Publicidade
Foto: Tite, vestido de piloto gemada, testa a CBX 750F Hollywood

Foto: Tite, vestido de piloto gemada, testa a CBX 750F Hollywood

Estava lendo as mat‚rias sobre RD350 e RD 350 X com a cb 750 (a eterna galo) Muito legal, pois eu e meu cunhado sempre discutimos; eu digo que a rd anda mais ele diz que a galo anda mais e tal, enfim eram as motos muito desejadas pois ainda nÆo existiam tantas marcas e modelos como hoje. eu me lembro que havia point da Broadway onde acontecia rachas de motos, onde vi v rias vezes as galos tomarem pau de RD 350, vi coisas inusitadas tipo uma a yamaha rx180 custon, como andava esta moto, deixando a galera aos gritos quando ganhou de uma galo mod.hollywood. sei tambem que a rd em espa‡os curtos tipo aquela avenida levava vantagem pois se pegarmos a imigrantes, o piloto da rd ia ficar em apuros e perderia a galo de vista. mas gostaria de saber se vocˆs tem alguma informa‡Æo sobre a ducati monster 695, positiva e negativa pois acho ela muito bonita e pretendo comprar uma. mas antes quero ter uma informa‡Æo de vocˆs que sÆo da area e com certeza ja andaram com ela.
silas – sao paulo, sp

R: Eu j  dei umas voltas na Monster 695, mas nunca fiz um TESTE de verdade, por isso prefiro nÆo opiniar. Mas vc nÆo encontrar  dessa moto nova para vender porque elas sumiram do mercado. Se cunhado fosse bom nÆo terminava por “ado”.

SpeedMaster
Tite, por que vocˆ nÆo faz uma coluna mostrando a SUA moto, a SpeedMaster 650? Sempre leio vocˆ comentando sobre ela, mas nunca vi uma foto sequer dela. Satisfa‡a a curiosidade deste leitor ass¡duo (e, creio, de v rios outros) e apresente-nos sua guerreira. Em tempo: O cara que projetou essa nova T‚n‚r‚ tava com raiva da Yamaha, nÆo? A moto ‚ horrenda, parece um centauro com a cabe‡a de um ciclope.
Leonardo – Santos/SP

Publicidade

R: Porque minha SpeedMaster 650 nÆo ‚ muito bonita, nem conservada, pra espantar ladräes. Eu gostei dessa T‚n‚r‚, ficou parecida com uma KTM.

Mistura
Doc. Tite, porquˆ uma mistura pobre aquece mais o motor do que uma mistura rica, o que acontece dentro do cilindro? Ah, gostei do seu texto sobre as dificuldades que o daltonismo causa, lembrei de uma aula de computa‡Æo na faculdade onde um colega meu estava com PC problematico, a tela estava esverdeada e ele tinha que mudar a cor de um texto para azul ou verde, eu estava sentado ao seu lado e ele me pediu ajuda para diferenciar o azul do verde, e eu respondi, brincando : -T  certo que o teu monitor t  ruim, mas nem tanto, parece at‚ dalt“nico!!- a¡ ele me olhou bem s‚rio e disse: -Mas cara, eu sou dalt“nico!!- quem estava por perto e viu a cena caiu na risada, menos eu, que fui todo sem jeito pedir desculpas e ajudar o colega.
Luiz – UniÆo da Vit¢ria – PR

R: a mistura ‚ a combina‡Æo de ar+gasolina. Se estiver “rica” significa que entrou mais gasolina e menos ar. Essa gasolina excedente nÆo ‚ queimada 100% e funciona como um sistema de arrefecimento da cƒmara de combustÆo e do motor por tabela. Se entra menos gasolina, chama-se mistura “pobre”, ocorre o inverso: a falta de combust¡vel deixa a cƒmera seca demais gerando mais calor e pode at‚ furar a cabe‡a do pistÆo. Esses foras de dalt“nicos eu conhe‡o todos.

Ronco
Tem como deixar a Twister com o som da Hornet 250? E ‚ complicado? Obrigado!!
Daniel – ITapira – SP

Publicidade

R: Tem sim, basta colocar mais trˆs cilindros alinhados e o som ficar  bem parecido!

