dois adversários acima, na categoria Master, no maior enduro de regularidade do país, o Rally Cerapió.

As inscrições já estão abertas para o 3º Enduro-Rally do Pirão no telefone (86) 3231-0910, informações: [email protected]. A apuração será por GPS, através do Rastro Totem, que monitora os competidores no percurso de segundo a segundo. Todos os inscritos terão seguro, no ato da inscrição de acidentes pessoas e a prova terá seguro de responsabilidade civil contra terceiros. As vagas são limitadas, sendo 100 para motos, 30 vagas para cadriciclos e 20 para carros 4×4.

O 3º Enduro-Rally do Pirão tem patrocínio do Grupo Mafrense, Barra Rio Anil Shopping e Japan Motos. Co-patrocínio: Concessionária Honda Bacabal. Apoio: Alpha Grafics, 4×4 Rent a Car, São João Pneus e Mônaco Motos – Concessionária Honda em São Luís-MA.Supervisão: CBM, Federação de Motociclismo do Piauí (FMP), Federação de Motociclismo do Maranhão (FMMA) e Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM). A realização é da Radical Produções.

Publicidade