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Quantos cfm passa um cabecote de hayabusa e da gsx-r 1000 original. e o grau de comando elevante e lobi………. se puder me responder ficarei muito agradecido…….ok. gilberto claudio junior(26) Londrina, PR
– “Cubic feet per minute” (CFM) é a medida da passagem de ar em uma determinada pressão e a uma determinada abertura de válvula, normalmente de um mínimo de 0.1″ (1 décimo de polegada) até a máxima entre 0.6″ e 0.7″. Esse número indica a quantidade de ar possível de passar pela válvula nas diversas aberturas e pressão. Não existe uma tabela onde possamos comparar esses valores. Cada preparador faz a sua própria medida num “Flow Bench” que é o aparelho que mede o fluxo de ar que passa pelos dutos das válvulas de um motor.
Dessa forma ele avalia a melhor alteração no formato dos dutos, diâmetro das válvulas, etc. É uma medida mais utilizada comparativamente porque o cálculo do número absoluto do CFM tem que levar (e compensar) uma série de variáveis em consideração, como pressão atmosférica, temperatura do ar, umidade e ainda outras particularidades do próprio aparelho.
As medidas dos comandos tambem devem ser efetuadas no motor em questão, com disco de grau e relógio comparador para medir o levante da válvula nos ângulos mostrados pelo disco. Não temos esses dados registrados porque novamente, essas informações são levadas em conta por um preparador que tem a intenção de modificar os ângulos de abertura, permanência, altura (lobe height) e fechamento das válvulas para adaptar o cabeçote a outras condições ou regime de trabalho (faixa de rotação).
Essas motos têm motores de altíssima performance e dificilmente um preparador conseguiria melhora em uma área sem prejudicar bastante em outra.

Folga
Tenho uma gs 500 2008 e estava com o mesmo problema do amigo ronaldo sempre que passava em buraco a frente vazia um barulho parecia a suspensão dianteira mas na verdade era a folga na caixa da coluna de direção vai em uma autorizada e pede para conferir a folga e aperta e quase certo que seja isso.gilmar dos santos correia(28) Guarujá, SP
– Caros Gilmar e Ronaldo. São sintomas bem diferentes. A folga na direção traz vibrações finas com ruídos agudos, parecendo batidas em uma lata. As características das suspensões das motos street em geral não suporta uma tocada mais agressiva na buraqueira das cidades brasileiras e essa é uma outra conseqüência dessa característica, o aumento da folga nos rolamentos da coluna de direção. O procedimento explicado na resposta ao Ronaldo faz com que a mola receba uma “ajuda” do ar aprisionado dentro das bengalas aumentando a progressividade da resistência das molas, (faça um ajuste fino alterando o nível do óleo) ao mesmo tempo que o óleo ATF, um pouco mais fino que o de motor 20W-50 que é tambem anti-espumante deixa a roda trabalhar mais livre
no início do curso da suspensão. Essa dica era usada nas antigas motos de cross e dá muito resultado, e seja qual for o motivo das batidas sejam elas finas ou grossas é uma boa medida.

Kit CBX 200
Bom dia, tenho uma cbx 200 ano 99, pretendo colocar o kit: http://www.tecnoracing.com.br/shop/product_info.php?cPath=67&products_id=201 a minha pergunta é: o motor vai aguentar? rodo em torno de 30 a 40 km por dia. tem alguma outra coisa que devo fazer em conjunto? pretendo também viajar até curitiba no final do ano, cerca de 600km, será que vai aguentar? ps. (não ando de cabo enrolado…) gosto desta moto e não troco por twister, como alguns já aconselharam. obrigado.Everton Palma (25) Marilena,PR
– Se usar como descreveu deve aguentar sim. Isso se as peças forem realmente de qualidade.
Outra coisa que deve verificar é a “respiração do motor”. Um escapamento esportivo, para permitir maior fluxo de gases e tambem um filtro de ar que o acompanhe.
Importante verificar a carburação que de início pode não ser necessário modificar, mas é importante verificar se não vai haver falta de combustível que provoque super aquecimento. Um reposicionamento da agulha pode ser necessário assim como a substituição do giglê principal. Isso porque se esse kit mantiver a mesma relação de compressão original não será necessário alterar a carburação, portanto verifique. boa sorte.
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Carlos Bittencourt é administrador de empresas e motociclista desde 1968, participou na década de 70 do grupo pioneiro do fora de estrada no Brasil, em parceria com Carlão Coachman, Julio Carone, Ronnie Hornet Kopenhagen, Emílio Camanzi entre outros, hoje tem junto com os irmãos Mario e Marcos Baptista de Castro uma empresa de prestação de serviços em motocicletas.