Embreagem
Tite. Minha d£vida ‚ sobre embreagem, em motos pequenas quantos km ela dura em m‚dia? Tenho uma cbx200 strada 02/02 com 91.653km, uns mexƒnicos me enrolaram dizendo que tinha que trocar, isso a uns 30.000km, s¢ que a embreagem tava muito dura, chegava a doer a mÆo, troquei as molas, agora ficou pouca coisa mais dura que uma cg mas agora ela t  patinando no fim da curva do motor, pelo menos parou de escapar marcha. Se colocar molas mais duras prolonga a vida dos discos? Pode ser isso que fizeram n‚? Tem como identificar visualmente o desgaste dos discos?
wagner – cuiaba mt

R: Durabilidade de pe‡as depende de uma s‚rie de fatores, mas 30.000 km ‚ o per¡odo normal para a troca dos discos. NÆo h  como verificar o desgaste sem usar um paqu¡metro e medir a quantidade de material. Quanto …s molas, realmente 93.000 km ‚ um exagero de durabilidade, a troca foi correta. A mola nova parece mais dura, mas ‚ vc que ficou acostumado com a mola velha.

MilÆo
Prezados Diretores do Motonline. Como ‚ que vcs mandam o F bio Pligher pra cobrir o SalÆo de MilÆo e ele fotografa as motos? T“ a mais de meia hora procurando a tal alemÆ de blusa de renda no cantinho de alguma foto e nada. Brincadeirinha. Excelente a reportagem e fotos.  outra realidade.
Gerson – SÆo Jos‚ de Ribamar – MA

Publicidade

R: Isso que d  mandar cara que s¢ gosta de moto!

T‚cnicas
1 – J  vi v rias pessoas, entre elas dois amigos do meu pai, que falaram que usam ¢leo 2 tempos misturado … gasolina em motores 4 tempos, inclusive de carros, para “ajudar a lubrificar”. Procede? Qual seria o benef¡cio (ou preju¡zo) dessa pr tica? 2 –  poss¡vel adaptar um motor de moto “normal” em scooter, ou fica invi vel devido ao cƒmbio autom tico CVT? E o inverso, h  como adaptar o CVT em uma moto “normal”?
Jossiano – Porto Alegre

R: Avisa para esse pessoal que usa ¢leo dois tempos em motos quatro tempos que nossos pulmäes agradecem a emissÆo desnecess ria e criminosa de material particulado e t¢xico na atmosfera! Isso ‚ coisa de mecƒnico dos anos 50, nÆo precisa nada disso, o ¢leo do motor j  faz essa fun‡Æo. E j  pensou que gracinha que ficam os bicos injetores dos motores injetados, todos cheios de ¢leo? Bom, j  vi uma Vespa com motor de 750Four, portanto tudo ‚ poss¡vel. Mas scooter com motor de moto ‚ uma cub!

Regionaliza‡Æo
Tio Tite, Gostaria de postar minha revolta contra uma pr tica abusiva da honda que a yamaha adotou recentemente, a regionaliza‡Æo da concession ria, o que torna imposs¡vel pesquisar pre‡os, o cliente fica obrigado a comprar a moto na concession ria respons vel pela sua regiaÆo, em alguns casos como a Fazer e a Twister j  prcebi diferen‡as de mais de R$1000,00 no pre‡o da moto nova, isso sem falar que a honda sugere um pre‡o para as motos e as concession rias jamais vendem a mesma nem pelo pre‡o da carta de cr‚dito do cons¢rcio, al‚m de cobrar frete.
Sandro – Cristais / MG

R: Ih, pode brigar com todos os fabricantes de carro em moto do Brasil porque essa regionaliza‡Æo ‚ uma exigˆncia da lei! Essa ‚ uma tal lei Ferrari (nada a ver com o carro), se nÆo me engano, que determina a  rea de atua‡Æo de cada concession ria. NÆo ‚ exclusividade de Honda e Yamaha.

Alma Selvagem
Gostaria de agradecer pela cria‡Æo do livro e do filme. J  assistimos o DVD e estou lendo o livro. O Filme ficou ¢timo e retrata bastante essa alma inexplic vel cheia de temperos e emo‡äes. O livro j  come‡ou muito bom, com toda a pitada de humor. Eu e minha esposa, somos apaixonados por motociclismo (sport turing e supersport), amamos a estrada e adoramos toda a viagem audio visual. EstÆo de parab‚ns toda a equipe, desde a filmagem ao conte£do das entrevistas, e das m£sicas tema ao roteiro. Quero agradecer em especial ao Tite por autografar o DVD e o Livro.
Rog‚rio e Michelle.