Publicidade

TubarÆo (SC) – Criador do 18§ Tour de Santa Catarina, JoÆo Carlos de Andrade comandou nesta quinta-feira um debate sobre o ciclismo nacional.

O evento contou com a presen‡a dos principais atletas e t‚cnicos do Pa¡s que discutiram os caminhos que a Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo (CBC) deve tomar para alavancar o esporte no Brasil. A elei‡Æo para presidente da entidade ser  em janeiro de 2005. Andrade, presidente da Federa‡Æo Catarinense de Ciclismo, ser  um dos candidatos ao cargo.

“Ningu‚m vai a lugar nenhum sem ouvir a opiniÆo dos outros. Temos de conjugar os verbos no plural. Precisamos ampliar o esporte e isso s¢ poder  ser feito com a ajuda dos atletas e t‚cnicos” disse Andrade.

A reuniÆo foi dividida em duas partes. No primeiro momento, foram expostos os pontos positivos da atual gestÆo e do esporte no Brasil. Em seguida, os atletas e t‚cnicos das equipes que participam do 18o Tour de Santa Catarina discutiram o que precisa ser melhorado. O crit‚rio de sele‡Æo de atletas para eventos internacionais, a falta de representatividade em alguns torneios, a necessidade de descentralizar as fun‡äes, a cria‡Æo de um trabalho de base para o fortalecimento do ciclismo a longo e m‚dio prazos foram alguns dos temas abordados.

Publicidade

“O interessante foi ningu‚m ter falado da falta de recursos
financeiros. Isso demonstra que ‚ preciso ter boas id‚ias e
trabalhar s‚rio em conjunto com os atletas para se ter uma
amplia‡Æo do esporte”.

O 18§ Tour tem patroc¡nio do Governo do Estado de Santa
Catarina, Golden Bingo, e apoio de Beto Carrero World,
Secretaria de Estado da Organiza‡Æo e Lazer, Expresso
Limeira, Tigre, Pol¡cia Militar de Santa Catarina, Pol¡cia
Rodovi ria Estadual, Deinfra, DNIT, Bike Dream, JK Pneus, Via
Car, Parque Unipraias, Curucaca Vilas de Campo, prefeituras
de Chapec¢, Conc¢rdia, Joa‡aba, Curitibanos, Lages, TubarÆo,
Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio do Sul, Pomerode,
Joinville e SÆo Francisco do Sul.