Publicidade

Em instantes, fotos sÆo enviadas para outros profissionais e facilitam a tomada de decisäes.

Para enviar uma foto por celular ‚ preciso que a operadora ofere‡a o servi‡o e que o aparelho tenha o recurso. No Brasil, as operadoras Oi e TIM transmitem dados usando a rede GPRS, na velocidade de 25 a 40 kbps. Ainda h  poucos usu rios: apenas 30 mil clientes da TIM tˆm aparelhos que enviam mensagens multim¡dia. Em pa¡ses como a Cor‚ia do Sul, os telefones com m quina fotogr fica j  sÆo populares. S¢ no ano passado foram vendidas mais de 4 milhäes de unidades no pa¡s.

Diversas aplica‡äes tem sido descobertas pelos usu rios no exterior. Por exemplo, antes do aluguel de um carro, as pessoas estÆo tirando fotos dos arranhäes, para garantir que nÆo serÆo cobrados por isso. Na semana passada, nos EUA, um jovem nos que escapou de um rapto tirou fotos do carro e da placa do ve¡culo do criminoso. Com a imagem, a pol¡cia conseguiu fazer a busca.

O sucesso destes aparelhos, por‚m, tem feito surgir muitas questäes de privacidade. Uma mulher na Cor‚ia do Sul usou seu celular para fotografar mulheres nuas numa sauna p£blica e vendeu as fotos para sites da internet. A pr¢pria Samsung est  com medo de espionagem e proibiu a entrada com o aparelho na sede e f bricas na Cor‚ia do Sul.
Ao conectar a cƒmera ao celular, o telefone imediatamente a detectar . Basta definir o modo cƒmera, ativar ou desligar o flash e dar o clique. Em menos de dez segundos a foto estar  na tela. EntÆo, ‚ hora de escolher se a foto ser  armazenada na mem¢ria do telefone ou se ser  enviada por e-mail ou MMS (Multimedia Message Service).

Publicidade

O envio e recebimento de imagens e sons ser  pela rede GPRS, numa velocidade que varia entre 25 a 40 kbps. Portanto, nÆo basta ter em mÆos um telefone poderoso, ‚ preciso que a operadora ofere‡a o servi‡o no local.

No visor da cƒmera, a imagem nÆo apresenta boa qualidade, o ideal ‚ visualiz -la na tela do computador. A fotografia pode ser enviada em baixa ou “alta” resolu‡Æo. A m xima resolu‡Æo ‚ 640 x 480 pixels, a mesma de um monitor VGA de computador. No teste do Inform tica, com a operadora TIM, o tempo de envio ficou por volta de dois minutos. Todas as tentativas de envio e recebimento foram bem sucedidas.

Duro mesmo foi digitar os endere‡os de e-mail no tecladinho do celular. A solu‡Æo para isso ‚ organizar a agenda, para entradas autom ticas.