Publicidade

Em dias de chuva, o risco de acidentes pode diminuir consideravelmente se a manutenção do carro estiver em dia. De acordo com José Palacio, auditor do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras organizações do setor, a chuva prejudica a aderência dos pneus no asfalto, além da visibilidade do motorista. -Os amortecedores, pneus, limpadores de parabrisa, faróis e lanternas fazem parte do sistema de segurança, por isso devem estar em ordem-, ressalta José Palacio.

O auditor explica que a manutenção destes componentes deve ser preventiva: pneus balanceados, calibrados de acordo com as especificações do fabricante; lanternas reguladas; amortecedores dentro do prazo de validade e sem danos; e suspensão regulada e alinhada. -Esse conjunto, pneus em boas condições e balanceados, suspensão balanceada e alinhada, amortecedores em bom estado, faz com que o carro possa parar sem danos ou acidentes quando houver a necessidade de uma freada brusca. Caso contrário podemos ter um desvio do veículo quando em linha reta, ou até um capotamento no caso de uma curva-, explica.

José Palacio lembra que é sempre importante o motorista respeitar uma distância segura do veículo da frente, de até 50 metros. -Se o carro trafega com velocidade de 80 km/h ele leva de três a quatro segundos para parar. Na chuva, o tempo de frenagem é maior, por isso é necessário manter uma distância maior-, diz. O auditor ressalta ainda que em dias de garoa, a pista fica mais escorregadia, devido à mistura de óleo e combustível expelida pelos escapamentos dos veículos.

-Por isso, nunca se deve trafegar com pneus carecas, pois reduzem a capacidade de frenagem e de deslocamento em curvas, além de aumentar o risco de aquaplanagem, que é a falta de contato dos pneus com a pista. A troca dos pneus deve ser realizada quando a banda de rodagem atingir as marcas TWI, que são os indicadores de desgaste,- comenta o auditor.

Publicidade

O IQA disponibiliza em seu site – www.iqa.org.br – uma lista de empresas certificadas e aptas a realizar manutenção preventiva de forma adequada.