Publicidade

Na primeira etapa do Rally Cerapió foram 392 km. Para compensar, porém, sem dar moleza aos competidores, no segundo dia os 161 km foram cheios de balaios, laços, subidas e descidas numa região serrana do Estado do Ceará. Com características que mediram a capacidade técnica, resistência física do piloto e terrenos dos mais variados possíveis, a prova de motos do segundo dia do Cerapió, nesta quarta-feira (29), foi por isso considerada completa. “A primeira parte teve muita areia e exigiu muita navegação do piloto e na segunda parte mudou totalmente, passando a ter características de subida, descida e muita pedra”, considerou o participante de Teresina, Piauí, Lauro Lopes, da categoria sênior.

Segundo dia do Cerapió 2014 apresentou muitas dificuldades aos competidores

Segundo dia do Cerapió 2014 apresentou muitas dificuldades aos competidores

No segundo dia de prova a trilha para carros e motos foi igual. Com duração de pouco mais de 4 horas, menos da metade do tempo gasto no primeiro dia, a maior parte da prova foi realizada em pequenas trilhas de areia e passou por muita serra, entre as cidades de Jijoca de Jericoacoara e Viçosa. Apesar de curto (165 km) o percurso foi bastante técnico. A prova chegou a 720 metros de altitude em relação ao nível do mar.

A primeira moto largou de Jijoca de Jericoacoara pouco depois das sete horas e o primeiro piloto chegou em Viçosa às 14h30, com um total de seis horas de prova para cada piloto completar em 184 km de percurso. Para o vencedor da categoria Executivo da edição de 2013, Paolo Mussalém: “Foram os dois dias mais difíceis dos meus 14 anos de Cerapio”, disse o maranhense de São Luís.  Para Túlio Borges, categoria Sênior, o dia foi bastante técnico e a alta temperatura também castigou os pilotos. “Depois do primeiro neutro, tivemos a serra, que dividiu a prova, em seguida veio um trecho com bastante pedra e o dia foi mais técnico que o primeiro dia”, avaliou Túlio. Márcio Miranda, da categoria Over-40, o roteiro da prova foi de muita resistência. “Mesmo com as médias baixas havia bastante dificuldade nos trechos”.

Publicidade

Resultados do 2º dia da competição:

Resultados do segundo dia do Cerapió 2014

Resultados do segundo dia do Cerapió 2014

O 3º dia de prova, nesta quinta-feira (30), a prova de motos deixará Viçosa do Ceará e entrará no Piauí pela cidade de Parnaíba, percorrendo 238 km em pouco mais de cinco horas de duração do roteiro, que terá chegada em Parnaíba, no litoral do Piauí.

André Azevedo, que já participou de 25 edições do Rali Dakar, disse ter ficado surpreso com as trilhas levantadas no Cerapió e teve que levar o segundo dia de Cerapió navegando apenas com o relógio e odômetro. “Meu rastro totem quebrou, me senti voltando às minhas origens e estou encantado com as trilhas. Eu fiz o Dakar e os Sertões e quando passei por aqui nos Sertões, foi pelo asfalto. O piloto que não tem dinheiro nem preparo físico para enfrentar o Dakar pode vir para o Cerapió, pois o nível técnico e a aventura andam juntos, no mesmo patamar”, afirmou.

Publicidade

A expectativa é de que os dois últimos dias do rali sigam no ritmo desta quarta-feira, mas que continue exigindo muita técnica dos pilotos. A prova segue. O próximo destino será o Piauí rumo à cidade de Parnaíba, litoral do Estado. O percurso dessa etapa, a terceira do rali, será de 201 km.