Foto: Bitenca

Chopper – como fazer, Motor novo de novo, Vareta no motor

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Gostaria que você me tirasse uma duvida, por aqui na minha região não ter para consulta virago 750 e virago 1100, te pergunto as mesas de direção superior e inferior, tanto da 750 como da 1100 são iguais, fico grato pela sua ajuda, um abraço. Ismario, 49, Vitória da Conquista, BA

R: Ismario, não consta serem iguais, mas preciso saber mais detalhes. Você tem uma delas e quer trocar a mesa por outra?

Olá bitenca,
Tenho o problema que um amigo meu fez uma mesa angulada para a virago 750 dele fica estilo chopper, e me passou o molde das mesas, mas estou querendo comprar uma viarago 1100, por isto estou querendo a informação se são iguais para poder mandar fazer aqui na minha cidade as mesas, como ninguém aqui na cidade não tem virago 1100, fica difícil para poder medir as mesas, te agradeço muito a atenção, fico grato se você poder fazer esta pesquisa para mim, sou aqui da Bahia, e virago 1100 e mais fácil em São Paulo, um grande abraço.

Ismario, creio que o melhor seria você fazer a mesa sob medida para essa moto, depois que a tiver disponível. Verifique qual o ângulo que você deseja e se esse ângulo permite uma boa geometria para sua condução. Perceba que somente aumentando o ângulo do caster (Rake) a altura da frente diminui e a medida do trail aumenta, há quem faça extensores das bengalas para manter a altura. Pode ser arriscado, enfraquecendo as bengalas e mais: Isso pode causar instabilidade em curvas mas a condução em retas mais confortável. Faça todas as medições para continuar com uma moto segura e de geometria compatível ao tipo de uso que você dá à moto.
Bom trabalho,

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Estou fazendo o motor da minha moto BIZ 125+ 2006, ela continuará a mesma coisa? ou melhor passá-la pra frente? Cíntia, 34, Vitória, ES.

Cintia, teoricamente ela deve continuar a mesma coisa. Porém, como o motor deve ser reconstruído com peças e procedimentos especificados pelo fabricante fica difícil determinar. Sua melhor opção é fazer o serviço em uma oficina autorizada da fábrica para contar com a garantia do serviço e peças originais. Assim a durabilidade do seu motor será equivalente ao novo e a revenda vai se comprometer em lhe propiciar isso.. Boa sorte.

Opa, e aí? tbem? fiquei sabendo hoje sobre motor “varetado”, que quer dizer isso? a minha cg titan ks 2003 tem isso? e isso é bom ou ruim? valeu Bitenca e até outro dia.
O que você acha da Dafra, kzuki, fym, haobao, shaulim, brussulim, etc?
Silvio, 34, Belo Horizonte, MG

R: Sílvio, os motores a explosão de ciclo Otto (os normais de 4 tempos nos automóveis e motos) podem ser SV (side valve), OHV (Over Head Valve), OHC (Over Head Camshaft), e DOHC (Double Over Head Camshaft), quanto ao sistema de distribuição, ou seja a forma de admitir, comprimir, expandir e expelir os gases que propulsionam o motor. O SV quase não existe mais, tem as válvulas ao lado do pistão, no cilindro e o cabeçote é apenas uma tampa, como nos motores dois tempos. O motor OHV já conta com as válvulas no cabeçote, fazendo com que os gases entrem e saiam por cima do pistão, propiciando um fluxo melhor e maior de gases, o que melhora a performance do motor. A forma de comandar essas válvulas pode ser por meio de varetas, quando o comando rotativo se encontra na parte de baixo do motor, e o movimento linear alternado tipo “empurra-puxa” é transmitido às válvulas por intermédio das tais varetas. Há ressaltos no comando que ao girar “empurram” as varetas para acionar as válvulas e o “puxar” é feito por molas que retornam as válvulas à posição inicial, fechada.
Esse movimento de vai e vem se torna muito rápido nas altas rotações e as válvulas tendem a flutuar abertas, por causa do peso de todo esse trem de peças em movimento recíproco. Isso se torna um fator limitante na performance do motor, se o desejo do projetista for o de ganhar potência por trabalhar em alta rotação.
Daí, o surgimento do motor tipo OHC que recebe um comando rotativo das válvulas mais próximo delas e apenas os balancins, (pequenas gangorrinhas) transmitem o movimento recíproco para as válvulas, pois o comando fica no meio, entre as fileiras de válvulas.
Novamente esse sistema encontra limitação no momento em que as gangorrinhas e válvulas flutuam no seu movimento de vai e vem e então o projetista se serve de mais um artifício, o desenho DOHC.
Nsse tipo de motor o projetista coloca dois comandos de válvulas imediatamente acima de cada fileira delas, sem gangorrinhas, de forma que apenas as válvulas fazem o movimento recíproco e por serem mais leves que o sistema com balancins ou varetas mexendo para lá e para cá, a rotação final pode ser mais alta ainda.
Cada tipo de construção se adapta a um tipo de uso. No intuito de ganhar potência, se perde uma faixa ampla de rotação útil e no fim, para um motor DOHC por exemplo, o trabalho do câmbio passa a ser primordial para facilitar o uso do equipamento.
A sua moto, CG Titan 150 cc não tem varetas, o seu cabeçote é do tipo OHC, com um comando rotativo acionado por corrente.

Quanto a sua outra pergunta sobre as marcas chinesas, coreanas, indianas etc, minha opinião é que esse é um sinal de que nosso mercado se consolida, já é considerado o 4° ou 5° maior mercado mundial de motocicletas e isso naturalmente atrai mais participantes. Nós, consumidores é que ganhamos em opções de qualidades e variedades de preços.
Obrigado,