Publicidade

Com chegada quase simultĂąnea com Europa e Estados Unidos e valorizada pela presença do piloto Yamaha e campeĂŁo da MotoGP, Jorge Lorenzo, a Yamaha apresentou ontem (1/8) a YZF-R3. Motonline antecipou este lançamento em fevereiro deste ano, mas apostamos que ela poderia ter um nome de maior peso e link com o passado da marca – RD 300 ou atĂ© RD 350. Entretanto, a Yamaha deixou de lado saudosismos e preferiu manter o nome global da moto – YZF-R3 – e estabelecer a conexĂŁo com a famĂ­lia esportiva da marca onde jĂĄ estĂŁo as irmĂŁs maiores R1 e R6.

YZF-R3

Yamaha YZF-R3

A moto que passa a ser montada em Manaus (AM) possui duas versĂ”es, diferenciadas apenas pela presença do ABS. O preço de lançamento Ă© R$19.990,00 para a versĂŁo bĂĄsica (standard) e R$21.990,00 na versĂŁo com ABS. Esta Ășltima, no entanto, sĂł estarĂĄ disponĂ­vel em novembro. NĂŁo ficou claro porque isso ocorre, mas com a evolução do nĂ­vel de exigĂȘncia do consumidor brasileiro e pela (pequena) diferença de preço, a Yamaha poderĂĄ sofrer um pouco nestes primeiros meses para vender o modelo sem ABS. Para saber ou ler a opiniĂŁo dos proprietĂĄrios desta ou de outras motos, consulte o Guia de Motos do Motonline.

Lorenzo homenageado: Presença ilustre mostra a importùncia do lançamento

Lorenzo homenageado: Presença ilustre mostra a importùncia do lançamento

Publicidade

Se as condiçÔes econĂŽmicas do PaĂ­s nĂŁo inspiram muita confiança, a Yamaha demonstra com este lançamento coragem, confiança e ousadia, deixando claro que seus planos traçados lĂĄ atrĂĄs, quando a situação era boa e apontava para crescimento do mercado brasileiro de motocicletas, estĂŁo mantidos e podem atĂ© receber incrementos. “Nossa confiança na recuperação do mercado Ă© grande e estaremos prontos para crescer muito mais quando isso acontecer”, falou o diretor de Marketing da Yamaha, MĂĄrcio Hegenberg. E prometeu: “Podem esperar pela Copa Yamaha YZF-R3 jĂĄ em 2016”.

Hayakawa (dir), presidente da Yamaha, conversa com seu staff: confiança na recuperação do mercado, planos mantidos e vem aí a Copa Yamaha R3

Hayakawa (dir), presidente da Yamaha, conversa com seu staff: confiança na recuperação do mercado, planos mantidos e vem aí a Copa Yamaha R3

Essa confiança se traduz no volume que a Yamaha prevĂȘ vender da nova YZF-R3 no mercado brasileiro: 400 unidades por mĂȘs. Esse volume pode triplicar as vendas do segmento das pequenas esportivas, hoje dominado pela Ninjinha (Kawasaki Ninja 300) e que tem a Honda CBR 250R como coadjuvante no cenĂĄrio. No primeiro semestre, Ninjinha e CBR 250R venderam juntas 1082 motos, uma mĂ©dia de 180 unidades por mĂȘs. Se os orĂĄculos que iluminam os executivos da Yamaha estiverem certos e a Yamaha cumprir a previsĂŁo, o segmento chegarĂĄ ao final do ano com o dobro do volume e, em 2016, poderĂĄ triplicar. Claro, tudo isso ocorrerĂĄ se Honda e Kawasaki mantiverem o atual nĂ­vel de vendas, o que parece pouco provĂĄvel de acontecer, jĂĄ que a nova moto da Yamaha se mostra muito atraente ao mercado e pode roubar clientes das concorrentes.

