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A Honda comunica o lançamento da primeira motocicleta de baixa cilindrada no mundo equipada com sistema de freio CBS (Combined Braking System). A CG 150 Titan CBS 2015, terá a tecnologia disponível nas versões ESD e EX. O lançamento faz parte de uma política global da Honda em desenvolver projetos com foco na segurança do usuário e também nas questões ambientais.

Titan 150 CBS - A primeira moto de baixa cilindrada a ser equipada com o sistema CBS

Titan 150 CBS - A primeira moto de baixa cilindrada a ser equipada com o sistema CBS

Instalar o sistema de freio CBS em uma motocicleta street de baixa cilindrada gera um grande diferencial por possibilitar, mesmo para os condutores com pouca experiência e /ou vícios de pilotagem, uma condição mais equilibrada e eficiente na utilização dos freios.

O sistema CBS torna-se uma boa opção, porque pode reduzir em até 20% a distância percorrida por uma motocicleta na frenagem, em comparação com um modelo standard. Isso porque ele garante um equilíbrio na distribuição da pressão entre os freios dianteiro e traseiro, minimizando assim os erros frequentes cometidos por motociclistas nas frenagens.

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O CBS da CG 150 Titan é diferente do aplicado nas scooters da marca porque neste sistema são combinados os sistemas hidráulico e mecânico. Ao acionar o pedal de freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente, por meio de um cilindro mestre, distribuindo hidraulicamente a força por todo o conjunto. A força aplicada fica na proporção de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. O resultado é um acionamento seguro nas duas rodas e com isso, reduz-se o espaço necessário para a frenagem.

Pioneirismo em tecnologia

CB750K - A primeira moto de série a ser equipada com freio a disco

CB750K - A primeira moto de série a ser equipada com freio a disco

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A Honda foi a primeira a utilizar discos dianteiros no sistema de frenagens de motocicletas. A primeira moto a ter esse sistema foi a CB750 Four, em 1969, a inovação assegurou grande melhoria e maior eficácia na capacidade de frenagem dos modelos produzidos em série.

Foi pioneira também no desenvolvimento do sistema de freios CBS em motocicletas. Os testes iniciais, em 1976, utilizaram as pistas de competição como laboratório, com a novidade tecnológica agregada a um modelo RCB1000, que participava da modalidade Endurance. O objetivo, na época, visava apenas reduzir a fadiga do piloto em provas de longa duração. Em 1982, o sistema foi instalado pela primeira vez na Touring Gold Wing GL 1200. Após 11 anos, passou a equipar a linha mais esportiva, com a CBR 1000F. Atualmente representa uma tecnologia aplicada a modelos como as scooters Lead PCX, verdadeiros sucessos de vendas no Brasil e principais mercados do exterior.

CG: Líder de vendas

Honda CG - Lançamento de 1976

Honda CG - Lançamento de 1976

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Está no mercado brasileiro desde 1976 e é líder absoluta de seu segmento, a CG 150 Titan chegou à oitava geração em 2013 com melhorias que permanecem no modelo 2015. O painel de instrumentos segue digital e integrado à carenagem, com indicação eletrônica de velocidade a partir de sensor instalado no câmbio por meio de um cabo de aço ligado à roda dianteira. O painel, com display em tom azul, dispõe de hodômetro total e parcial, velocímetro e relógio.

A motocicleta é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Primeiro modelo bicombustível (flex) do mercado brasileiro e do mundo, a CG 150 Titan, quando abastecida com gasolina, gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm.

O modelo possui módulo de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com 135 mm de curso. Na traseira, conta com conjunto de amortecedores e mola com 106mm. Na frente, os pneus são do tipo 80/100 – 18 e, na traseira, 90/90 – 18. A versão EX dispõe de rodas de liga leve, com raios vazados e desenho exclusivo.
A CG 150 Titan CBS conta com três anos de garantia e estará à disposição na rede de concessionárias a partir deste mês, nas cores preta (ESD), vermelha com a tampa lateral branca (ESD e EX) e tricolor (EX). Os preços públicos sugeridos são R$ 7.680,00 para a versão ESD e R$ 8.180,00 para a EX. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.