Publicidade
Foto: M rio Bock

Foto: M rio Bock

Ae Tite! Parab‚ns pela mat‚ria da 750! Essa moto ‚ muito linda, tem estilo e at‚ hoje me encanta aquele ronco dela!. Par bens, tamb‚m, pelas fotos com curvas pra direita!
Lu¡s – SÆo Paulo

Capacete
Tite, gostaria de saber se h  alguma lei que proibe a ultiliza‡Æo deste tipo de capacete aberto, j  presenciei alguns acidentes com vitimas fatais que se tivessem com capacete fechado, com certeza hoje estariam vivas. Na data de ontem um amigo sofreu acidente justamente com um capacete desses vindo a bater a cabe‡a, e ta mau pra caramba no hospital, e isso ‚ revoltante.
Arnaldo – Campinas,SP
Depende do tipo de capacete. Tem muitos modelos abertos que sÆo apenas enfeites. Mas sempre foi aconselh vel usar capacete fechado, seja em que moto estiver.

Teste
gostaria de ver um teste da nx 350 sahara versos uma nx 400 falcon.
mauricio – divinopolis mg
Eu tb gostaria.

Publicidade

Gasolina
Tite, sobre a pergunta do Antonio de Dourado-SP, ele tinha duvidas sobre a gasolina podium, se era recomendavel para a tornado dele. Como sei qual gasosa usar em cada moto, por exemplo na minha 150 sport?
Edmar – Ilh‚us, BA
Caro Tio Tite. Tenho lido em v rias mensagens a mesma resposta. “No seu caso o uso da gasolina podium s¢ ir  prejudicar o seu bolso”. EntÆo me fala a¡, em quais motos vc recomenda o uso da gasolina de alta octanagem? J  sabe, querendo uma moqueca capixaba passa por aqui!
JoÆo – Vila Velha, ES
Ed, est  escrito naquele livrinho que todo mundo ignora, chamado Manual do Propriet rio. Johnny, Motonline ‚ que nem novela: se perder um dia vc fica boiando. Leia os arquivos das cartas que come‡a l  atr s pra entender. Come‡a bem l  atr s e leia tudo que saiu sobre gasolina.

Rodas
nÆo quero puxar o saco mas sou assinante da M****** a mais de ano, e a partir dessa semana sou o mais novo assinante da D*** gra‡as a vocˆ! agora a¡ vai a pergunta, essa ‚ das dif¡ceis hein. Vamos ver se vocˆ me esclarece isso: Seguinte: As rodas de liga leve nÆo sÆo melhores, mais fortes, mais bonitas e mais leves? EntÆo por que diabos as rodas das motos off-road sÆo todas raiadas? Obs.: os v¡deos daquele site italiano sÆo demais!
ALEXANDRE – PORTO ALEGRE – RS
Primeiro, pare de gastar dinheiro em revistas e leia apenas o Motonline, seu cabe‡Æo! Mande o dinheiro da assinatura pra mim! Segundo, as rodas de liga leve sÆo boas para uso em asfalto, especialmente para usar com pneu sem cƒmara, porque quando pega um buraco ela quebra. J s as motos de fora-de-estrada pegam buraco, pedra etc e o aro de a‡o amassa. Com umas marteladas ele volta ao lugar. Al‚m disso as motos off-road usam pneu com cƒmara. Eu j  terminei uma etapa de rali no Peru s¢ com o aro, sem pneu. Uma roda de liga leve teria quebrado nos primeiros metros.

Qual
fala tite,sou o mala da virago X intruder, pois ‚, analizando minha conta corrente, acho que vou de intruder 250, mais tem uma motoca a cbx 200 strada, sei que sÆo motos diferentes mais entre as duas strada e intruder qual seria melhor para uso urbano e pequenas viagens.ah tite fala pros caras da honda e yamaha por umas custons baratinhas para gente comprar.
marlos – goiania go
Marlos, j  enviei a resposta pro seu e-mail. Tenho uma revista com o teste comparativo entre a CBX 200 e a Intruder.

Igni‡Æo
Ola gostaria de saber como funciona a ignicao da yamaha rd135 magneto cdi e bobina se poder me mandar esquema sou tecnico em eletronica e tenho curiosidade em saber
Marco – SÆo Manuel SP
NÆo fa‡o a mais vaga id‚ia, mas experimente entrar em contato com concession rios Yamaha pela nossa se‡Æo de lojas & oficinas.

Publicidade

Aprilia
Gostaria de saber sobre alguma concessionaria da Aprilia no estado de Sao paulo, estou interessado no modelo RS 125
fabio – jundia¡
J  era, nÆo existe mais faz tempo!

Catalisador
Vc respondeu que a linha 2007 da Suzuki vem com indutor de ar para o escapamento. O indutor da Suzuki ‚ diferente do catalizador da Yamaha e Honda? Um mecƒnico da Yamaha me disse que o catalizador usado nas motos filtra o ar antes de elimin -lo pelo escape, mas vc disse que o indutor da Suzuki apenas mistura ar puro nos gases da descarga pra dilu¡-los. Tem diferen‡a? Se tem, pq naum determinam o uso do mais ben‚fico? Camuflar a polui‡Æo nÆo faz diferen‡a nenhuma! Coisa de Lisarb..
Rodrigo – Santar‚m, PA
Pergunta pra esse mecƒnico se a Yamaha usa CATALISADOR ou HOT TUBE? Acho que as pequenas nÆo usam catalisador. Mas a bola ‚ boa pra jogar. Nenhuma das f bricas enviou qualquer comunicado para a imprensa explicando o funcionamento desses sistemas. Nas motos com inje‡Æo eletr“nica eu sei que tˆm catalisador. Mas nas motos pequenas carburadas eu vejo normalmente o uso do sistema de jogar ar no coletor de escape. E nÆo ‚ s¢ Suzuki, todas tˆm esse sistema.

Funciona
tite. obrigado pela dica do freio traseiro da minha hornet, consultando outro mecanico descobri que o problema estava numa pequena latinha que fica apoiada em cima das pastilhas do freio traseiro e que nao estava dando a pressao necessaria, ai a pastilha ficava muito solta e vinha o barulho.
Andr‚ – serra negra sp
Viu, Motonline funciona!

Em p‚
Caro Tite, atualmente estou curtindo a Yamaha Virago XV535cc, a primeira estilo estradeira que tenho, muito boa. Na verdade estou sentido falta das motos tipo Honda DX450cc que se pilotava numa posi‡Æo mais “em p‚”. Ser  que existe alguma perspectiva de motocicletas do gˆnero em nosso mercado. Ali s quando estiver de passagem pelo Rio ou quem sabe Maric , liga pr  gente ir no Bar do âââi comer peixe frito e beber um gˆlo.
Ronaldo – Maric  – Rj
Concordo, faltam motos com jeito de moto.

Publicidade

Kawasaki
Tite, nÆo ‚ uma pena que a Kawasaki tenha tanta moto legal e que o representante no Brasil seja um zero … esquerda? Ouvi dizer que a Kawa estaria conversando com outro interessado em represent -la. Olha s¢: a J. Toledo pode nÆo ser nenhuma maravilha e a rede de assistˆncia da Suzuki ‚ fraca d+, mas nos £ltimos anos, o Toledo lan‡ou pelo menos 5 modelos (a Honda, 1). Enquanto isso, a AVA nÆo vende nem o que j  tinha. Tu sabe se esse boato ‚ verdade?
MµRCIO – RIB. PRETO/SP
S¢ sei que eu nÆo compraria uma Kawasaki hoje em dia.