Com chegada quase simultĂąnea com Europa e Estados Unidos e valorizada pela presença do piloto Yamaha e campeĂŁo da MotoGP, Jorge Lorenzo, a Yamaha apresentou ontem (1/8) a YZF-R3. Motonline antecipou este lançamento em fevereiro deste ano, mas apostamos que ela poderia ter um nome de maior peso e link com o passado da marca – RD 300 ou atĂ© RD 350. Entretanto, a Yamaha deixou de lado saudosismos e preferiu manter o nome global da moto – YZF-R3 – e estabelecer a conexĂŁo com a famĂlia esportiva da marca onde jĂĄ estĂŁo as irmĂŁs maiores R1 e R6.
Yamaha YZF-R3
A moto que passa a ser montada em Manaus (AM) possui duas versĂ”es, diferenciadas apenas pela presença do ABS. O preço de lançamento Ă© R$19.990,00 para a versĂŁo bĂĄsica (standard) e R$21.990,00 na versĂŁo com ABS. Esta Ășltima, no entanto, sĂł estarĂĄ disponĂvel em novembro. NĂŁo ficou claro porque isso ocorre, mas com a evolução do nĂvel de exigĂȘncia do consumidor brasileiro e pela (pequena) diferença de preço, a Yamaha poderĂĄ sofrer um pouco nestes primeiros meses para vender o modelo sem ABS. Para saber ou ler a opiniĂŁo dos proprietĂĄrios desta ou de outras motos, consulte o Guia de Motos do Motonline.
Se as condiçÔes econĂŽmicas do PaĂs nĂŁo inspiram muita confiança, a Yamaha demonstra com este lançamento coragem, confiança e ousadia, deixando claro que seus planos traçados lĂĄ atrĂĄs, quando a situação era boa e apontava para crescimento do mercado brasileiro de motocicletas, estĂŁo mantidos e podem atĂ© receber incrementos. “Nossa confiança na recuperação do mercado Ă© grande e estaremos prontos para crescer muito mais quando isso acontecer”, falou o diretor de Marketing da Yamaha, MĂĄrcio Hegenberg. E prometeu: “Podem esperar pela Copa Yamaha YZF-R3 jĂĄ em 2016”.
Essa confiança se traduz no volume que a Yamaha prevĂȘ vender da nova YZF-R3 no mercado brasileiro: 400 unidades por mĂȘs. Esse volume pode triplicar as vendas do segmento das pequenas esportivas, hoje dominado pela Ninjinha (Kawasaki Ninja 300) e que tem a Honda CBR 250R como coadjuvante no cenĂĄrio. No primeiro semestre, Ninjinha e CBR 250R venderam juntas 1082 motos, uma mĂ©dia de 180 unidades por mĂȘs. Se os orĂĄculos que iluminam os executivos da Yamaha estiverem certos e a Yamaha cumprir a previsĂŁo, o segmento chegarĂĄ ao final do ano com o dobro do volume e, em 2016, poderĂĄ triplicar. Claro, tudo isso ocorrerĂĄ se Honda e Kawasaki mantiverem o atual nĂvel de vendas, o que parece pouco provĂĄvel de acontecer, jĂĄ que a nova moto da Yamaha se mostra muito atraente ao mercado e pode roubar clientes das concorrentes.
A Yamaha proporcionou um rĂĄpido test-ride em pista e, nesta condição, de fato a moto se mostra muito ajustada e agradĂĄvel para pilotar. Sua relação peso-potĂȘncia de 3,9 kg/cv (167 kg / 42 cv) ajuda muito, mas o que chama a atenção Ă© o equilĂbrio e a agilidade da moto, que admite uma tocada mais esportiva mesmo a pilotos menos experientes. Esse, aliĂĄs, Ă© o apelo que a Yamaha dĂĄ Ă sua nova moto: uma superbike para todos os dias. Apesar de seu design deixar claro que Ă© uma superesportiva, a posição de pilotagem nĂŁo Ă© assim tĂŁo inclinada e chega bem prĂłximo de um naked e o visual agrada muito, mesmo aos olhares mais crĂticos.
A YZF-R3 tem no seu design o DNA das Yamaha R-series e Ă© inspirado na irmĂŁ mais famosa delas, a YZF-R1, com linhas modernas e agressivas. Na dianteira, no meio dos farĂłis duplos hĂĄ uma luz de posição e o design da carenagem foi desenvolvido de forma a direcionar o fluxo de ar com o mĂnimo de resistĂȘncia ajudando na refrigeração do motor. A frente baixa transmite uma forte imagem de agilidade e desempenho esportivo. As linhas seguem atĂ© a traseira, que fica mais elevada e tem a lanterna em LED. Reforçam o visual esportivo o banco bipartido, caracterĂstico das superesportivas, e o diminuto espaço para um eventual garupa. Numa visĂŁo geral, ao contrĂĄrio de algumas outras esportivas, na R3 as carenagens nĂŁo engordam a moto, pois nela nĂŁo hĂĄ a necessidade de parecer uma moto maior. A ideia Ă© realmente se mostrar compacta e leve. Ah, bonita tambĂ©m, muito bonita e elegante.
