Publicidade
Foto: Honda

Foto: Honda

Parab‚ns, este site ‚ otimo, gostaria de saber como fa‡o para adquirir a revista com o teste da CBR 450 SR. Qual moto vc devo comprar, a CBR ou a GS 500 at‚ 1998.
Robson – Guarulhos, SP
Rob, o teste da CBR 450 est  no forno. Putz, sÆo motos bem diferentes, vc ter  de decidir por conta pr¢pria.

Ferrugem
Comprei uma moto CG-125, atualmente estou com 1200 Km Rodados e o tanque est  enferrujado, entÆo, gostaria de saber: Qual foi a origem do ferrugem?
Fernando Paulista, Pe
Se a moto foi comprada nova na concession ria pode voltar e pedir explica‡äes e at‚ exigir garantia.

C ster
Tenho observado que o ƒngulo de caster medido na coluna de dire‡Æo ‚ coincidente com o ƒngulo medido na inclina‡Æo das bengalas da suspensÆo dianteira, pelo menos na maioria das motos. Acabei de passar por um motoboy em cuja moto as bengalas estavam claramente em ƒngulo mais agudo do que a coluna. Eu j  tinha visto o contr rio, ƒngulo maior, numa adapta‡Æo tosca de uma CB400 para uma versÆo “easy rider”. Quais as conseqˆncias dessas altera‡äes? Ah, a do motoboy deve ter sido originada por uma pancada, nÆo proposital e, como funciona, ficou assim mesmo. Apare‡a na sexta para o almo‡o no Fundo de Quintal para comer um peixe com molho de mostarda.
Carlos – SÆo Paulo
Eu tb j  vi essas motos “TT” de motoboys “toda torta”. Bom, a conseqˆncia ‚ que esse motoboy vai acabar dando outra porrada em pouco tempo, porque a moto fica ingui vel. Certamente nÆo ‚ proposital, mas fruto de uma pancada. Os caras sÆo tÆo miser veis que nÆo mandam arrumar. CarlÆo, faltou mandar o endere‡o do Fundo de Quintal!

Publicidade

Fazer
Tite, como vai? Bom, Ǹ uma dǧvida que surgiu em minha mente: a Fazer por ter 5 marchas sugere que futuramente a Yamaha possa utilizar esse mesmo motor e adicionar mais uma marcha? A moto tem potǦncia suficiente pra um “upgrade” ou esse negÇücio de 6 ou 5 marchas nÇœo tem nada a ver com a potǦncia da moto? DÇ­ pra viajar tranquilo em uma velocidade de cruzeiro a 120 km/h ou a moto fica “gritando” muito? A Twister Ǹ mesmo mais indicada que a Fazer pra estrada?
Ronaldo – SÇœo JosǸ do Rio Pardo – SP
Pelo que percebi no teste com a Fazer a quinta marcha faz falta na estrada, mas o funcionamento silencioso do motor nÆo d  aquela sensa‡Æo de “gritaria”. A rela‡Æo final da 5¦ marcha da Fazer ‚ quase a mesma da 6¦ marcha da Twister. Quanto a Yamaha mudar o cƒmbio, acho dif¡cil, s¢ se a XT 250 vier com seis marchas. Por enquanto ‚ s¢ especula‡Æo. Escolher entre 5 ou 6 marchas nada tem a ver com potˆncia.

Cruzes
Nooossa.. quer dizer entÆo q nodia 6 do 6 do ano 06 al‚m de eu ter ido assistir “A Profecia”, eu ainda fui pilotando a TW do Diabo e vermelha! Se a moto ‚ do diabo ser  q as minas q sentam na garupa tamb‚m sÆo diab¢licas? Hahaha.. RÖDICULO, eu quero ‚ mais curtir a minha TW e q esses caras vÆo arrumar o q fazer! Rrss
Wagner – Sorocaba, SP
amigo tite acho que estamos perdidos pois a maioria das motos estÆo “encapetadas” por culpa dos donos, mas acho que temos sa¡da: farol sempre acesso, capacete afivelado (j  ouvi algumas not¡cias de capacete sair no acidente), manuten‡Æo em dia, respeito as leis de trƒnsito, nÆo abusar da velocidade, a¡ nossas motos se tornarÆo “bentas” e Deus estar  sempre ao nosso lado,um abra‡o.
sergio – juiz de fora – mg

Qual
pretendo comprar minha 1¦ moto, mas estou em duvida entre a ybr e a cg 150cc, em rela‡ao a desempenho e resistencia, oque vc me sugere?
William – rio grande (RS)
Willy, eu mal dei uma volta no quarteirÆo de YBR, nÆo conhe‡o muito bem essa moto, por isso o que eu escrever ser  chute!

