CG125 Cargo: resistência e simplicidade para o trabalho diário

Modelo é ideal para o transporte de carga na cidade e traz atributos como durabilidade e robustez

Atendendo às expectativas dos profissionais liberais e de empresas de motofrete, que necessitam de um veículo com boa relação custo-benefício, a Honda lança a CG 125 Cargo 2009. O modelo alia durabilidade e desempenho, características que o tornam ideal para trafegar no dia a dia.

Projetada especialmente para o transporte de carga e para o uso utilitário, a motocicleta tem como grandes diferenciais o bagageiro exclusivo, com capacidade para transportar até 20 kg de carga, e o novo assento de uso individual. Sua cor branca e a presença de apenas um adesivo básico da Honda no tanque de combustível proporcionam maior espaço e liberdade para padronização de empresas e frotistas.

A CG 125 Cargo traz ainda cavalete central como item de série. De fácil acionamento, oferece praticidade ao acomodar cargas no bagageiro e realizar eventuais manutenções na roda traseira.

O tanque tem capacidade para armazenar 15,1 litros de combustível, proporcionando grande autonomia. Seu formato oferece ótimo encaixe para as pernas do piloto, garantindo ergonomia e conforto para uso prolongado.

Resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção são resultados da grande quantidade de peças injetadas na cor preta, mais resistentes a riscos quando comparadas às pintadas. Além disso, as novas tampas laterais e o paralama dianteiro transmitem robustez à motocicleta.

Consagrado motor OHC
Derivado da nova CG 125 Fan, seu propulsor tem concepção moderna. Com 124,7 cm3, monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar, o motor OHC (Over Head Camshaft) com comando de válvulas e balancins, ambos roletados, proporciona movimento preciso e suave das válvulas, resultando em menos perdas por atrito, menor desgaste das partes internas e maior economia de combustível. O arrefecimento do pistão por jato de óleo permite maior controle de sua temperatura. Estas características aumentam sua eficiência e elevam seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade.

O sistema de exaustão reduz com eficiência a emissão de poluentes. O conjunto conta com válvula Pair, posicionada acima do motor, que tem como função injetar ar limpo no momento da exaustão dos gases. Apresenta também catalisador de 300 cel/pol2, posicionado à frente do motor. O escapamento em aço inoxidável, na cor preta, e o protetor cromado oferecem maior resistência a altas temperaturas e segurança ao piloto.

A CG 125 Cargo atende, com folga, às novas normas estabelecidas pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Segundo a legislação, as emissões de CO (monóxido de carbono) não podem superar os 2,0 g/km, enquanto a geração de hidrocarbonetos deve ser de, no máximo, 0,8 g/km e a produção de óxidos de nitrogênio não pode ultrapassar 0,15 g/km. A CG 125 Cargo, por sua vez, emite esses gases em níveis muito abaixo do máximo estabelecido: 0,648 g/km de CO (67,6% a menos), 0,189 g/km de hidrocarbonetos (76,3%) e 0,074 g/km de NOx (50,6%).

Alimentado por carburador do tipo PD, com 22,26 mm de diâmetro do Venturi, motor da CG 125 Cargo gera potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm e torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm. O elevado torque em baixas e médias rotações facilita a pilotagem urbana e atende às necessidades dos usuários que desejam um veículo forte e de alto desempenho para uso no dia a dia. Além disso, contribui com a economia de combustível.

Conjunto resistente
Com peso seco de 111,1 kg para a versão KS e 112,2 kg para a versão ES, a CG 125 Cargo conta com chassi do tipo diamond estampado, que oferece grande resistência a torções, melhor ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas.

O conjunto de suspensões garante resistência e conforto. Na dianteira, conta com garfo telescópico com curso de 115 mm. Na traseira, é duplo amortecido com curso de 82 mm.

Os pneus, do tipo 80/100 – 18 M/C 47P na dianteira e 90/90 18 M/C 57P na traseira, garantem durabilidade, baixo custo de manutenção e apresentam ótimo comportamento dinâmico. Aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustes de acordo com o peso transportado, proporcionando maior equilíbrio, estabilidade e segurança.

Os freios, a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionam estabilidade e progressividade e também apresentam baixo custo de manutenção.

Com ignição do tipo CDI (Ignição por Descarga Capacitiva), a CG 125 Cargo está disponível em duas versões: KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Assim, oferece maior liberdade de escolha ao frotista, que pode optar pela versão que melhor atenda às suas necessidades.

O modelo traz ainda transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento preciso e macio. Conta com bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. O painel de instrumentos, robusto e de fácil leitura, traz velocímetro, hodômetro total e luzes indicadoras de direção, farol alto e ponto morto.

Com previsão de comercialização de 10 mil unidades em 2009, a CG 125 Cargo chega à rede de concessionárias em março. O modelo tem garantia de um ano e seu preço público sugerido é de R$ 5.140,00 para a versão KS e R$ 5.590 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.