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Chegou a Yamaha MT-09

A MT-09 (Master of Torque) chega ao Brasil para atender o consumidor que gosta de diversão e precisa de uma moto boa também para o dia a dia. A MT-09 tem uma construção que permite boa dirigibilidade e generoso torque em baixas e médias rotações. E isso a torna uma moto que pode ser usada no dia-a-dia da cidade ou em estradas mais sinuosas.

MT09: agil e leve, ela é muito divertida

MT09: agil e leve, ela é muito divertida

Isso também representa diversão não apenas pelas virtudes ciclísticas da moto, mas também pelo seu motor moderno e leve de três cilindros, 847 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. Ela é na verdade um bom mix de agilidade e diversão, sempre com muita classe. Afinal, a moto é mesmo muito bonita.

MT-09 chega ao Brasil para alegria dos fãs Yamaha

MT-09 chega ao Brasil para alegria dos fãs Yamaha

A MT-09 se configura com um conceito inovador pois combina elementos característicos de modelos esportivos, naked e motard. O motor é compacto e potente, unido ao leve chassi de alumínio, ao qual contribui para sua estrutura. Suspensão ajustável e uma postura confortável para o piloto. Essas coisas resultam em um bom desempenho com  agilidade e facilidade de controlar devido ao peso reduzido e à massa centralizada. Seu design é ergonômico e tem a altura do assento de apenas 815 mm.

A Yamaha MT-09 é divertida em qualquer situação

A Yamaha MT-09 é divertida em qualquer situação

Ela estará disponível na rede de concessionárias Yamaha, a partir do mês de novembro, nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), com preço público sugerido de R$ 35.990,00; e duas outras cores especiais: Deep Armor (Roxo Metálico), e Blazing Orange (Laranja Metálico) com preço público sugerido de R$ 36.590,00. Essas, possuem garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT”, e emblema “Yamaha” em alto relevo.

Ela inspira e facilita manobras mais ousadas

Ela inspira e facilita manobras mais ousadas

 

A convite da Yamaha, Motonline fez um test ride na pista do ECPA em Piracicaba onde foi possível conferir várias de suas qualidades. Seu motor de três cilindros produz notáveis 115 cv de potência, e um torque bastante linear. quatro tempos DOHC e doze válvulas traz à realidade o conceito do produto, que a Yamaha chama de “Synchronized Performance Bike”, ou seja, oferece performance em sincronia com a vontade do piloto.

Yamaha MT-09 faz as curvas parecerem retas tortas

Yamaha MT-09 faz as curvas parecerem retas tortas

Seus três modos de condução permitem alterar a velocidade em que o motor entrega a potência, ou resposta do acelerador. No modo Standard você encontra boa resposta para a maioria das ocasiões, mas se preferir uma tocada mais apimentada, use o modo A. Para andar mais relaxado e com mais segurança, use o modo B. Assim, sua principal característica é desenvolver torque e potência com linearidade, é isso que permite que a MT-09 se apresente leve, com boa ergonomia, ágil e de fácil pilotagem.

Cores disponíveis: Laranja, roxo e cinza fosco

Cores disponíveis: Laranja, roxo e cinza fosco

Afinal são apenas 191 quilos, pronta para andar e com os 115 cv apresenta uma relação peso/potência invejável para a categoria. Cada cv leva apenas 1,66 kg de moto, fora o piloto.

Motor de 3 cilindros e 115 cv: força com economia

Motor de 3 cilindros e 115 cv: força com economia

O motor da MT09 tem 847 cm3 de cilindrada, DOHC, 4 válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido

O motor da MT09 tem 847 cm3 de cilindrada, DOHC, 4 válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido

O motor conta com a tecnologia “Crossplane”, que posiciona os mancais do virabrequim em ângulos de 90º entre si. Resulta que a potência se apresenta de forma mais linear e com menor vibração secundária, também devido ao eixo balanceador. Altos níveis de torque, com mais conforto na pilotagem e menor desgaste de peças são os efeitos esperados.

O combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico”, diretamente na base das válvulas de admissão, por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores estrategicamente posicionados para melhor atomização do combustível. Isso permite alta precisão e eficiência de combustão resultando em desempenho excepcional. A injeção ocorre somente quando as válvulas abrem.

