Publicidade

Helaindo Onofre aproveitou a chegada ao Piauí para conquistar sua primeira vitória na edição 2016 do Rally Cerapió. Nesta sexta-feira (29), o cearense de Santa Quitéria somou 70 pontos nos 410 quilômetros entre Iguatu, no Ceará, e Picos, no Piauí, e bateu o líder Wesley Macedo por uma diferença de apenas um ponto na classe Master.

Repetindo 2015, Helaindo Onofre vence a terceira etapa e assume a vice-liderança - foto: Haroldo Nogueira

Repetindo 2015, Helaindo Onofre vence a terceira etapa e assume a vice-liderança – foto: Haroldo Nogueira

Neste terceiro dia do rali que abre o calendário off-road no Brasil, os pilotos passaram por uma região muito árida e quente. Com solo cheio de pedras e areia. A trilha de São Sebastião foi o ponto forte do dia, além de contar com uma descida íngreme. O percurso também tinha estradas abandonadas, carroçais e becos de cercas, além de muitos laços e balaios.

Com oito pontos a menos que Onofre, Álvaro Almeida ficou com a terceira colocação, com Saul Zakkour e Reinaldo Coelho Júnior aparecendo para fechar a relação dos cinco melhores.

Publicidade

Na categoria Sênior, a vitória ficou com Pedro Ferreira, enquanto Luiz Castelo Branco levou a melhor na Executivo. Na briga da Over 40, o triunfo foi de Sandro Hoffmann, com Péricles Dutra ponteando a tabela da Over 50. Na classe Júnior, o vencedor foi Enrico Almeida, com Alexandre Carvalho sendo o destaque da Novatos.

Resultado acumulado da categoria Máster – Motos – 3º dia

Resultado acumulado da categoria Máster – Motos – 3º dia

Completados os três primeiros dias do Cerapió 2016, Wesley Macedo lidera a Master com 12 pontos de vantagem para Helaindo Onofre. A Sênior tem a liderança de Pedro Ferreira, com Hérculo Onofre na ponta da classificação da Executivo. Sandro Hoffmann foi quem somou mais pontos na Over 40, com Péricles Dutra abrindo boa margem na Over 50. Alexandre Negreiros comanda a Júnior e Alexandre Carvalho a Novatos.

Neste sábado, o Rally Cerapió chega à sua etapa final, com os competidores seguindo de Picos a Teresina, no Piauí. Além de ser o mais longo dia da competição, o trecho final também será o mais técnico, com trilhas de pedras soltas, cascalho, degraus, areia e corredores de pedra.

Publicidade

Confira os demais resultados das motos no Cerapió 2016:  clique aqui

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

ANDRÉ FURTADO VENCE A 3ª ETAPA DA MOTO RALLY
Mas é Peter Ferreira é quem assume liderança da classe

André Furtado conquistou a vitória na terceira etapa da categoria Moto Rally. O numeral #53 contabilizou 67 pontos nos 362 quilômetros entre Iguatu, no Ceará, e Picos, no Piauí, batendo Peter Ferreira por apenas um ponto.

Publicidade

Já com 11 pontos a menos que o vencedor, Aristófanes Brasileiro ficou com a terceira posição na etapa, à frente de José Sena e Bruno Menezes, que somou 20 pontos a menos que o líder. Com o resultado deste penúltimo dia de disputas, Peter Ferreira chegou aos 198 pontos e assumiu a liderança na Moto Rally. 11 pontos atrás, José Sena tem o segundo posto, com Aristófanes Brasileiro, Roberto Freitas e Wenio Ribeiro completando o rol dos cinco melhores.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Curiosidade: Cerapió ou Piocerá?
Quando a corrida começa no Ceará e termina no Piauí ela se chama Cerapió. E quando tem sentido inverso, começando no Piauí e terminando no Ceará chama-se Piocerá.

Quarto e último dia de prova – No dia final do Rally Cerapió, os participantes completam o trecho entre Picos e Teresina, no Piauí. Para fechar a competição, a organização preparou não só o dia mais longo, mas também o mais técnico de todos.

Roteiro do Cerapió 2016

Roteiro do Cerapió 2016

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

CICLISMO

PERNAMBUCANO VENCE A SEGUNDA PROVA SEGUIDA

O terceiro dia de disputas do Rally Cerapió 2016, na modalidade Bikes, foi marcado por percurso histórico pelo interior do Piauí, que contemplou estradinhas com mais de 200 anos. Nesta sexta-feira (29), quem se deu bem novamente foi o pernambucano José Alberto Nunes Feitosa. O ciclista da categoria Elite Masculino venceu a prova realizada entre os municípios piauienses de Picos e Ipiranga ao completar o percurso de 64 quilômetros em 2h06min05s. Na véspera ele também havia chegado em primeiro. O roteiro foi válido pela primeira etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike.

Atletas se preparam para o último dia do Cerapió 2016 - foto: André Rocha

Atletas se preparam para o último dia do Cerapió 2016 – foto: André Rocha

Entre as mulheres, Sofia Subtil, de Guaratinguetá (SP), foi a mais bem colocada e chegou em primeiro lugar na categoria Elite Feminino. A paulista foi a mais veloz do dia e enfrentou trechos de pedras e riachos, além de cruzar fazendas e pedaços de mata densa.

Pelo Piauiense de Mountain Bike, Daniel Teixeira da Silva, da categoria Sub 30, levou a melhor e começou na frente no principal campeonato de bikes do Piauí. Maria do Carmo de Oliveira, da Elite Feminino, foi a mais rápida entre as mulheres.

Resultados da 3ª etapa

Elite Masculino
1º José Alberto Nunes Feitosa #429
2º Daniel Zóia #406
3º Francisco Edio Neves da Silva #426

Elite Feminino
1º Sofia Isabel Franco Subtil #471
2º Karine de Macedo Frota #474
3º Joana Eleodora Nobrega #472

Quarto e último dia de prova – Neste sábado (30), ciclistas de 24 estados brasileiros percorrerão os últimos 85 quilômetros da prova em um circuito montado na capital piauiense, sendo 62 km cronometrados. A última etapa contará com trechos de terra firme e caminhos de areia fofa que dificultarão as pedaladas. Os competidores subirão a serra do Gavião e terão visão privilegiada da zona rural de Teresina.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.