Publicidade

Chega a Honda VFR 1200F

No ano em que a Honda completa 40 anos de atuação no mercado brasileiro a Honda apresenta a Sport Touring VFR 1200F. A empresa sempre esteve presente no segmento com modelos como a CB 750, eleita a “Moto do Século”, a CB 400 na década de 80 e a histórica CBX 750 F. A VFR 1200F é uma motocicleta inovadora que se destaca pelo design e pela tecnologia empregada em cada um de seus componentes.

Inspirado na motocicleta conceito V4, apresentada mundialmente no Intermot Bike Show em 2008, o design da VFR 1200F foi desenvolvido tendo como base as palavras japonesas “Ma” e “Tsuya”. A palavra “Ma” tem muitos significados, não existindo uma tradução exata para o termo. Essencialmente, pode ser descrita como “o espaço entre as coisas”. Focando-se no espaço em torno de um objeto, pode-se adquirir uma nova perspectiva das suas formas gerais. O “Tsuya” não é uma propriedade física: descreve o desejo que se tem por um objeto, seu charme, a forma como atrai e prende a atenção. O foco no “tsuya” dá uma nova importância a cada linha, curva e ângulo.

De maneira geral, o sonho que norteou o desenvolvimento também determinou a forma e o conteúdo da VFR 1200F. A centralização das massas, o controle total do motociclista e a eficiência aerodinâmica foram os pontos chave para a criação do seu de design. O motor compacto e a otimização do espaçamento entre os cilindros permitiram baixar a altura do assento (815 mm), tornando mais fácil para que o motociclista apóie os dois pés no chão. Suas formas proporcionam ao piloto a sensação de fazer parte da motocicleta, aspecto fundamental para ampliar as sensações de prazer e controle.

Publicidade

Chega a Honda VFR 1200FO formato do tanque de combustível dá mais apoio ao motociclista e permite o encaixe das pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle. A disposição do escapamento foi concebida para proporcionar grande inclinação em curvas e o mínimo de contato com os pés do piloto e do garupa. No lado direito, a ponteira em formato triangular destaca as linhas marcantes da motocicleta.

A VFR 1200F conta com motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm. O propulsor foi concebido para atingir altas velocidades e a distribuição de torque torna-a uma motocicleta divertida e emocionante de pilotar. O modelo é equipado com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada. O sistema atende as necessidades do motociclista em qualquer condição e situação, a transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.

No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. Com o polegar direito, o condutor escolhe o modo “D” (maior economia) ou o modo “S” (maior esportividade). Já no modo Manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos “+” e “-“, acionados pelos dedos indicador e polegar esquerdos. Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.

O chassi tipo “Diamond” é em alumínio, assim como a suspensão traseira, do tipo monobraço. A transmissão é feita por eixo cardã, e os freios possuem na dianteira pinças de seis pistões e disco de 320 mm. Já na traseira apresenta pistão duplo e disco de 276 mm. Conta ainda com sistema Combined ABS (C-ABS), que oferece equilíbrio na frenagem entre a dianteira e a traseira.

Publicidade

O modelo estará disponível na versão “Top” (DCT) na rede de concessionárias Honda a partir de abril de 2011, nas cores vermelha metálica e preta metálica. Seu preço público sugerido será de R$ 69.900,00 (valor com base no Estado de São Paulo, não inclui despesas com frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.