Publicidade

Encontros acontecem em Queluz, Lavrinhas e Cachoeira Paulista (SP), e tem por objetivo preparar professores para tratarem do tema em sala de aula.

A CCR NovaDutra realiza hoje (22), três oficinas pedagógicas do Programa Estrada para a Cidadania em cidades do Vale do Paraíba paulista, voltadas a educadores de Queluz, Lavrinhas, Cachoeira Paulista e Silveiras. Em Queluz e Lavrinhas, os eventos acontecem das 08h30 às 11h30, e em Cachoeira Paulista, onde haverá também a participação de educadores de Silveiras, a ação acontece das 14h00 às 17h00.

O objetivo dos eventos é oferecer instrumentos pedagógicos e lúdicos para que os educadores participantes do Programa Estrada para a Cidadania levem aos alunos das escolas municipais de 3ª série (4º ano) das cidades, conceitos de cidadania e respeito às normas de segurança no trânsito. Com esses ensinamentos, as crianças envolvidas serão estimuladas à prática do respeito aos outros usuários de espaços públicos; observação da importância da boa saúde física e mental dos motoristas, para sua dirigibilidade nos espaços públicos; além da disseminação desses conceitos aos familiares.

O treinamento é ministrado por educadores contratados pela Concessionária, que levarão aos professores sugestões de exercícios, trabalhos e atividades em sala de aula. A CCR NovaDutra oferece gratuitamente o curso e o material de apoio aos educadores, além das cartilhas dos alunos envolvidos.

Publicidade

O Programa Estrada para a Cidadania envolve em Queluz, 226 alunos e 10 professores de 03 escolas. Em Lavrinhas são 135 alunos e 06 professores de 05 escolas. Em Cachoeira Paulista, 485 alunos e 29 professores de 10 escolas irão se reunir. Já em Silveiras, 108 alunos e 03 professores de 01 escola fazem parte do Programa.

O Programa Estrada para a Cidadania – Criado em 2005, o Programa Estrada para a Cidadania reúne um conjunto de ações de caráter educacional, que visa levar informações sobre segurança de trânsito e cidadania a alunos da 3ª série (4º ano) das redes públicas municipais de ensino fundamental. Até o ano passado, o Programa envolveu 220 mil alunos e 7.500 professores. Em 2009 o Programa beneficia 75 mil alunos das redes municipais de ensino e envolverá em torno de 3 mil educadores, em 34 municípios servidos pela rodovia Presidente Dutra.

O conteúdo didático exclusivo do Programa Estrada para a Cidadania leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.

A CCR NovaDutra não faz contato direto com os alunos. Todo o conteúdo do Programa é ministrado pelos professores. Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa treina os educadores, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, a Concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos abrangidos.

Publicidade

A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo é ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático são apresentadas aos educadores.

Nas escolas, as aulas do Programa Estrada para a Cidadania acontecerão semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisarão ser realizados em casa. Com essa dinâmica, a CCR NovaDutra estima que aproximadamente 300 mil pessoas são atingidas pelas mensagens educativas.

Oficinas Pedagógicas do Programa Estrada para a Cidadania – 22/09/2009

Em Queluz (SP)
Hora: Das 08h30 às 11h30
Local: Salão Paroquial da Igreja São João Batista – Rua Padre Francisco das Chagas Lima, 300, Centro.

Publicidade

Em Lavrinhas (SP)
Hora: Das 08h30 às 11h30
Local: Câmara Municipal de Lavrinhas – Rua Virgílio Dávila, s/n, Centro.

Em Cachoeira Paulista (SP) – engloba também educadores de Silveiras
Hora: Das 14h00 às 17h00
Local: EMEFEP Joaquim Monteiro da Silva – Rua Manoel Rodrigues Fontes, 83, Vila Carmem.