Publicidade

É claro que a Honda não admite, mas a chegada da Yamaha Crosser fez a líder se mexer e buscar aprimoramentos na sua pequena trail NXR 150 Bros. A novidade no mercado de motocicletas on/off road de baixa cilindrada no Brasil é a NXR 160 Bros, que chega renovada no design e com o novo motor de 160 cc. Um dos modelos mais vendidos da marca líder, a nova NXR 160 Bros quer manter a liderança da marca no segmento on/off, mas só chega às lojas a partir de fevereiro do próximo ano.

Parece a mesma NXR, mas todo o projeto sofreu pequenas alterações

Parece a mesma NXR, mas todo o projeto sofreu pequenas alterações

A Honda informa que todo o projeto da moto foi reestruturado com o objetivo de oferecer um produto totalmente novo. O resultado trouxe uma motocicleta atualizada e um novo motor de 160 cc, já em conformidade com o Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) e em duas versões: ESDD, com sistema de freios a disco na dianteira e traseira, e ESD, com disco freio a disco apenas na roda dianteira. Uma grande avanço que elimina o obsoleto e ineficiente tambor da roda dianteira.

As mudanças visuais procuraram valorizar a personalidade da nova NXR 160 Bros. Na dianteira, uma carenagem está integrada ao farol e ao novo painel de instrumentos digital. A visualização das informações do velocímetro, tacômetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico está mais fácil e o tanque ganhou novas formas com a bomba de combustível interna. Com capacidade para 12 litros, seu design está mais compacto e foi adotada tampa de combustível esportiva e novas carenagens laterais mais encorpadas.

Publicidade
Nova tampa e tanque de combustível e posição do guidão ajustada para dar mais conforto em percursos mais longos

Nova tampa e tanque de combustível e posição do guidão ajustada para dar mais conforto em percursos mais longos

Outra novidade na NXR 160 Bros é o assento mais estreito e próximo ao tanque, com altura de 842 mm em relação ao solo. O guidão ganhou novo posicionamento e está mais baixo, próximo ao piloto. Estas modificações ajustaram o posicionamento do piloto e buscam dar mais conforto, principalmente em percursos mais longos. A rabeta incorporou uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D, além de nova alça desenvolvida para o garupa. Destaque ainda para o novo escapamento, que foi reposicionado com maior ângulo de inclinação da ponteira, acentuando a esportividade do modelo.

Com o lançamento da NX 160 Bros, a Honda inova ao incorporar o primeiro motor bicombustível de 160 cc do mundo ao modelo, com conceito FlexOne. A Honda informa que este novo motor foi projetado e desenvolvido por uma equipe de engenheiros brasileiros e que oferece grande eficiência e desempenho, com rápidas respostas e boas retomadas na aceleração, reforçando a segurança.

Novidade chega em fevereiro de 2015 em três cores: branca, preta e vermelha

Novidade chega em fevereiro de 2015 em três cores: branca, preta e vermelha

Publicidade

Com capacidade de 162,7 cc e arrefecido a ar, o motor da NXR Bros 160 é monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft,) com balancins roletados para diminuir atrito e vibrações, e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Inclui câmara de expansão instalada próxima à saída do escape para aumentar o torque em baixas rotações, característica que facilita a condução em centros urbanos. A tampa de válvulas é mais estreita e conta com dutos especiais de lubrificação para facilitar a manutenção.

A potência máxima é de 14,5 cv a 8.500 rpm quando abastecido com gasolina, e 14,7 cv também a 8.500 rpm com etanol. O torque é de 1,46 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina), e 1,60 kgf.m a 5.500 rpm (álcool). O câmbio da NXR 160 Bros é de cinco velocidades, com a transmissão final feita por corrente, que conta agora com capa maior para proteger o usuário de possíveis detritos e sujeira durante os deslocamentos.

Modelo líder de vendas quer manter-se assim; mudanças atualizam o modelo que sofre o assédio da Yamaha Crosser

Modelo líder de vendas quer manter-se assim; mudanças atualizam o modelo que sofre o assédio da Yamaha Crosser

Na ciclística, a NXR Bros 160 utiliza quadro de semiberço duplo em tubos de aço. A melhor centralização de massa possibilitou um centro de gravidade (CG) mais baixo e garantiu maior equilíbrio na condução. Outra novidade é a nova medida do cáster, que resultou em maior distância entre eixos (3 mm), agora com 1.356 mm, o que torna a motocicleta mais estável, sem perder a agilidade.

Publicidade

As suspensões da NXR 160 Bros utilizam na dianteira garfo telescópico, com curso de suspensão de 180 mm e na traseira é do tipo monoamortecida, com curso de 125 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os pneus têm medida de 90/90-19 (dianteiro) e 110/90-17. As versões ESDD e ESD contam com sistema de freios a disco na dianteira, com diâmetro de 240 mm. Na traseira, a ESDD dispõe também de freio a disco, de 220 mm, enquanto na ESD é a tambor, de 110 mm.

A NXR 160 Bros estará disponível nas cores preta, vermelha e branca, com garantia de um ano, sem limite de quilometragem e com os preços de  R$ 9.350,00 (ESD) e R$ 9.650,00 (ESDD).

acesse-agora-e-compre-bros-160

Ficha Técnica NXR 160 Bros 2015

Ficha Técnica NXR 160 Bros 2015

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.