Rela‡Æo
ola tite, estava pensando aqui: Quem tem uma XTZ e quizer deixa-la com uma velocidade final maior, basta por a rela‡Æo da YBR que usa o mesmo motor e na medida acertada! O mesmo pode ser feito com a bros 125 (usando a rela‡Æo da titÆn 125), com a bros 150 (usando a rela‡Æo da titÆn 150). Essas motos tbm vÆo ficar + econ“micas por rodarem em uma faixa de giro menor (a rela‡Æo paralela custa cerca de 40 reais). Estou certo?
J£nior – Dourados MS
JR, vc est  errado! S¢ a troca da rela‡Æo nÆo resolve. Os motores nÆo sÆo idˆnticos, tem algumas pequenas diferen‡as, mas nÆo me pergunte quais sÆo!

Publicidade

Strada
Companheiros, recentemente comprei um cbx 200 strada, e tenho muito interece em conhecer mais sobre este modelo, como posso deixa-la mais “arretada”. Caso vcs puderem, aceitarei qualquer tipo de informa‡Æo a respeito de moto. h , deem uma olhadinha no link T‚cnicas da pagina, pois tentei ler a materia sobre potˆncia e cilindrada e s¢ vai direto para a opera‡Æo (over haulin).
KIMAIR – MANAUS
Kima, nÆo temos dicas para arretear motocicletas. Quando o link remeter a outra mat‚ria, clique na tecla F5 do se teclado que tudo volta ao normal.

Apostila
Car¡ssimo Tite Li numa das v rias mensagens … respeito de uma apostila de t‚cnicas que vocˆ estaria lan‡ando. Gostaria de saber se ‚ verdade. Caso afirmativo, estaria interessado.
PABLO – Vila Velha/ES
Pablito, a apostila est  no projeto pra 2006, ap¢s a Copa do Mundo!

Sport
Tite, ouvi dizer de um funcionario da honda que a 150 SPORT sair  de linha, procede essa informa‡Æo?
Omar – Ilh‚us
Er, esse funcion rio nÆo fez nenhum pacto com o coisa ruim, fez? Acho que ele t  variando.

Apelo
tite e a quem interessar possa : pelo amor de Deus,de Nossa Senhora de Nazar‚ ,de Nosso Senhor Jesus Cristo me digam onde eu encontro um amortecedor de dire‡Æo pra CB 500 ano 2001. hoje gra‡as a meu Anjo da Guarda, e a minha experiencia de mais de trinta anos de motociclismo eu mais uma vez escapei de ir pro espa‡o por causa de um violento kick-back. mo‡ada ‚ muito serio!ja falei com Deus e o mundo e nada da “pe‡a”.
paulo – marab  pa
PaulÆo, nÆo existe amortecedor espec¡fico pra CB 500, vc ter  de adaptar um modelo gen‚rico. Veja nas oficinas de motos importadas que vc encontra, mas prepare o bolso!

Publicidade

Virago
Comprei uma virago 250 cc, ano 1998, quando estou com acompanhante achei que a trazeira, bate como se os amortecedores tivessem gastos, isso normal nessas motos
Cleiton – Americana/SP
NÆo lembro se a Virago 250 tem regulagem no amortecedor, mas se tiver, coloque na posi‡Æo mais “dura” quando estiver com garupa.

Novidade
Gostaria de saber se tem alguma novidade em motocicletas para 2007
Carlos – carazinho, RS
Eu tb gostaria de saber!

Pneu
Para quem pensa que o pneu traseiro da CG Sport ‚ igual ao dianteiro da CB500, aqui vai as diferen‡a, CB500 MT75 110/80 R17 57H, o da Sport ‚ MT75 110/80 R17 57P, esta letrinha “P” significa que o pneu foi feito para rodar at‚ 150km/h, o “H” 210km/h, isto significa que o pneu deve ser muito superior na sua composi‡Æo para resistir esta diferen‡a de 60km/h, al‚m ‚ claro que o pneu dianteiro ‚ projetado para andar na frente e o traseiro atr s.
Jos‚ – Porto Alegre – RS
Tem outra diferen‡a fundamental: o pneu dianteiro ‚ pra ser usado na frente e o pneu traseiro ‚ pra ser usado atr s. Inclusive aquele “front” escrito no pneu significa “frente” e o “rear” significa traseiro.