Publicidade

Projeto elaborado pela Funda‡Æo MAPFRE ter  como meta transmitir …s crian‡as, por meio de uma “cidade itinerante”, valores importantes como o respeito ao pr¢ximo e ao meio ambiente.

A‡Æo, que far  parte da Semana Mundial de Preven‡Æo de Acidentes, evento organizado pela Global Road Safety Partnership, tamb‚m pretende relacionar seguran‡a vi ria a temas como inclusÆo social. Lan‡amento do projeto no munic¡pio ocorre na segunda-feira, dia 23.

A cidade de Indaiatuba, no interior de SÆo Paulo, ser  o primeiro munic¡pio brasileiro, depois da capital paulista, a receber o projeto Na Pista Certa, a‡Æo por meio da qual, anualmente, mais de 12 mil crian‡as terÆo acesso a atividades pr ticas envolvendo questäes relacionadas ao trƒnsito. Desenvolvido pela Funda‡Æo MAPFRE, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a forma‡Æo do cidadÆo, o programa vai trabalhar de forma l£dica, dando ˆnfase … forma‡Æo, e ter  como meta ensinar valores e comportamentos importantes, como o respeito … sinaliza‡Æo e …s normas de trƒnsito, al‚m de relacionar a seguran‡a vi ria a temas como meio ambiente e inclusÆo social.

Atuando de forma integrada ao Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, outro programa da funda‡Æo que proporciona uma percep‡Æo diferenciada da comunidade onde os participantes estÆo inseridos (com rela‡Æo … circula‡Æo vi ria), o na Pista Certa ser  uma das atividades da Semana Mundial de Preven‡Æo de Acidentes, evento organizado pela Global Road Safety Partnership (GRSP), entidade internacional a qual a prefeitura de Indaiatuba ‚ afiliada.

Publicidade

Constitu¡do por um cen rio modular de 400 mý e uma carreta de 12 metros, o Na Pista Certa simula um mini-trajeto vi rio por meio do qual as crian‡as vivenciam, utilizando bicicletas e carrinhos, questäes relacionadas ao trƒnsito, como orienta‡äes sobre placas, faixas, mÆos-de-dire‡Æo, seguran‡a do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinaliza‡äes. O programa conta com uma abordagem pedag¢gica in‚dita e insere nas crian‡as um conceito da constru‡Æo de valores e conscientiza‡Æo, tanto social como ambiental.

Todo o material ‚ transportado por uma carreta, especialmente desenhada para atender ao objetivo itinerante do projeto, que pode ser instalado em escolas p£blicas e privadas, pra‡as e parques p£blicos, estacionamento de hipermercados e de shoppings centers, feiras e eventos especiais. Antes de realizarem o percurso, os participantes receberÆo instru‡äes te¢ricas dos monitores, que vÆo contar com recursos de £ltima gera‡Æo.

De acordo com a superintendente da Funda‡Æo MAPFRE no Brasil, F tima Lima, com o projeto os conceitos de seguran‡a vi ria serÆo trabalhados de forma diferenciada. “As crian‡as farÆo uma reflexÆo sobre o sinal e nÆo uma simples codifica‡Æo, ou seja, elas perceberÆo que ao desobedecerem a circula‡Æo vi ria vÆo colocar em risco sua pr¢pria seguran‡a, al‚m de desrespeitar o trabalho e as pessoas que estÆo por tr s daquela sinaliza‡Æo”, explica.

Durante as atividades nÆo haver  espa‡o para competi‡Æo, apenas para colabora‡Æo. “SÆo estes valores que queremos incentivar para que eles utilizem no trƒnsito, no futuro: ajuda m£tua, integra‡Æo e respeito”, finaliza F tima.

Publicidade

O Na Pista Certa ficar  instalado para atendimento ao p£blico e … disposi‡Æo das escolas de toda a regiÆo no Centro Integrado de Apoio … Educa‡Æo Integrada (CIAEI), de 23 a 26 de abril, das 10h …s 16h, e no Estacionamento do Parque Ecol¢gico da Cidade, no dia 28/04 das 10h …s 16h e no dia 29/04 das 10h …s 12h30.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educa‡Æo do Estado de SÆo Paulo e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.