A Yamaha proporcionou um rĂĄpido test-ride em pista e, nesta condição, de fato a moto se mostra muito ajustada e agradĂĄvel para pilotar. Sua relação peso-potĂȘncia de 3,9 kg/cv (167 kg / 42 cv) ajuda muito, mas o que chama a atenção Ă© o equilĂ­brio e a agilidade da moto, que admite uma tocada mais esportiva mesmo a pilotos menos experientes. Esse, aliĂĄs, Ă© o apelo que a Yamaha dĂĄ Ă  sua nova moto: uma superbike para todos os dias. Apesar de seu design deixar claro que Ă© uma superesportiva, a posição de pilotagem nĂŁo Ă© assim tĂŁo inclinada e chega bem prĂłximo de um naked e o visual agrada muito, mesmo aos olhares mais crĂ­ticos.

Publicidade
Equilíbrio da moto em aceleraçÔes e frenagens é o destaque

Equilíbrio da moto em aceleraçÔes e frenagens é o destaque

A YZF-R3 tem no seu design o DNA das Yamaha R-series e Ă© inspirado na irmĂŁ mais famosa delas, a YZF-R1, com linhas modernas e agressivas. Na dianteira, no meio dos farĂłis duplos hĂĄ uma luz de posição e o design da carenagem foi desenvolvido de forma a direcionar o fluxo de ar com o mĂ­nimo de resistĂȘncia ajudando na refrigeração do motor. A frente baixa transmite uma forte imagem de agilidade e desempenho esportivo. As linhas seguem atĂ© a traseira, que fica mais elevada e tem a lanterna em LED. Reforçam o visual esportivo o banco bipartido, caracterĂ­stico das superesportivas, e o diminuto espaço para um eventual garupa. Numa visĂŁo geral, ao contrĂĄrio de algumas outras esportivas, na R3 as carenagens nĂŁo engordam a moto, pois nela nĂŁo hĂĄ a necessidade de parecer uma moto maior. A ideia Ă© realmente se mostrar compacta e leve. Ah, bonita tambĂ©m, muito bonita e elegante.

A R3 Ă© equipada com motor de 321 cc, 2 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, arrefecimento lĂ­quido, 4 vĂĄlvulas por cilindro e injeção eletrĂŽnica. De configuração superquadrada (68,0 mm X 41,1 mm), onde o diĂąmetro dos pistĂ”es Ă© maior que seu curso, e com o virabrequim a 180 graus, esse motor acaba por privilegiar a potĂȘncia, que Ă© de 42 cv, com torque de 3,02 kgf.m. Contudo, esse motor possui algumas inovaçÔes para ficar mais leve e melhorar o desempenho, como os pistĂ”es forjados em alumĂ­nio e o cilindro com a tecnologia DiASil Yamaha, fabricado com 80% de AlumĂ­nio e 20% de SilĂ­cio, o que tambĂ©m ajuda muito na dissipação de calor.

Outra caracterĂ­stica Ă© o sistema de admissĂŁo Downdraft Intake, que direciona o ar de forma descendente ao motor, em conjunto com a injeção eletrĂŽnica, sem nenhum obstĂĄculo no caminho, o que promove aceleraçÔes mais fortes e rĂĄpidas, tudo comandado por uma ECU digital de 16 Bit. No corpo do sistema de injeção, a polia de abertura Ă© oval – chamada polia progressiva – para nĂŁo abrir muito rĂĄpido e evitar aquele instante de falta de alimentação durante a aceleração. O resultado disso tudo Ă© uma otimização do torque que aparece com mais intensidade em uma faixa Ăștil mais larga, mas com excepcional aproveitamento nas mĂ©dias e altas rotaçÔes.

