Publicidade

Além dos hermanos e paraguaios, que como de costume correm as etapas da região sul, para a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross 2013, em Carlos Barbosa (RS), entre os dias 12 e 14 de abril, são esperados cerca de 20 pilotos estrangeiros.

De acordo com diretor de Motocross da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Roberto Boettcher, essa participação dos estrangeiros beneficia o motociclismo nacional. “A disputa com pilotos vindos de outros países proporciona a troca de experiência e eleva o nível técnico da competição, fazendo com que os atletas do Brasil fiquem ainda mais preparados para enfrentar os adversários em competições internacionais”, explica.

Mas aqueles que que irão correr a temporada inteira serão aproximadamente 10 pilotos. Apenas a Honda anunciou dois reforços vindos do velho continente. Os pilotos contratados são os portugueses Joaquim Rodrigues e Paulo Alberto, que disputarão a MX1 e MX2 respectivamente. Além dos portugueses, outros seis nomes já estão confirmados na: na MX1 participam o espanhol Carlos Campano e o venezuelano Humberto Martin, da Yamaha Grupo Geração. O inglês Adam Chatfield (IMS Racing) também entra na disputa da categoria.

Outra novidade na MX1 é o também espanhol Adrian Garrido. Na MX2, o norte-americano Sean Lipanovich (LS Racing) que participou de apenas uma etapa em 2012 chega ao Brasil para fazer toda a competição.  O australiano Benjamin James Hussey também será um dos pilotos estrangeiros que disputarão o título. Antônio Balbi foi o último brasileiro a vencer o Campeonato. O título foi em 2011. Mas para 2013, o piloto espera se reencontrar com a “taça”.

Publicidade

A 1º etapa do Campeonato será no motódromo Fabiano Audibert, localizado em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, entre os dias 12 e 14 de abril. Carlos Barbosa ainda será a primeira cidade a receber as categorias que serão disputadas em quatro etapas: MXF, MX4, 230cc, 50cc A e B. Já as tradicionais, MX1, MX2, MX3, Junior e 65cc estarão presentes nas oito etapas.