A R3 Ă© equipada com motor de 321 cc, 2 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC, arrefecimento lĂquido, 4 vĂĄlvulas por cilindro e injeção eletrĂŽnica. De configuração superquadrada (68,0 mm X 41,1 mm), onde o diĂąmetro dos pistĂ”es Ă© maior que seu curso, e com o virabrequim a 180 graus, esse motor acaba por privilegiar a potĂȘncia, que Ă© de 42 cv, com torque de 3,02 kgf.m. Contudo, esse motor possui algumas inovaçÔes para ficar mais leve e melhorar o desempenho, como os pistĂ”es forjados em alumĂnio e o cilindro com a tecnologia DiASil Yamaha, fabricado com 80% de AlumĂnio e 20% de SilĂcio, o que tambĂ©m ajuda muito na dissipação de calor.
Outra caracterĂstica Ă© o sistema de admissĂŁo Downdraft Intake, que direciona o ar de forma descendente ao motor, em conjunto com a injeção eletrĂŽnica, sem nenhum obstĂĄculo no caminho, o que promove aceleraçÔes mais fortes e rĂĄpidas, tudo comandado por uma ECU digital de 16 Bit. No corpo do sistema de injeção, a polia de abertura Ă© oval – chamada polia progressiva – para nĂŁo abrir muito rĂĄpido e evitar aquele instante de falta de alimentação durante a aceleração. O resultado disso tudo Ă© uma otimização do torque que aparece com mais intensidade em uma faixa Ăștil mais larga, mas com excepcional aproveitamento nas mĂ©dias e altas rotaçÔes.
O chassi fabricado com tubos de aço foi projetado com menor nĂșmero de soldas para proporcionar mais resistĂȘncia e ser bem leve, oferecendo a rigidez e o equilĂbrio necessĂĄrio para suportar as forças que atuam no conjunto, sobretudo em pilotagem esportiva. E isso deu bom resultado, pois parte da agilidade da R3 vem desse chassi e das medidas compactas da moto. As suspensĂ”es tambĂ©m estĂŁo bem ajustadas, mas seria necessĂĄrio o uso em ruas e avenidas para saber se esse ajuste de fĂĄbrica estĂĄ adequado tambĂ©m fora das pistas. Na dianteira a YZF-R3 possui garfo telescĂłpico com tubos internos de 41 mm de diĂąmetro e 130 mm de curso e nĂŁo tem regulagem. JĂĄ na traseira hĂĄ um Ășnico amortecedor (monocross) com curso de 125 mm, sem link, mas com regulagem na prĂ©-carga da mola em 7 posiçÔes.
A balança traseira tem 573 mm de comprimento e dĂĄ Ă R3 a mesma relação de distĂąncia entre-eixos da R1, concedendo melhor entrega de potĂȘncia na roda traseira e evitando “empinar” nas arrancadas. Equipada com rodas em alumĂnio fundido de 17 polegadas calçadas com pneus Metzeler radiais (tubeless), o conjunto tem na centralização de massas um dos segredos do equilĂbrio que dĂĄ ao piloto uma agradĂĄvel sensação de segurança na pilotagem, um dos destaques da moto. Os freios sĂŁo eficientes com disco simples nas duas rodas, sendo o dianteiro de 298 mm e o traseiro com 220 mm de diĂąmetro.
Iluminado por LED, o painel da R3 Ă© completo e possui o Shift Light, como na R1, que avisa a hora para trocar a marcha (para cima) e pode ser ajustado de acordo com a preferĂȘncia do piloto tanto no tipo de aviso (luz fixa, piscante e strobe) quanto na faixa de rotaçÔes desejada para as trocas (entre 7.000 e 11.000 rpm). Com conta-giros analĂłgico Ă esquerda e display LCD Ă direita, o painel conta com indicador de marcha, nĂvel de combustĂvel, temperatura da ĂĄgua, relĂłgio, hodĂŽmetro total e dois parciais, indicador de troca de Ăłleo, consumo mĂ©dio e instantĂąneo de combustĂvel, alĂ©m de todas as outras tradicionais luzes-espia.
A Yamaha YZF-R3 estĂĄ disponĂvel em 3 cores: Midnight Black (preta), Rapid Red (Vermelha e Branca) e a Racing Blue (Azul e Prata Fosco). A nova moto estarĂĄ disponĂvel, na versĂŁo standard, a partir da segunda quinzena de setembro nas concessionĂĄrias. A versĂŁo com ABS chega Ă s concessionĂĄrias Yamaha a partir da segunda quinzena de novembro.
Para facilitar aos consumidores a aquisição da nova YZF-R3 e conseguir escoar as 400 motos por mĂȘs, a Yamaha apresenta para esta moto condiçÔes especiais, que vĂŁo desde o financiamento pelo Banco Yamaha, com taxas e condiçÔes diferenciadas, e pelo ConsĂłrcio no plano Premium sou + R3, onde a taxa de administração Ă© menor e a adesĂŁo aos grupos jĂĄ estĂĄ aberta. AlĂ©m das condiçÔes para compra, a Yamaha apresenta tambĂ©m um seguro especial para a nova moto, com preço fixo de R$2.000,00 que pode ser quitado Ă vista ou parcelado em 12 vezes fixas. A notĂcia ruim Ă© que apenas os compradores da moto que estiverem em SĂŁo Paulo, Rio de Janeiro, Campinas (SP) e Baixada Santista (SP) terĂŁo este seguro disponĂvel, que tem adicionalmente assistĂȘncia 24 horas e ainda conta com rastreador.