A mudança do comportamento da moto está a um toque do botão "mode"

A mudança do comportamento da moto está a um toque do botão “mode”

O D-MODE (Drive Mode),  tem três opções: STD, A e B a que podem ser escolhidos de acordo com o estilo de pilotagem de cada um: -STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto de baixas a altas velocidades; – A: Mais agressivo do que o modo STD, entrega resposta mais rápida; – B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

O sistema que permite os três modos de aceleração (Std, A e B do D mode) é o YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle) que detecta os menores movimentos do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema, abrindo a válvula borboleta de acordo com a resposta desejada. Isso permite uma maior integração homem-máquina, onde potência e dirigibilidade ficam sob maior controle do condutor.

Para a que essa integração se amplie, as suspensões são trabalhadas para responder de forma firme, sem abrir mão do conforto. São ajustáveis ao piso, características de carga e forma de conduzir do piloto.

Suspensão traseira tem amortecedor na horizontal e é conectado por link

Suspensão traseira tem amortecedor na horizontal e é conectado por link

A traseira é do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso de roda. O amortecedor é posicionado em alinhamento quase horizontal. Essa posição contribui para melhor centralização de massa e uma estrutura mais estreita.

A suspensão dianteira é do tipo upside-down, com 41 mm de diâmetro interno e curso de 137mm. Esse conjunto garante uma pilotagem bastante confortável em pisos irregulares, estradas e curvas. Seu assento em dois níveis também oferece, tanto ao piloto quanto ao garupa, jornadas mais agradáveis.

Garfo invertido em alumínio com ajustes ne pré carga das molas e retorno hidráulico

Garfo invertido em alumínio com ajustes ne pré carga das molas e retorno hidráulico

Freios duplos com pinças de fixação radial e quatro pistões por pinça

Freios duplos poderosos, com pinças de fixação radial e quatro pistões por pinça – O ABS é standard

O sistema de freios tem ABS (Antilock Breaking System) de série que nessa moto tem dois discos flutuantes de 298mm e 4 pistões em cada pinça na roda dianteira, e um disco de 245mm na traseira. Os pedais do freio e do câmbio são de alumínio forjado – mais leves mas que garantem a rigidez do sistema e colabora ao pouco peso do conjunto

O chassi tem duas vigas perifericas e juntamente com a balança traseira são feitos em alumínio. Outros componentes da MT-09 foram projetados para colaborar com a redução de peso, como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e sistemas compactos, como o do respiro integrado à tampa de válvulas – mais próximo do filtro de ar – que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.

Design
O design da Yamaha MT-09 nasceu a partir do que a marca denomina “visualização de performance”. Um design esportivo que por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza. Com base neste conceito, a moto foi desenvolvida dentro do desafio de unificar em um modelo híbrido os padrões de naked e motard. Trazendo como resultado a expressividade da leveza na dirigibilidade, a facilidade de movimentação para qualquer direção fornecida pelo projeto que visa a concentração de massa e uma geometria condizente, um perfil esguio e moderno, e um assento plano com a versatilidade de off-road para utilização em vários cenários de pilotagem.

 

Instrumentos

Painel assimétrico, compacto e completo

Painel assimétrico, compacto e completo

O painel da MT-09 é digital e completo. Conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-Mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão. O farol é multi-refletor e a lanterna composta por lâmpadas de LED trazem mais leveza e modernidade ao conjunto.

Acessórios
Yamaha oferece no Brasil uma diversificada linha de Acessórios Genuínos e Vestuário Técnico e Casual. No caso da MT-09 a linha é ampla e pode ser adequada para diferentes estilos, como “Speed”, “Techno” e “Touring”.  Conta com itens para personalizar a moto, como os sliders exclusivos, protetor do radiador e da tomada de ar, para-brisa esportivo, um conjunto de bolsas e malas. A coleção Lifestyle MT, foi inspirada no tema “Dark Side of Japan” e apresenta uma gama de vestuário com proteção, que compreende as jaquetas MT-Techno, MT-Tattoo e as luvas MT.

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Complementa a série de acessórios uma linha casual street wear que inclui uma blusa com capuz, camiseta, bandana, chaveiros do emblema e da jaqueta MT, além de bonés e capas para Smartphones – tudo caracterizado com o design MT Tattoo.

 



Pioneiro no Motocross e no off-road com motocicletas no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista), que organizou a 1ª prova de enduro tipo FIM (Enduro da Mentira). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas. É editor técnico e consultor no Motonline.