Publicidade
Vocação esportiva estå no nome da família "R"

Vocação esportiva estĂĄ no nome da famĂ­lia “R”

O chassi fabricado com tubos de aço foi projetado com menor nĂșmero de soldas para proporcionar mais resistĂȘncia e ser bem leve, oferecendo a rigidez e o equilĂ­brio necessĂĄrio para suportar as forças que atuam no conjunto, sobretudo em pilotagem esportiva. E isso deu bom resultado, pois parte da agilidade da R3 vem desse chassi e das medidas compactas da moto. As suspensĂ”es tambĂ©m estĂŁo bem ajustadas, mas seria necessĂĄrio o uso em ruas e avenidas para saber se esse ajuste de fĂĄbrica estĂĄ adequado tambĂ©m fora das pistas. Na dianteira a YZF-R3 possui garfo telescĂłpico com tubos internos de 41 mm de diĂąmetro e 130 mm de curso e nĂŁo tem regulagem. JĂĄ na traseira hĂĄ um Ășnico amortecedor (monocross) com curso de 125 mm, sem link, mas com regulagem na prĂ©-carga da mola em 7 posiçÔes.

A balança traseira tem 573 mm de comprimento e dĂĄ Ă  R3 a mesma relação de distĂąncia entre-eixos da R1, concedendo melhor entrega de potĂȘncia na roda traseira e evitando “empinar” nas arrancadas. Equipada com rodas em alumĂ­nio fundido de 17 polegadas calçadas com pneus Metzeler radiais (tubeless), o conjunto tem na centralização de massas um dos segredos do equilĂ­brio que dĂĄ ao piloto uma agradĂĄvel sensação de segurança na pilotagem, um dos destaques da moto. Os freios sĂŁo eficientes com disco simples nas duas rodas, sendo o dianteiro de 298 mm e o traseiro com 220 mm de diĂąmetro.

Linhas bem definidas e perfil bem fino: compacta e leve

Linhas bem definidas e perfil bem fino: compacta e leve

Iluminado por LED, o painel da R3 Ă© completo e possui o Shift Light, como na R1, que avisa a hora para trocar a marcha (para cima) e pode ser ajustado de acordo com a preferĂȘncia do piloto tanto no tipo de aviso (luz fixa, piscante e strobe) quanto na faixa de rotaçÔes desejada para as trocas (entre 7.000 e 11.000 rpm). Com conta-giros analĂłgico Ă  esquerda e display LCD Ă  direita, o painel conta com indicador de marcha, nĂ­vel de combustĂ­vel, temperatura da ĂĄgua, relĂłgio, hodĂŽmetro total e dois parciais, indicador de troca de Ăłleo, consumo mĂ©dio e instantĂąneo de combustĂ­vel, alĂ©m de todas as outras tradicionais luzes-espia.

Yamaha R3 - Ficha TĂ©cnica

Yamaha R3 – Ficha TĂ©cnica

A Yamaha YZF-R3 estå disponível em 3 cores: Midnight Black (preta), Rapid Red (Vermelha e Branca) e a Racing Blue (Azul e Prata Fosco). A nova moto estarå disponível, na versão standard, a partir da segunda quinzena de setembro nas concessionårias. A versão com ABS chega às concessionårias Yamaha a partir da segunda quinzena de novembro.YZF-R3

Para facilitar aos consumidores a aquisição da nova YZF-R3 e conseguir escoar as 400 motos por mĂȘs, a Yamaha apresenta para esta moto condiçÔes especiais, que vĂŁo desde o financiamento pelo Banco Yamaha, com taxas e condiçÔes diferenciadas, e pelo ConsĂłrcio no plano Premium sou + R3, onde a taxa de administração Ă© menor e a adesĂŁo aos grupos jĂĄ estĂĄ aberta. AlĂ©m das condiçÔes para compra, a Yamaha apresenta tambĂ©m um seguro especial para a nova moto, com preço fixo de R$2.000,00 que pode ser quitado Ă  vista ou parcelado em 12 vezes fixas. A notĂ­cia ruim Ă© que apenas os compradores da moto que estiverem em SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, Campinas (SP) e Baixada Santista (SP) terĂŁo este seguro disponĂ­vel, que tem adicionalmente assistĂȘncia 24 horas e ainda conta com rastreador.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixĂŁo pelo mundo das motos e a larga experiĂȘncia na indĂșstria e na imprensa. Acredita que a moto Ă© a cura para muitos males da sociedade moderna.