Publicidade

Desenvolvido pela Fundación MAPFRE, programa tem o objetivo de ensinar de forma integrada e lúdica conceitos de segurança viária, meio ambiente e inclusão social.

Entre os dias 08 e 14 de Setembro, as crianças da cidade de Arujá, em São Paulo, terão uma semana diferente com a chegada do Projeto Na Pista Certa, que ensina de forma prática questões relacionadas ao trânsito. Elaborado pela Fundación MAPFRE, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a formação do cidadão, o trabalho itinerante visa transmitir valores e comportamentos importantes como respeito à sinalização e às normas de trânsito.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município, o projeto será instalado no Ginásio Habib Tanuri, e contará com uma estrutura constituída por um cenário modular de 400 m², que simula um mini-trajeto viário por meio do qual as crianças vivenciam, utilizando bicicletas, questões relacionadas ao trânsito, como orientações sobre placas, faixas, mãos-de-direção, segurança do condutor, comportamento, uso do cinto, respeito aos limites de velocidade e demais normas e sinalizações.

A Fundación MAPFRE já beneficiou mais de 36 mil crianças desde o início do projeto, em 2007, e tem recebido elogios por onde passa. O programa Na Pista Certa pode ser instalado em escolas públicas e privadas, praças e parques públicos, estacionamento de hipermercados e de shoppings centers, feiras e eventos especiais.

Publicidade

Além deste projeto, a instituição possui outra parceria com a Secretaria de Educação de Arujá: o Programa Educação Viária é Vital, ação desenvolvida para professores e alunos. Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e às aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas à escola, tendo como foco implementar ações que têm como meta tornar a circulação mais segura, justa e eficiente. Mais de 60 professores foram capacitados pela entidade no último mês de agosto.

De acordo com a diretora da Fundación MAPFRE, Fátima Lima, “o objetivo de ambos os projetos é fazer com que os futuros motoristas reflitam a respeito da importância de se respeitar às leis de trânsito, a fim de preservar sua vida e a do próximo,” finaliza.

Serviços: Data: de 08 a 14 de Setembro.
Horário: das 9h às 16h 30
Endereço: Rua Maranhão, 385, Arujá, São Paulo – Ginásio Habib Tanuri

Sobre a Fundación MAPFRE
A Fundación MAPFRE tem por objetivo contribuir com a formação do cidadão e disseminar valores e cultura. Assim, mantêm iniciativas que incentivam o desenvolvimento sustentável, a pesquisa e o acesso à informação na sociedade.

Publicidade